16 de fevereiro de 2014

A Lei Eterna, Lei Cerimonial e Lei Civil na Bíblia

As leis de Israel eram divididas em 3 tipos de leis.

1) Lei Moral ou Eterna: que é aquela que existia antes da entrada do pecado. Foi resumida nos 10 mandamentos e colocada dentro da arca da aliança.

2) Lei Cerimonial ou de ordenanças: Foi escrita num livro e colocada do lado da arca da aliança. Era baseada em sacrifício de animais que prefiguravam o sacrifício do messias. Quando o messias morreu em nosso lugar, naturalmente estas leis se tornaram caducas, caíram em desuso. Eram apenas parábolas de tempos futuros.
 Podemos incluir nestas leis as Festas Sagradas como páscoa, tabernáculos, expiação, primícias, pães asmos, Pentecostes. Elas também foram dadas como parábolas de acontecimentos futuros e muitas já se cumpriram literalmente.

Por exemplo:
A Festa das semanas ou Pentecostes cumpria-se 50 dias após a Páscoa. A páscoa fora instituída por causa da libertação divina dos judeus que ocorreu sob a liderança de Moisés. Simbolizava o sacrifício do messias através do cordeiro pascal que era morto na páscoa. 50 dias após a morte e ressurreição de Cristo desceu o Espírito Santo sobre os discípulos, cumprindo a festa simbólica de Pentecostes.

A Lei Civil de Israel: era parecida com a dos outros povos e incluía a lei de olho por olho e dente por dente. No entanto quando Deus era Rei de Israel ele aplicava a pena de morte sobrenaturalmente já que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23).

A lei civil tratava de muitas coisas como o divórcio e a questão dos escravos.

A Lei Civil e a Lei Cerimonial de Israel não são obrigatórias aos cristãos visto que se tornaram caducas, arcaicas e eram até mesmo de baixo valor moral.

Por exemplo, Jesus concordou que Moisés deu o divórcio a Israel (sob sanção divina) por causa da dureza dos corações do povo daquela época. Mas Jesus remeteu seu ensinamento a Lei eterna, na qual é proibido o divórcio.

Vejamos o conflito entre a Lei Civil e Imperfeita e a Lei Eterna e perfeita.
Lei Civil:
“Então chegaram… os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.” Mat 19: 3-8

Mas afinal como saber se uma lei é cerimonial, civil ou ETERNA?

As 2 leis, tanto a eterna quanto a cerimonial foram dadas por Deus. A Lei Civil foi tolerada por Deus e de certa forma sancionada que fosse parecida com as outras nações mediante o sistema “Olho por Olho, dente por dente”, vigente na época. Só que LEI ETERNA ia dentro da arca da aliança, (Deut 10:5) e foi escrita em pedra, símbolo de eternidade. Deus a escreveu com seu próprio dedo. (Exo 31:18).

A LEI CERIMONIAL foi escrita num livro por Moisés e posta AO LADO DA ARCA. Deus a ditou e não escreveu diretamente pois era passageira. De. 31:24-26
Resumo:
1- Lei Eterna existia ANTES de entrar o pecado.
2- A Cerimonial foi dada APÓS entrar o pecado

ETERNA
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Exo 31:18
“… e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.” Deut 10:5

CERIMONIAL
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, Tomai este livro da lei, e ponde ao lado da arca da aliança.” Deut 31:24

Diferenças entre a Lei Eterna e Cerimonial

1-      A Lei eterna foi Proferida por Deus.
 “ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: v1 …Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.v.22” Êxodo 20:1,22

2- A Lei Cerimonial foi Proferida por Moisés.
“E CHAMOU o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.” Levíticos 1:1,2

3- A Eterna foi Escrita por Deus.
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Êxodo 31:18

4- A Cerimonial foi Escrita por Moisés.
“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel.” Deut. 31:9

5- A Lei Eterna: Escrita em tábuas de Pedra.
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra.” Êxodo 31:18

6- Cerimonial: Escrita num livro.
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei.” Deut. 31:24

7- Eterna: Entregue por Deus a Moisés.
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai)” Êxodo 31:18

8- Cerimonial: Entregue por Moisés aos Levitas.
E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei.
Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo” Deut. 31:24,25

9- A Eterna: Colocada dentro da arca da Aliança.
“E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.” Deut. 10:5

10- A Cerimonial: Colocada pelos Levitas ao lado da arca da Aliança.
“Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.” Deut. 31:26

11- Eterna: Mostra o pecado.
“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Rom. 7:7

12- A Cerimonial: Prescreve ofertas para o pecado. Lev. 4,5
4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
 5 Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.

13- Eterna: Sua Transgressão é pecado.
“Qualquer que comete pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.” I João 3:4

14- Cerimonial: Não há pecado em sua transgressão.

“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.” Efésios 2:15