19 de julho de 2013

A TEMPERANÇA CRISTÃ

1-    De que assunto tratou o Apóstolo Paulo perante Félix?
Rª: “E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro.” Actos 24:25.
Nota: Temperança significa virtude que modera o apetite e as paixões, ou, por outras palavras, domínio próprio.
2-    De que é fruto a temperança?
Rª. “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22,23.
Nota: “A temperança pões lenha no fogo, alimento na despensa, farinha de reserva, poupa dinheiro, crédito no país, contentamento no lar, abrigo nas costas e vigor no corpo.” Benjamin Franklin.
3-    Qual é, segundo o Apóstolo Pedro, o lugar da temperança, no crescimento e experiência do cristão?
Rª: “Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, e à virtude a ciência, e à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, e à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade.” 2ª Pedro 1:5-7.
4-    Que é dito de quem luta para alcançar a vitória?
Rª: “E todo aquele que luta, de tudo se abstém.” 1ª Coríntios 9:25.
5-    O que diz Paulo ter feito ao empenhar-se na corrida cristã?
Rª: “Subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 1ª Coríntios 9:27.
6-    No Antigo Testamento, de que eram os sacerdotes proibidos de usar?
Rª: “E falou o Senhor a Arão, dizendo: vinho nem bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação…para fazer diferença o santo e o profano e entre o imundo e o limpo.” Levíticos 10:8-10.
Nota: Os pais são os sacerdotes da família, ministram constantemente na importante; o lar. Cada gesto, atitude e comportamento são observados e mais tarde ou mais cedo de uma ou outra maneira, reproduzidos.
7-    Porque é perigosa a condescendência com as bebidas?
Rª: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Efésios 5:18.
Nota: O perigo de condescender com comidas e bebidas excitantes está em que criam um apetite anormal e por norma levam a excessos. Tanto os alimentos como as bebidas devem ser nutritivos e não excitantes.
8-    Para que devemos comer e beber?
Rª: “Bem-aventurado tu, ó terra, cujo rei é filho dos nobres, e cujos príncipes comem a tempo, para refazerem as forças, e não para bebedices.” Eclesiastes 10:7
9-    Porque recusou Daniel o manjar e o vinho do rei?
Rª: “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia.” Daniel 1:8.
10- Em substituição desses manjares, que pediu Daniel?
Rª: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.” Daniel 1:12.
11- Passados os dez dias de prova, que aparência tinham ele e os seus companheiros?
Rª: “E ao fim dos dez dias, apareceram os semblantes melhores, eles estavam mais gordos do que todos os mancebos que comiam porção do manjar do rei.” Daniel 1:15
12- Ao fim dos seus três anos de frequência na escola de Babilónia, que diferença havia entre a sabedoria de Daniel e os seus companheiros, e a dos demais?
Rª: “E ao fim dos dias…o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hanaias, Misael e Azarias, e em toda a matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino.” Daniel 1:18-20.
13- Que admoestação é feita quanto a induzir outros à intemperança?
Rª: “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu, que lhe chegas o teu odre, e o embebedas.” Habacuque 2:15.
14- Que espécie de professos cristãos se deve evitar?
Rª. “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão.” 1ª Coríntios 5:11.
15- Entrarão os bêbados no Reino dos Céus?
Rª: “Nem os devassos, nem os idólatras…nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os que enganam herdarão o reino de Deus.” 1ª Coríntios 6:6,10 – ver Apocalipse 21:27.
16- Qual é a perfeição de carácter a alcançar pelo cristão?
Rª: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ª Tessalonicenses 5:23.
Exemplos bíblicos notáveis de temperança:
  • A mulher de Manoá, mãe de Sansão: Juízes 13:4 e 12:14
  • Ana, mãe de Samuel: 1ª Samuel 1:13
  • Os recabitas: Jeremias 35:1-10
  • João Baptista: Lucas 1:13-15.
  •  
    José Carlos Costa, pastor