31 de outubro de 2013

A ORIGEM DO MAL

1-    Pecou alguém mais, além da família humana?
“Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.” 2ª Pedro 2:4.
2-    Qual é o nome daquele que induziu os anjos ao pecado?
“Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Mateus 25:41.
3-    Quais são os outros nomes pelos quais o diabo é conhecido?
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e Satanás, que engana todo o mundo.” Apocalipse 12:9 – ver Isaías 14:12, é chamado “Lúcifer.”
4-    Qual era o estado de Satanás, ao ser criado?
“Perfeito eras nos teus caminho, desde o dia quem que foste criado, até que se achou iniquidade me ti.” Ezequiel 28:15.
5-    Que descrição de Satanás, faz o profeta Ezequiel?
“Assim diz o Senhor Jeová: tu és aferidor da medida; cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura, …a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no meio das pedras afogueadas andavas.” Ezequiel 28:12-14.
Nota: Deduz-se deste texto, antes da queda, Satanás era um anjo elevado e exaltado, supremo em sabedoria e beleza. A referência aos seus “tambores” e “pífaros” parece indicar que era corista do Céus e dirigia os cânticos da hoste angélica. No santuário terrestre o querubim cobria o propiciatório. (Êxodo 255:16-22; Hebreus 9:3-5; Salmo 99:1).
6-    Que espírito maligno e ambicioso se apossou de Satanás, levando-o a cair?
“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, serei semelhante ao Altíssimo.” Isaías 14:13,14.
7-    Concorreu o orgulho para a sua queda?
“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.” Ezequiel 28:17.
8-    Que diz Salomão preceder a destruição e a queda?
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16:18.
9-    Como descreve o profeta Isaías a queda de Satanás?
“Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” Isaías 14:12.
10- Por que foi Satanás deposto da sua elevada posição?
“Na multidão do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protector, entre pedras afogueadas.” Ezequiel 28:16.
11- Ao ser lançado fora do monte de Deus, para que lugar foram banidos Satanás e os seus anjos, para aí serem retidos até ao juízo?
“Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.” 2ª Pedro 2:4.
Nota: Esse lugar, segundo a compreensão que temos, é a escuridão que envolve o mundo, e é simbólica das trevas de completa falta de esperança e desespero em rebelião do pecado. Quando Satanás induziu o homem a pecar, trevas cobriram este mundo. Deus, porém, não deixou o homem sem esperança. Na Sua misericórdia e grande amor fez que resplandecesse “a luz do evangelho da glória de Cristo” para chamar os homens “das trevas para a Sua maravilhosa luz”. Não resta dúvida de que Satanás e os anjos que com ele caíram tiveram um período de graça e oportunidade para arrependerem-se. O seu destino é o resultado de obstinada rebelião e persistência no pecado, apesar das providências da misericórdia e da oferta de perdão. Por isso foram expulsos do Céu. Os anjos maus são conservados em cadeias de trevas eternas.
12- Como é descrito por João o conflito que teve lugar no Céu entre Cristo e Satanás?
“E houve batalha no Céu: Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado o diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9.
13- Com que palavras se referiu Cristo à queda de Satanás?

“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Lucas 10:18.
José Carlos Costa, pastor