30 de junho de 2013

Que é o Homem? - 2


Que é o Homem? - 2

1.      , além do homem, tenha também o “fôlego da vida?”

Rª “E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.” Apoc. 16:3 ver também Gén. 1:38.

2.     Há quem, além do homem, tenha também o “fôlego da vida?”

Rª “E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.” Gén. 7:21,22.

3.     É o seu folego o mesmo do homem?

Rª “Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.” Ecl. 3:19.

Nota: Quer isso dizer que tanto os homens como os animais morrem. Esta presente vida para eles, como para o resto da criação animal, depende do seu fôlego. Perdendo-o o homem, tal como acontece com os animais, ele morre. Nesse sentido não têm vantagem alguma sobre os animais. O homem, porém, tem vida futura, eterna, que lhe é oferecida, e pode, se o quiser, morrer na esperança da vida eterna, e isso constitui grandíssima vantagem sobre o resto da criação animal.

4.     Como chama Job ao que Deus pôs no nariz do homem?

Rª “Enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus ao meu nariz.” Job 27:3 (Figueiredo diz “espírito” em vez de “sopro”)

5.     Que acontece ao homem, ao perder ele o fôlego da vida?

Rª “E o pó volta à terra, como era, e o espírito volta a Deus, que o deu.” Ecl. 12:7.

Nota: Isto é, o espírito de vida por meio do qual o homem vive, e que só lhe é emprestado por Deus, por ocasião da morte volta ao grande Autor da vida. Tendo vindo de Deus, a Ele pertence, e o homem só o poder ter eternamente como dom divino, por Jesus Cristo. Rom. 6:23. Quando o espírito volta para Deus, o pó, de que o homem foi feito “alma vivente” no princípio, volta ao que era, à terra, e a pessoa não mais existe como ser vivo, consciente e pensante, e a pessoa não mais existe como ser vivo,  consciente, exceto  como existe na mente, plano e propósito de Deus, por Jesus Cristo, na ressurreição. Nesse sentido “para Ele vivem todos” (Lucas 20:38), porque todos serão ressuscitados. Ver João 5:28,29; Atos 24:15; Rom. 4:17.

6.     Quem, somente, tem direito à vida eterna?

Rª “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” 1ª João 5:12.

Nota: o maior pecador tem a posse desta presente vida, mas ao perder ele esta mesma vida, não espera ter vida eterna, nem dela tem promessa. Essa só pode ser recebida por Cristo.

7.     Por que foi Adão expulso do jardim do Éden e excluído da árvore da vida?

Rª “Ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e como e viva eternamente.” Gén. 3:2.

8.     Que foi feito para manter o homem afastado da árvore da vida?

Rª “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gén. 3:24.

9.     Como são considerados todos os homens no seu estado natural?

Rª “Todos nós … éramos por natureza filho da ira, como os outros também.” Efésios 2:3.

10. Se a ira de Deus permanecesse sobre alguém, de que o priva ela?

Rª: “Aquele que não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus sobre ele permanece.” João 3:36.

Decisão – Senhor Jesus, Tu és a Pessoa mais genuinamente valiosa do Universo. Ajuda-me a procurar o meu verdadeiro valor nas Tuas mãos e não na avaliação que Satanás que eu faça de mim próprio. Obrigado, sei que a ira de Deus, justa e necessária, não permanece sobre mim.
José Carlos Costa, Pastor