12 de dezembro de 2013

O Dom de Profecia

1. É prudente crer em qualquer profeta?
I João 4:1 “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”distinguir o profeta verdadeiro do profeta falso?

I João 4:2 – pela crença em JESUS corpóreo “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”7:15-23 – pelos frutos “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão-de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demónios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.”ômio 18:21-22 – pelo cumprimento de suas profecias “Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.”ômio 13:1-3 – doutrina conforme a Bíblia “Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. “Isaías 8:19-20 – pela observância da lei. “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.”

2. Quais os fenómenos físicos do verdadeiro profeta em visão?
Num. 24:4; Apocalipse 1:11 – Vê de olhos abertos “palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se, porém de olhos abertos.” e “dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.”10:7 – Outros não vêem, mas percebem “Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam.”10:16 – O profeta vê, sente e fala “E eis que uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então, passei a falar e disse àquele que estava diante de mim: meu senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma.”10:17 – Não respira. “Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim.”

Que haverá nos últimos dias? Mateus 24:24 “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. “à também o verdadeiro dom profético nos últimos dias? Atos. 2:17 “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos. “as duas características da igreja de JESUS? Apocalipse 12:17

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”

As características da igreja verdadeira dos últimos dias é a obediência aos Dez Mandamentos e a aceitação da Bíblia crendo em JESUS como Salvador que vem pela segunda vez para levar consigo aqueles que creram e se arrependeram.

3. Que é o testemunho de JESUS?
Apocalipse 19:10 “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.”

O testemunho de JESUS é o Espírito de Profecia. A Igreja Adventista do Sétimo Dia possui o dom de profecia, pelos escritos de Ellen G. White. Neles encontram-se detalhes do que será o presente e o futuro, a maior parte escritos há mais de 100 anos, e que se tem cumprido sem que até o momento tenha havido algum desvio, e nem haverá. Não existe outra igreja que tenha tamanho poder profético quanto esta, e também não há outra cujas profecias do presente se harmonizem com perfeição e riqueza de detalhes com as profecias da Bíblia. Os escritos de Ellen G. White, em toda sua extensão, mantêm perfeita fidelidade ao escrito maior, a Bíblia. Os adventistas entendem que a Bíblia é o fundamento da fé, e que não há nenhum outro escrito que lhe seja superior.

Explicar como o dom profético surgiu na Igreja Adventista na pessoa de E. G. White e como foi provado pela Bíblia.

Ellen G. White crê em JESUS, e que Ele é o nosso único intercessor, pois foi o único que morreu por nós. Frutos, ela foi uma cristã digna desse nome.

Pelo cumprimento de suas profecias, nenhuma até agora falhou.

Conformidade com a Lei, os seus escritos todos estão plenamente de acordo com a Lei de DEUS e com toda a Bíblia. Ao conhecer a Lei de Deus, nunca mais deixou de obedecer, e de ensinar que deve ser obedecida.

Fenómenos físicos, tais como os dos profetas na Bíblia.

Qual a promessa para aqueles que aceitam e crêem nos escritos dos profetas? II Crón. 20:20 up. “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”

Sugestão: I Tessalonicenses 5:20 “Não desprezeis as profecias.” Apreciaríamos que o amigo buscasse estudar profecias. É uma ciência absolutamente precisa e verdadeira a nossa disposição.

Perguntas complementares:
Por que nos nossos dias há tantos profetas predizendo coisas contraditórias entre si?
Por que a grande maioria desses profetas não se enquadra no teste bíblico?
O que significa isso?

Comentário anexo:
A Bíblia adverte que antes da volta de JESUS iria haver um gigantesco esforço para enganar, por parte de satanás. Ele faria surgir no mundo muitos falsos profetas, como acima estudamos. Um dos textos reveladores a esse respeito é II Tessalonicenses 2:1 a 12, transcrito a seguir, com grifos acrescentados: “Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.”

Esse texto descreve em detalhes como será nos últimos dias, ou melhor, como hoje estão sendo os nossos dias. Há ao redor do mundo muitas manifestações de sinais e prodígios falsos, que não conferem com as provas para se conferir se são profetas verdadeiros ou falsos. A Bíblia apresenta suficiente informação para não sermos enganados, portanto, será ou está sendo enganado aquele que não se importa com isso, ou que não se dá o trabalho de conferir o profeta e suas profecias com o que a Bíblia diz.

Para ampliar o entendimento sobre esse tão importante assunto, anexamos algumas declarações contundentes sofre falsos profetas, todos da Bíblia.

Mateus 7:15 - “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” - Mateus 24:11 Como um dos sinais da vinda de CRISTO (verso 3) São Mateus afirma que “levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.” - Mateus 24:24 e Marcos 13:22 “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” - Lucas 6:26 “Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.” - 2 Pedro 2:1 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” –
1 João 4:1 “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” - 1 João 4:4 “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”

Finalmente, não há porque sermos enganados. Isso que acontece hoje, há quase mil anos já estava previsto. Saibam todos que JESUS está agora, por todos os sinais que presenciamos, muito próximo de voltar. Prepare-se para a vida eterna, ela logo se tornará realidade.



Autor: Sikberto R. Marks