4 de junho de 2013

A Lei e o Evangelho A


“A lei e o evangelho, revelados na Palavra, devem ser pregados ao povo; pois a lei e o evangelho combinados, convencerão do pecado. A lei de Deus, conquanto condene o pecado, aponta o evangelho, revelando a Jesus Cristo, em quem "habita corporalmente toda a plenitude da divindade". Col. 2:9. O esplendor do evangelho reflete a sua luz sobre a era judaica, dando sentido a toda a dispensação judaica de tipos e sombras. Assim, tanto a lei quanto o evangelho, estão amalgamados.” Evangelismo (E.G.White) 231.

1.      Qual é um dos usos da Lei?

Rª: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Rom. 3:20

2.      Tornando assim conhecido o pecado, e a consequente necessidade de um Salvador, que parte desempenha a Lei?

Rª: “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gál. 3:24

3.      Que declara ser o Evangelho?

Rª: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Rom. 1: 16.

4.      Qual é a significação do nome aplicado pelo anjo ao Salvador antes do Seu nascimento?

Rª: “E dará à luz um filho e chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.” Mat. 1:21.

5.      Em que há poder para salvar do pecado revelado?

Rª: “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1ª Cor. 1:23,24.

6.      Que foi predito a respeito da atitude de Cristo para com a lei de Deus?

Rª: “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” Salmo 7,8.

7.      Qual é a primeira promessa do novo concerto?

Rª: “Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.” Heb. 8:10

8.      Qual é a relação de Cristo para com o novo concerto?

Rª: “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.” Heb. 8: 6

9.      Como é de outra maneira descrita esta mesma obra em favor do homem?

Rª: “Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei.” Heb. 8:3,4.

10.  Que é necessário da parte do indivíduo a fim de receber o benefício da obra de Cristo?

Rª: “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Romanos 10:10

11.  Que confiou S. Paulo conseguir, pela fé em Cristo?

Rª: “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:8,9.

12.  Que relação mantém a lei para com esta justiça?

Rª: “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.” Rom. 3:21

13.  Anula-se a lei pela fé que traz a justiça?

Rª: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Rom. 3:31

Nota: A lei revela a perfeição de carácter requerida, dando assim a conhecer o pecado; e, porém, impotente quanto a conferir o carácter exigido. No evangelho, a lei, primeiramente escrita no coração de Cristo, vem a ser a “lei do Espírito de vida em Cristo Jesus,” e transfere-se assim para o coração do crente, no qual Cristo mora pela fé. Por essa forma cumpre-se a promessa do novo pacto, quanto a ser a lei escrita no coração. Isso é uma genuína experiência de justiça pela fé – uma justiça testificada pela lei, e revelada na vida em harmonia com a lei. Vê-se assim que o evangelho é a providência tomada para restaurar a lei em seu luar no coração e na vida daquele que crê em Cristo, e aceita a sua obra mediadora. Uma fé semelhante, em vez de anular a lei, confirma-a no coração do crente. O evangelho, portanto, não é contrário à lei, antes nos apresenta e mantém a lei em Cristo.

José Carlos Costa, pastor