17 de julho de 2013

A INSTITUIÇÃO DO MATRIMÓNIO

1-    Após ter criado o homem, que disse Deus?
Rª: “E disse o Senhor: Não é bom que o homem esteja só.” Génesis 2:18.

2-    Que disse então Deus que faria?
Rª: “Far-lhe-ei uma adjutora.” Génesis 2:18
3-    Podia uma tal companheira ser encontrada entre as outras criaturas que Deus já tinha criado?
Rª: “E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.” Génesis 2:20.
4-    Que fez Deus?
Rª: “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar, e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher e trouxe-a a Adão.” Génesis 2:21,22.
Nota: Que maravilhosa, na plenitude do seu significado, é esta simples e sugestiva história, de que os cépticos escarnecem! Deus não fez o homem conforme à ordem dos animais inferiores, mas “à Sua imagem.” Nem escolheu a companheira do homem uma espécie de seres, mas fê-la do próprio homem – da sua própria natureza. E não tirou essa substância dos pés do homem, a fim de não tomar essa circunstância como motivo para a inferiorizar; nem a tirou da cabeça do homem, para que a mulher não supusesse poder assumir autoridade sobre o homem; mas sim do lado do homem, para que a mulher não tomasse tal facto como podendo ter autoridade sobre ele; mas sim do lado do homem, de sobre o coração, que é sede das afeições, para que a mulher ficasse ao lado do homem e, como sua igual, e, abençoados por Deus cumprissem o desígnio e destino da raça – o homem, forte, nobre, digno; a mulher, delicada, compassiva, amorosa. Quão exaltado e inspirador é que assim tenha sido, do que a teoria de que o homem tenha evoluído duma ordem inferior de animais!
5-    Ao receber das mãos de deus a mulher, que disse Adão?
Rª: “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” Génesis 2:23.
6-    Que grande verdade foi então estabelecida?
Rª: “Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Génesis 2:24.
7-    Com que palavras reconheceu Cristo o matrimónio como sendo Instituição divina?
Rª: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus juntou não o separe o homem.” Mateus 19:6.
Nota: Deus celebrou o primeiro casamento. Assim esta instituição tem como Originador o Criador do Universo. “Venerado…seja o matrimónio.” (Hebreus 13:4); foi esta uma das primeiras dádivas de Deus ao homem, e é uma das instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo dalém das portas do Paraíso. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção; preserva a pureza e a felicidade do género humano, provê às necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral.
8-    De que maneira Deus resguardou a relação matrimonial?
Rª: “Não adulterarás.” “Não cobiçarás a mulher do teu próximo.” Êxodo 20:14 e 17.
9-    Que mandamento é dado no Novo Testamento relativo ao matrimónio?
Rª: “Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” Hebreus 13:4.
Nota: O casamento é por muitos considerado levianamente – sendo mesmo muitas vezes objecto de zombaria. A sua origem divina, o seu grande objectivo, e as suas possibilidades influência para o bem ou para o mal são negligenciados, e não raro entra-se no casamento sem a compreensão dos deveres e responsabilidades. A relação matrimonial é com frequência usada na Escritura como símbolo da relação existente entre Deus s o Seu povo.
Ver: romanos 7:1-14; 2ª Coríntios 11:2; Oséias 2:19,20; Apocalipse 19:7.
10- Que espécie de casamentos foi, depois da queda, instituído pelos homens, e deu origem a grande mal?
Rª: “E aconteceu que, como os homens se começaram a multiplicar sobre a Terra, e lhe nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram Formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” Génesis 6:1,2.
Nota: Não só houve poligamia, que é em si um mal, mas os “filhos de Deus,” descendentes de Sete, casaram com as “filhas dos homens,” descendentes do idólatra Caim, corrompendo assim a semente, ou a Igreja do próprio Deus. Tendo sido assim derrubada todas as barreiras contra o mal, toda a raça ficou corrompida, a violência encheu a Terra e veio o Dilúvio.
11- Que restrição colocou Deus ao casamento entre os israelitas?
Rª: “Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo do seu pai.” Números 26:6.
12- Que proibição estabeleceu Deus ao Seu povo escolhido quanto ao casamento com pagãos que entre eles habitavam, e porquê?
Rª: “Nem te aparentarás com elas; não darás as tuas filhas a seus filhos, e não tomarás as suas filhas para os teus filhos; pois fariam desviar os teus filhos de Mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.” Deuteronómio 7:3,4.
13- Que instrução contém o Novo Testamento com respeito ao casamento com descrentes?
Rª: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente.” 2ª Coríntios 6:14-16.
14- Que instruções deu Abraão ao seu servo Eliézer, ao enviá-lo em busca de esposa para o seu filho Isaque?
Rª: “Tomes mulher para o meu filho da minha família e da casa de meu pai.” Génesis 24:50.
Nota: Este texto indica que nos primitivos tempos bíblicos aos pais incumbia mais a escolha da companheira para a vida dos seus filhos. Hoje, não é assim, não deixa de ser intrinsecamente verdade, que Deus continua a desejar que os seus filhos formem lares cristãos. Os jovens que sejam sábios buscarão o conselho dos pais crentes, e sobretudo, procurarão conhecer a vontade de Deus, antes de entrarem numa relação de tão importantes consequências.
15- Por quanto tempo une o matrimónio as partes contraentes?
Rª: “Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei.” Romanos 7:2, ver 1ª Coríntios 7:39.
16- Qual é a única circunstancia reconhecida por Cristo para a dissolução da relação matrimonial?
Rª: “Qualquer que repudiar a sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério.” Mateus 19:9.
Nota: As leis civis de alguns países reconhecem outras razões como causas justificadas para a separação, tais como crueldade extrema, embriaguez habitual, ou outras ofensas graves; mas uma única, segundo Cristo, justifica a anulação completa do laço matrimonial.
Decisão - Senhor, limpa o meu coração de todas as manchas espirituais. Que a vida do Céu possa ser uma realidade na minha vida, hoje.

José Carlos Costa, pastor