29 de junho de 2013

Que é o Homem?


Que é o Homem?

O sacrifício de Cristo em favor do homem foi amplo e completo. A condição da expiação tinha sido preenchida. A obra para que viera a este mundo tinha sido realizada. Ele conquistara o reino. Arrebatara-o de Satanás, e Se tornara herdeiro de todas as coisas. Estava a caminho do trono de Deus, para ser honrado pela hoste celestial. Revestido de autoridade ilimitada, deu a Seus discípulos sua comissão: "Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28:19 e 20. Atos dos Apóstolos, p.30.
1.   Em que estado foi criado o homem?
Rª “Pouco menor o fizeste do que os anjos.” Sal. 8:5
2.   Qual será o estado final dos justos?
Rª “Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” Lucas 20:35,36.
3.   Como são chamados os anjos?
Rª “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Heb. 1:14.
4.     Qual é a diferença existente entre os dois Adões?
Rª “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.” 1ª Cor. 15:45.
5.   É o corpo que agora temos, natural ou espiritual?
Rª: “Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.” 1ª Cor. 15:46.
6.   Quando os justos terão corpo espiritual?
Rª “Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” 1ª Cor. 15:44.
7.   A que se refere a semeadura aqui citada?
Rª “Insensato! O insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. Que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.” 1 Cor. 15:36.
Nota: O homem não possui ainda a natureza imorredoura e espiritual dos anjos; nem a terá antes da ressurreição. Naquela ocasião, se é justo, tornar-se-á imortal, não podendo mais morrer (S. Lucas 20:36), porque será “igual aos anjos.”
8.   Como é definida a natureza do homem?
Rª “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” Sal. 8:4.
Nota: Mortal: “Sujeito à morte.” – Dicionário Prático Ilustrado.
9.   Qual é a natureza divina?
Rª “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”1ª Tim. 1:17.
Nota: Imoral: “Que não está sujeito à morte.” – Dicionário Prático Ilustrado.
10.       De que foi formado o homem no princípio?
Rª “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra.” Gén. 2:7, primeira parte
11.      Que ato o tornou uma alma vivente?
Rª “E (Deus) soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente.” Gén. 2:7, últ. parte.
Nota: a alma vivente não foi posta no homem; mas o fôlego da vida, posto no homem, fê-lo – homem, feito do pó da Terra – alma vivente, ou criatura.
O termo original correspondente a “alma vivente” neste texto é nephesh chaiyah. Sobre o uso dessa expressão em Gén. 1:24, traduzida “alma vivente,” diz o Dr. Adam Clarke: “Um termo genérico para expressar todas as criaturas possuidoras de vida animal, em qualquer das suas infinitamente variadas graduações, desde o semi-racional elefante até ao estúpido potó, ou ainda mais baixo, ao pólipo, que parece participar igualmente da vida vegetal e animal.”
Decisão – Senhor, obrigado por me amares tanto que morreste por mim. Hoje quero sentir o impacto total desse sacrifício na minha vida. Amem.
José Carlos Costa, pastor