15 de setembro de 2013

A LEI E O EVANGELHO

1- Qual é um dos usos da lei?
“Por isso nenhuma carne será justificada diante d´Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20.

2- Ao tornar assim conhecido o pecado, e a consequente necessidade de um Salvador, que parte desempenha a lei?
“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos justificados.” Gálatas 3:24.

3- Que declaração é feita por Paulo relativamente ao Evangelho?
“Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Romanos 1:16.

4- Qual é o significado do nome dado pelo anjo ao Salvador, antes do Seu nascimento?
“E dará à luz um filho e chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21.

5- Qual é o único foco do poder para salvar?
“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1ª Coríntios 1:23,24.

6-    Que foi predito a respeito da atitude de Cristo para com a lei de Deus?
“Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de Mim; deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meus, sim, a Tua lei está dentro do Meu coração.” Salmo 40:7,8.

7-    Qual é a primeira promessa do novo concerto?
“Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei.” Hebreus 8:10.

8-    Qual é a relação de Cristo para com o novo concerto?
“Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é Mediador dum melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.” Hebreus 8:6

9-    Como é de outra maneira descrita esta mesma obra em favor do homem?
“Porque todo o Sumo-sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que Este também tivesse alguma coisa que oferecer. Ora, se Ele estivesse na Terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei.” Hebreus 8:3,4.

10- Que é necessário da nossa parte para recebermos o benefício da obra de Cristo?
“Com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Romanos 10:10.

11- O que mais desejava o Apóstolo Paulo conseguir, pela fé?
“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado n´Ele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:8,9.

12- Existe alguma relação entre a lei e esta justiça (Filipenses 3:9)?
“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.” Romanos 3:21.

13- Anula-se a lei pela fé que traz a justiça?
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31.
Nota: A lei revela a perfeição do carácter requerida, dando assim a conhecer o pecado; é, porém, impotente quanto a conferir o carácter exigido. No Evangelho, a lei, primeiramente escrita no coração de Cristo, vem a ser a “lei do Espírito de vida em Cristo Jesus,” e transfere-se assim para o coração do crente, no qual Cristo mora pela fé. Por essa forma cumpre-se a promessa do novo pacto quanto a ser a lei escrita no coração. Isso é uma genuína experiência de justiça pela fé – uma justiça testemunhada pela lei, e revelada na vida em harmonia com a lei. Vê-se assim que o Evangelho é a providência tomada para restaurar a lei no coração do crente. O Evangelho, portanto, não é contrário à lei, antes nos apresenta e mantém a lei em Cristo.

14- Que veio Cristo tirar?
“No dia seguinte João viu a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29.
Notas:
1-    Afinal, que lei aboliu o Senhor Jesus Cristo?
“É manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo Evangelho.” 2ª Timóteo 1:10.
2-    Que mudança se opera por meio do Evangelho?
“Mas todo nós, com cara descoberta, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2ª Coríntios 3:16.
Nota: Pretende-se, às vezes, que Cristo tenha mudado, abolido ou tirado a lei, e posto em seu lugar o Evangelho; mas isto mostra a falsa compreensão da verdadeira obra de Cristo. O crente é transformado pela contemplação da glória revelado no Evangelho (2ª Coríntios 4:4; João 1:14); a morte foi abolida pela morte de Cristo; e o pecado foi tirado por Aquele que levou sobre Si todo o pecado; mas a lei de Deus ainda permanece inalterada como o próprio fundamento do Seu trono.
3-    Que interpretação espiritual deu Cristo ao sexto mandamento?
“Tendes ouvido que foi dito aos antigos: Não matarás; e: quem matar, estará sujeito a julgamento. Mas Eu vos digo que todo aquele que se irar contra o seu irmão, estará sujeito a julgamento; e quem chamar a seu irmão; Raça, estará sujeito ao julgamento do Sinédrio; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito à Geena de fogo.” Mateus 5:21,22.
4-    Como interpretou Jesus o sétimo mandamento?
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já no seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27,28.
5-    De que profecia era este ensino o cumprimento?
“O Senhor Se agradará d´Ele por amor da Sua justiça; engrandeceu-O pela lei, e O fez glorioso.” Isaías 42:12
Nota: Cristo não somente deu interpretação à lei, Ele próprio a observou de acordo com essa interpretação, mas morrendo na cruz para pagar a penalidade das transgressões da lei, mostrou a sua santidade e natureza imutável. Dessa maneira, sobretudo, engrandeceu a lei, e revelou a sua natureza imutável, imperecível e de grande alcance. Obviamente, falamos da lei moral ou lei dos Dez Mandamentos.
Uma outra lei foi completamente abolida: a lei dos rituais (sacrifícios) ou lei cerimonial, esta era um tipo, ou figura do sacrifício completo realizado por Jesus ao morrer pela expiação do pecado.
6-    Com que promessa foi o Evangelho pregado a Abraão?
“Tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: todas as nações serão benditas em ti.” Gálatas 3:8.
7-    Em que base foi Abraão tido como justo?
“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Romanos 4:3.
8-    Que texto elimina toda a esperança de justificação pelas obras?
“Por isso nenhuma carne será justificada diante d´Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20
Nota: O cristão sincero, não é nem pode ser salvo por observar a lei dos Dez Mandamentos, ele é salvo unicamente por graça e graça infinita, nada que possa fazer contribuirá minimamente como atributo de salvação. Porem, o crente que tem a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, age, “o amor de Cristo me constrange”, constrange a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si próprio. Esta atitude não resulta para salvação, resulta da salvação.
9-    De que maneira são justificados os que crêem em Jesus?
“Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:24.
10- Depois de se haver operado esta obra da graça, presumir-se-á que o crente continue a viver em pecado?
“Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Romanos 6:1,2.
Nota: Mesmo nos dias de Abraão, foi, como agora, pregado o mesmo evangelho da justificação pela fé, ao passo que a lei revelou o pecado, e testemunhou a justiça obtida pela fé, tal como ocorre desde a cruz. Disto se evidencia que a relação entre a lei e o evangelho tem sido sempre a mesma.
11- Qual foi a atitude pessoal de Cristo em relação à lei?
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mateus 5:17. “Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor.” João 15:10
12- Que texto mostra que o povo remanescente de Deus terá justa concepção da devida relação entre lei e o evangelho?

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 14:12
Apelo: Decido procurar a Igreja cristã com estas três caraterísticas: 1) guarda os mandamentos de Deus; 2) Fé de Jesus; 3) Paciência (ou perseverantes na VERDADE) dos santo. Que Deus me ajude. Amem! 

José Carlos Costa, pastor