20 de novembro de 2013

VIDA SOMENTE EM CRISTO

Para entender a vida nova em Cristo, tomemos o texto da Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 12. São Paulo exorta a nos oferecermos, sem reservas, sem medidas, a nos entregarmos a Deus. O grande problema é que nós nos oferecemos a Deus, mas impomos condições. O apóstolo dos gentios vai mais além, exortando-nos a oferecer os nossos corpos. Porém, às vezes, dizemos: "Senhor, eu Te entrego o meu coração", mas Deus nos quer de corpo inteiro. Ofereçamo-nos por inteiro como virgem Maria o fez. Quando Maria disse: "Eis aqui a escrava do Senhor", estava a oferecer-se sem reservas ao Senhor, porque o escravo não tinha direitos, estava completamente na mão do seu dono, que tinha sobre ele o poder da vida e da morte.

Como ela, somos chamados hoje a dizer: "Senhor, eu sou teu escravo, eu me ofereço por inteiro de forma santa e agradável." Este é o verdadeiro culto espiritual a Deus. Oferecer-se como barro velho para que Cristo no vivifique.  

A maturidade de uma vida em Cristo é conseguir viver, o quanto mais plenamente, os três frutos do Espírito: fé, esperança e caridade. Então, a maturidade na fé é crer, esperar e amar.

Entremos no Estudo Bíblico:
1-    Qual é o salário do pecado?
“O salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23.
2-    Por quem unicamente há salvação do pecado?
“Em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Actos 4:12.
Nota: Se o homem não morresse, por que deveria Cristo morrer para salvá-lo da morte? E que necessidade haveria da ressurreição e do segundo advento?
3-    Porque mandou Deus o Seu Filho Unigénito (único do género de Deus) ao mundo?
“Para que todo aquele que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
4-    Que diz Cristo de Si próprio?
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.” João 14:6.
5-    Que diz o Senhor Jesus aos que O seguem?
“As minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão.” João 10:27,28.
6-    Sob que condição é concedida a posse dessa vida?
“Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.” João 6:58.
7-    Em quem está a vida eterna?
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho.” 1ªJoão 5:11.
8-    Quem unicamente tês essa vida?
“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” João 5:12.
“Quem ouve a Minha Palavra, e crê n´Aquele que Me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5:24.
9-    Como é Cristo chamado?
“Quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória.” Colossenses 3:4.

José Carlos Costa, pastor