26 de novembro de 2013

A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS

1-    Sobre que assunto não devemos ser ignorantes?
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não tem esperança.”
2-    Que é apresentado como base de esperança e conforto?
“Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele.” 1ª Tessalonicenses 4:14.
3-    Quando se dará a ressurreição dos fiéis filhos de Deus?
“Dizemo-vos, pois, isto pela Palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precedermos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” 1ª Tessalonicenses 4:15,16.
4-    Que acontecerá então?
“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1ªTessalonicenses 4:17.
5-    Com que devemos consolar-nos uns aos outros?
“Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” 1ª Tessalonicenses 4:18.
Nota: A esperança da ressurreição dos mortos para a vida imortal é a grande esperança apresentada no Evangelho.
6-    De que disse Cristo não nos devemos maravilhar?
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5:28,29.
7-    Que é dito dos que estiverem incluídos na primeira ressurreição?
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.” Apocalipse 20:6.
8-    Sobre que facto baseia Paulo a esperança cristã?
“Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição dos mortos? E, se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” 1ª Coríntios 15:12-19.
9-    Que positiva declaração faz em seguida o Apóstolo Paulo?
“Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1ªCoríntios 15:20-22.
Nota: A ressurreição é em muitos aspectos o acontecimento mais significativo da História. É o grande e inexpugnável fundamento e esperança da igreja cristã. Toda a
verdade fundamental do cristianismo está envolvida na ressurreição de Cristo. Se esta fosse derrubada, toda a doutrina essencial do cristianismo seria invalidade. A ressurreição de Cristo é o penhor da nossa ressurreição e da vida futura.
10- Que disse Cristo de Si mesmo?
“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá.” João 11:25,26. “E O que vivo e fui morto, mas eis estou vivo para todo o sempre. Amem. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Hades). Apocalipse 1:18.
11- Que pergunta faz Job, e que resposta lhe dá?
“Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias do meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu Te responderia; Afeiçoa-Te à obra das tuas mãos.” Job 14:14,15.
12- Porque desejava Job que as suas palavras fossem escritas num livro, e que com pena de ferro, e com chumbo, fossem para sempre esculpidas na rocha?
“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim Se levantará sobre a Terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.” Job 19:25,26.
13- Como diz S. Paulo ressurgirão os mortos?
“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1ª Coríntios 15:51,52.
14- Que grande mudança ocorrerá então aos corpos no momento da ressurreição?
“Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitarão em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará em vigor. Semeia-se corpo animal ressuscitará corpo espiritual.” 1ª Coríntios 15:42-44.
15- Que se dirá então?
“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” 1ªCoríntios 15:55.
16- Quando disse David se sentiria satisfeito?
“Quanto a mim, contemplarei a Tua face na justiça; satisfar-me-ei da Tua semelhança quando acordar.” Salmo 17:15.
17- Que confortadora promessa fez Deus concernente aos santos que dormem?
“E os livrarei do poder da morte, Eu os resgatarei da morte; ó inferno, eu serei a tua moedora.” Oséias 13:14.
18- Que mais prometeu Deus fazer?

“E Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4.