25 de julho de 2013

Qual é a Igreja Verdadeira?

Há milhares de igrejas espalhadas pelo mundo, e a cada dia surgem outras. Uma das tarefas mais difíceis para as pessoas é descobrir qual delas é a verdadeira, já que todas argumentam estar na verdade. A essas alturas não seria surpresa dizermos que a Bíblia apresenta uma profecia e um conjunto de textos bíblicos como identificadores ou Bilhete de Identidade da verdade (embora todas as denominações religiosas mereçam o nosso respeito e consideração).
Profecias:
A)    Isaías: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaías 8:20
Nota – “À lei”, hebreu, torah, palavra que se emprega para designar toda a vontade de Deus. Este é o termo que se emprega comumente na Bíblia para referir-se aos escritos inspirados das Escrituras (Núm. 19:14; Deut. 4:44; 30:10; 31:9; Prov. 31:9). Na passagem de Isaías dirige a mente dos homens para a Palavra de Deus como norma da verdade e guia para uma vida reta. Deus revelou-Se a si mesmo na Sua Palavra. Tudo quanto os homens digam que não se harmonize com essa palavra, não tem luz em si mesma.
B)    Apocalipse: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.
1. Onde podemos encontrar a pura verdade divina?
Rª: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17
Nota: “santifica-os”, gr. hagiázõ, “considerar como santo”, “colocar de parte para serviço sagrado”. A santidade é um dos atributos de Deus (1ª Pedro 1:16). Por isso, ser chamado a ser santo é ser chamado a ser semelhante a Deus. o plano da salvação tem como propósito de permear as pessoas que aceitam a obra redentora de Cristo. Esta santidade liga-se à verdade, há uma definição da verdade em João 8:32. A palavra de Deus é declarada a “verdade”. As Escrituras revelam o carácter de Deus e de Jesus Cristo. Tornamo-nos novas criaturas aceitando as verdades da Palavra de Deus parte da nossa vida.
2. Quantos credos reconhece Deus como verdadeiros?
Rª: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; mm só SENHOR, uma só fé, um só baptismo. Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” Efésios 4:4-6
3. Como apresenta a Bíblia a verdadeira igreja de Deus?
Rª: “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1ª Timóteo 3:15
4. Que verdade sustenta e prega essa igreja?
Rª: “Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno…” Jeremias 10:10
• Deus – O Senhor é a verdade (Salmo 31:5; João 17:3)
• Jesus Cristo – o verdadeiro meio da salvação (João 14:6; Atos 4:12; I Timóteo 2:5)
• Espírito Santo – Guia do crente em toda a verdade (João 16:13; 3:5; Romanos 8:2; Tito 3:5; I Pedro 1:2)
• Bíblia – verdadeira orientação para a salvação (João 17:17; 5:39; II Timóteo 3:15 e 16)
• Todos os Dez Mandamentos – verdadeiro padrão de conduta dos salvos (Salmo 119:86 e 151; Eclesiastes 12:13-14; Mateus 19:17; Tiago 2:10)
Teste as igrejas atuais com estas verdades bíblicas. A igreja verdadeira sustenta todas elas.
5. Que outra regra Jesus nos deu para conhecermos a igreja verdadeira?
Rª: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mateus 7:16
6. Quais a duas principais características da igreja verdadeira?. O que é o Testemunho de Jesus?
Rª: a) “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17; b) “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10
7. O que Deus pede aos que descobrem estar em caminho errado?
Rª: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apocalipse 18:4
Nota: No Apocalipse, Babilónia (confusão – Apoc. 14:8) representa simbolicamente todo sistema religioso em desacordo com a Bíblia.
8. Como é o caminho que conduz à vida eterna?
Rª: “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:14
9. Quem somente entrará no Reino dos Céus?
Rª: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21
Nota: neste estudo verificamos que a Igreja de Deus apresenta as suas credenciais, a) Fé de Jesu; b) Guarda os mandamentos de Deus; c) Possui a perseverança dos santos.
A Minha Decisão: Decido unir-me à Igreja de Deus na Terra, a que guarda os mandamentos de Deus e tem o Testemunho de Jesus.
 
A verdadeira igreja de Deus:
1. Possui unidade – consenso de doutrina e crença (Atos 2:46; Efésios 4:3 e 13)
2. É universal – prega o evangelho ao mundo todo (Hebreus 12:23; Apocalipse 14:6; Marcos 16:15)
3. Está de acordo com a doutrina dos apóstolos – apostolicidade (Atos 2:42)
4. Guarda todos os dez mandamentos (Apocalipse 14:12; Êxodo 20:3-17)
5. Possui o dom de profecia (Apocalipse 12:17; 19:10)
6. Surgiu na época designada na profecia (Daniel 8:14; Apocalipse 14:6-12)
7. Não é maioria fácil, popular (Apocalipse 12:17; Romanos 9:27; Lucas 12:32)
8. Ensina a salvação pela fé em Jesus Cristo, pois prega o Evangelho Eterno (Apocalipse 14:6; 1:5)

 
José Carlos Costa, pastor