16 de agosto de 2013

COMBATER O BOM COMBATE - 3

Quando Jesus foi tentando por Satanás no deserto. Cristo usou a espada do Espírito e a Palavra de Deus e derrotou o inimigo. Jesus declarou três vezes: “está escrito” (Lc 4:1-13). É interessante observar que Satanás também pode citar a Palavra: “porque está escrito” (Luc 4:10), mas não o faz de maneira completa. O inimigo tenta usar a Palavra de Deus para nos confundir, de modo que é importante conhecer todas as palavras que Deus nos deu. Alguém disse que é possível provar qualquer coisa usando a Bíblia – o que é verdade, quando usamos versículos fora de contexto, (o versículo fora de contexto pode usar-se como pretexto). Muitos omitem alguns textos ou os usam indevidamente as palavras para convencerem outros. Isso é arte diabólica, ele fez o mesmo com Jesus lá no deserto.
Quanto melhor se conhece a Palavra de Deus, mais fácil é detectar as mentiras de Satanás e rejeitar as suas ofertas.
Em certo sentido, a “armadura de Deus” é uma imagem de Jesus Cristo.
1.      Jesus é a Verdade
Ver: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.
2.      Ele é nossa justiça
Ver: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” Cor 5:21.
3.      Ele é a nossa paz
Ver: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Efésios 2:14.
4.      A nossa fé só é possível por causa da sua fidelidade
Ver: “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como.” Col. 2:20)
5.      Ele é a nossa salvação
Ver: “Pois já os meus olhos viram a tua salvação.” Luc. 2:30
6.      Ele é a Palavra de Deus
Ver: “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14.
 
Nota: Isto significa que, quando aceitamos a Cristo, também recebemos a armadura. Paulo disse aos romanos como fazer uso da armadura (Rm 13:11-14):
7.      Despertar
Ver: “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Rom 13:11
8.      Deixar o pecado
Ver: “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.” Romanos 13:12
Nota:  “as obras das trevas” e “[revestir-se] das armas da luz”. Fazemos isso “[revestindo-nos[ do Senhor Jesus Cristo" (Rm 13:14). Pela fé, colocamos a armadura e cremos que Deus dará a vitória. No momento em que O aceitamos como Salvador pessoal (justiça imputada), continuamos “vestidos da armadura” (justiça comunicada) dia após dia.
Apropriando-nos dessa justiça  cada cada dia vivemos a santificação sem “a qual ninguém verá a Deus”.
Quando o rei David tirou a sua armadura e voltou para o seu palácio, colocou-se em maior perigo do que se estivesse no campo de batalha (2 Sam. 11). Nunca estamos fora do alcance dos ardis de Satanás, de modo que jamais devemos ficar sem a armadura completa de Deus.
José Carlos Costa, pastor