21 de maio de 2014

COMO SERÁ VER O ROSTO DE CRISTO?

1. Que privilégios terão, finalmente, os filhos de Deus?
Rª: "E verão o Seu rosto." Apoc. 22:4.
Nota: Esta é uma expressão que realça um relacionamento muito próximo e confiança mútua.

2. Que perfeições do conhecimento de Deus possuirão eles?
"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face: agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." I Cor. 13:12.
Nota: “espelho” os espelhos antigos eram feitos de metal polido (Êxodo 38:8). A imagem se reflectia era horrível e turba. O nosso conhecimento da verdade eterna agora é muito limitado e confuso por comparação com a que será no céu. A nossa visão está nublada por hábitos erróneos de vida, de modo que as coisas espirituais só se percebem de forma confusa.

3. A quem serão eles semelhantes?
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos." I S. João 3:2.

4. De que males serão os santos livres para sempre?
"E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais 'morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Apoc. 21:4.

5. Até que ponto passarão as dores e tristezas do mundo anterior?
"Porque eis que Eu crio céus novos e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão." Isa. 65:17.
Nota: Isto não quer dizer que não se possam lembrar, mas, como diz outra versão, "não sobem ao coração," ou não se desejam mais.

6. Quem habitará com os remidos?
"Com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus." Apoc. 21:3.

7. Que significará habitar na presença de Deus?

A NOVA JERUSALÉM: "E luz de candeia não mais luzirá em ti." Apoc. 18:23.

"Na Tua presença há abundância de alegrias; à Tua mão direita há delícias perpetuamente." Sal. 16:11.

8. Que pacíficas condições dominarão na Terra renovada?
"Não fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade, porque a Terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." Isa. 11:9.

9. Como volverão a Sião os remidos do Senhor?
"E os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião com júbilo: e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças: gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido." Isa. 35:10.

10. Quão duradouras serão suas alegrias?
"Pois como os dias da árvore são os dias de Meu povo, e os Meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos." Isa. 65:22. (Trad. Brasileira).

11. Por quanto tempo possuirão eles o futuro reino?
"Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para todo o sempre, e de eternidade em eternidade." Dan. 7:18.

12. Por quanto tempo reinarão?
 "E reinarão para todo o sempre." Apoc. 22:5.
Já imaginou? Isto não quer dizer uns sobre os outros, nem sobre outros mundos. É uma figura de linguagem para descrever a felicidade eterna dos redimidos. Não estão mais sob a mão opressora de um poder perseguidor, mas sim, gozarão da liberdade e da abundancia dos reis.
Oh, ver e estar com Jesus, poder olhar O Seu lindo rosto? Não quero mais nada e você?
José Carlos Costa, pastor