3 de junho de 2013

A Lei e o Evangelho B

1.      Que tirou Cristo da Lei?
Rª: “No dia seguinte João (Batista) viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29
2.      Que aboliu Cristo?
Rª: “E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho.” 2ª Tim. 1:10
3.      Que mudança se opera por meio do evangelho?
Rª: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2ª Cor. 3:16
Nota: Pretende-se, às vezes, que Cristo tenha mudado, abolido ou tirado a lei, e posto em seu lugar o evangelho; mas isso mostra a falsa compreensão da obra verdadeira de Cristo. O crente é transformado pela contemplação da glória revelada no evangelho (2ª Cor. 4:4; João 1:14); a morte foi abolida pela morte de Cristo; e o pecado foi tirado por Aquele que levou sobre Si todo pecado; mas a lei de Deus ainda permanece inalterada como o próprio fundamento do Seu trono.
4.      Que interpretação espiritual deu Cristo ao sexto mandamento da Lei de Deus?
Rª: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, estará sujeito à Geena de fogo.” Mat. 5:21,22.
5.      Como interpretou Jesus o sétimo mandamento?
Rª: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mat. 5:27,28.
6.      De que profecia era este ensino o cumprimento?
Rª: “O SENHOR se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso.” Isaías 42:21
Nota: Cristo não somente deu interpretação espiritual à lei, e observou-a Ele próprio de acordo com essa interpretação, mas morrendo na cruz para pagar a penalidade das transgressões da lei, mostrou a sua santidade e natureza imutável. Dessa maneira, sobretudo, engrandeceu a lei, e mostrou-lhe a natureza, imperecível e de grande alcance.
7.      Em que promessa foi o evangelho pregado a Abraão?
Rª: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.” Gálatas 3:8
8.      Em que base foi Abraão tido como justo?
Rª: “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Gálatas 3:8
9.      Que texto elimina toda a esperança de justificação pelas obras?
Rª: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Rom. 3:20
10.  De que maneira são justificados os que crêem em Jesus?
Rª: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:24
11.  Depois de se ter operado esta obra da graça, premir-se-á que o crente continue em pecado?
Rª: “QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1,2.
Nota: Mesmo nos dias de Abraão, foi, como agora, pregado o mesmo evangelho de justificação pela fé, ao passo que a lei revelou o pecado, e testemunhou a justiça obtida pela fé, tal como ocorre desde a cruz. Disto se evidencia que a relação entre a lei e o evangelho tem sido sempre a mesma.
12.  Qual foi a atitude pessoal de Cristo para com a Lei?
Rª: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mat. 5:17 “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10.
13.  Que texto mostra que o povo remanescente de Deus terá justa concepção da devida relação entre a lei e o evangelho?
Rª: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.
Nota final: “Regozijai-vos em Deus. Cristo é luz, e n´Ele não há trevas. Olhai para a luz. Acostumai-vos a contar os louvores de Deus.” Review and Herald, 7 de abril de 1904. Então “a norma da lei de Deus será exaltada. O Espírito do Onipotente está movendo o coração dos homens, e os que respondem a esta influência tornam-se testemunhas de Deus e Sua verdade.” Atos dos Apóstolos, p. 54 (E.G.White)
 
José Carlos Costa, pastor