8 de maio de 2013

Povo de Deus por Deus Guiado


Povo de Deus ou Novo Israel (1ª Pedro 2:9-10).
A Igreja é justamente chamada de Novo Povo de Deus ou Novo Israel, com referência evidente ao antigo povo de Deus, Israel.
O aspeto centra desta noção consiste na ideia de que Deus escolheu para Si um povo a quem Se revelou, Israel, como povo especialmente Seu, povo sacerdotal, com quem através dos tempos foi celebrando sucessivas alianças, ou melhor, foi concretizando a única Aliança: Abraão, Moisés, David. Israel, apesar de ver permanentemente os prodígios salvíficos de Deus e de continuamente ser chamado à fidelidade pelos profetas, mantém-se infiel à Aliança, prostitui-se com os falsos deuses.
Através de Jesus Cristo, uma Nova e Eterna Aliança é realizada pela mediação de Jesus, Sacerdote e Vítima, cujos grandes sinais são o Batismo (Testemunho), a Lei de Deus e a Perseverança na Palavra (Apocalipse 14:12).
Deus ao longo da história suscitou homens e mulhres para serem portadores de mensagens espciais – antes do Dilúvio, Noé; antes do Êxodo, Moisés; antes do inicio do ministério de Jesus, João Batista.
Suscitaria Deus antes da Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo um profeta?
1.      Devemos crer em qualquer um que se diz profeta?
Rª: “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” 1ª João 4:1
 
2.      Como distinguir o falso do verdadeiro profeta?
Rª: Ver o que diz a Santa Bíblia sobre o assunto.
2.1  Crê na encarnação de Jesus (1ª João 4:1-3)
2.2 Pelos seus frutos – vida e atitudes (Mateus 7:15-23)
2.3 Suas profecias se cumprem (Deuteronómio 18:21 e 22; Jeremias 28:9)
2.4 Seus ensinamentos não desviam o povo da Bíblia (Deuteronómio 13:1-3)
2.5 Obedece a Lei de Deus e fala guiado pelo Espírito Santo (Isaías 8:19 e 20; 2ª Pedro 1:21)
 
3.      Que fenómenos físicos ocorrem durante a verdadeira manifestação do dom de profecia?
Rª: Ver sinais importantes a ter em consideração para avaliar segundo a Bíblia o verdadeiro profeta.
3.1 O profeta fica de olhos abertos, alheio ao que se passa ao seu redor (Números 24:4 e Apocalipse 1:11)
3.2 Outras pessoas não vêem o que ele vê (Daniel 10:7)
3.3 O profeta vê, sente e fala (Daniel 10:16)
3.4 O profeta não respira enquanto está em visão (Daniel 10:17)
 
4.      Que haverá nos últimos dias?
Rª: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24
 Nota: A declaração de Jesus dá a entender que haveria, também, o verdadeiro profeta. Do contrário, seria como advertir as pessoas para terem cuidado com as notas de R$ 13,00 falsas ou de 5 Euros.
 
5.      Haverá também o verdadeiro dom profético nos últimos dias?
Rª: “ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” Efésios 4:11 (cf. Joel 2:28-32)
6.      Quais as duas características da igreja verdadeira?
Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
7.      O que é o Testemunho de Jesus?
Rª: “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10
 
8. Manifestou-se o dom de profecia na Igreja Adventista?
Rª: Quando estudamos a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia e vemos como em meio de um impressionante emaranhado de riscos e de dificuldades as mensagens inspiradas que chegavam por meio da Sra. Ellen G. White deram estabilidade, crescimento e solidez ao remanescente fiel, chegamos à conclusão de que a profecia bíblica se cumpre. Durante 70 anos, por meio de mais de duas mil visões e sonhos, Ellen White (http://noscaminhosantigos.blogspot.pt/ )orientou o sólido sistema educacional e de saúde adventista. Embora não tivesse estudo formal, escreveu best-sellers reconhecidos mundialmente, sobre educação, medicina, religião e psicologia.
9.      Qual a promessa para os que levam em conta a mensagem dos profetas?
Rª: “E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.” 2ª Crónicas 20:20 (cf. Apocalipse 22:7)
10.      Para que nos foram dadas as profecias?
Rª: “Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” Provérbios 29:18
11.  Que apelo nos é feito em I Tessalonicenses 5:20 e 21?
Rª: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.”
A Minha Decisão:
Creio que o dom de profecia foi dado por Deus para orientar Seu povo. Acredito que, assim como Deus usou a muitos no passado, usou Ellen G. White como Sua mensageira do tempo do fim. Decido dar atenção a seus escritos e, principalmente, às mensagens proféticas contidas na Bíblia.