21 de abril de 2013

O Plano da Salvação



No domingo, 29 de agosto de 1977, o sargento Sílvio Delmar Holembach passeava com a família no Jardim Zoológico de Brasília, quando um jovem, Adilson, devido a um ato imprudente, caiu no viveiro das ariranhas. As ariranhas são animais da família das lontras, mas muito mais agressivas. São animais predadores, que caçam em grupo. Apesar do grande número de pessoas presentes, o sargento Sílvio foi o único a saltar para dentro do viveiro para salvar o jovem Adilson. De facto, quando ele viu os ferozes animais a atarem Adilson, ele saltou para dentro da jaula, tomou o menino nos braços e ajudou-o a subir o poço de dois metros de altura.
Quando o próprio Sílvio se preparava para escalar o poço, foi agarrado nas pernas por uma grande ariranha e caiu de novo dentro da jaula. Imediatamente todos os outros animais caíram sobre ele, arrancando-lhe pedaços do corpo com os seus dentes afiados. Quando os tratadores conseguiram entrar na jaula e afastar as ariranhas, o sargento Sílvio já estava completamente mutilado. Sílvio Holembasch foi levado para o hospital das Forças Armadas, mas não foi possível socorre-lo. Falceu poucas horas depois, certamente o sacrifício de Sílvio Holembrach por Adilson ficou bem marcado na mente do jovem, e todas as vezes que ele ouvir o nome de Sílvio Delmar Holembach, não deixará de se emocionar. Afinal, Holembach morreu para salvá-lo de uma morte terrível.
Esta experiência ilustra em o que Jesus fez por cada um de nós. Também Jesus desceu até ao fundo do poço desta Terra para nos salvar das garras de Satanás, embora estivesse consciente de que tal ato Lhe custaria a vida. Assim, neste pequeno post, gostaria de explorar consigo aquele que é, seguramente, o tema central das Escrituras. Vamos tentar compreender um pouco melhor o Plano da Salvação concebido por Deus para redenção da Humanidade.
Dado que, neste Plano, Jesus desempenha uma função central, ao compreendermos melhor o Plano da Salvação, poderemos também aproximar-nos mais de Cristo e dar mais valor ao seu sacrifício por nós. Comecemos por responder à seguinte pergunta: porque é necessário o Plano da Salvação?
A realidade do pecado no sio da raça humana.
Ao longo de toda a sua História, a Humanidade teve que se defrontar com um sério problema: o problema do pecado. Podemos perguntar: O que é exactamente o pecado? O Apóstolo João define o pecado como sendo “a violação da Lei” (1 João 3:4). Esta Lei que é violada é a Lei Moral dos Dez Mandamentos de que já violámos a Lei de deus. na verdade, é a Lei Mora dos Dez Mandamentos (Êxodo 20:1-17). Ora, todos nós temos consciência de que já violámos a Lei de Deus. Na verdade, as Sagradas Escrituras informam-nos de que todos os seres humanos que alguma vez existiram violaram a Lei Moral. Todos pecaram (Romanos 5:12), pois não há pessoa alguma que não peque (2ª Crónicas 6:36). O apóstolo João diz-nos mesmo que, “se dissermos: ´Não temos pecado`, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós” (1ª João 1:8). De facto, não existe nenhum ser humano justo; não há um sequer (Romanos3:9,10). Isto quer dizer que mesmo os mais virtuosos entre os seres humanos são pecadores, pois não existe alguém tão justo sobre a terra que faça o bem sem jamais pecar (Eclesiastes 7:20). Mas podemos perguntar: Não podemos perguntar: Não pode o ser humano pecador de algum modo justificar-se diante de Deus? a resposta da Bíblia é clara: Não! Diante de Deus nenhum ser humano se pode considerar justo, nem pode considerar como justificáveis os seus atos (Salmo 143:1,2; Job 9:2-3). Por isso, podemos concluir que o ser humano, por si mesmo, nada pode fazer para apagar os seus pecados. Como nos diz o profeta Isaías: “Todos nós somos como o imundo, todas as nossas justiças são como trapo da imundície” (Isaías 64:6). Ninguém pode dizer verdadeiramente que purificou o seu coração de todo o pecado (Provérbios 20:9). Além do mais, os seres humanos não têm força anímica suficiente para deixar os seus pecados pelo seu esforço pessoal. Por nós próprios não podemos fazer constantemente o bem, pois estamos acostumados desde crianças a fazer o mal (Jeremias 13:23). Ora, o problema que os seres humanos pecadores têm que enfrentar em consequência da sua pecaminosidade é bem grave. De facto, a consequência final do pecado é a morte. Não apenas a morte temporal, mas a morte eterna. Pois, “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Diante do problema do pecado no seio da raça humana, deveríamos concluir que a salvação do homem pelas suas próprias forças é absolutamente impossível (Mateus 19:25,26).
Felizmente, os seres humanos não estão sós para enfrentar o problema do pecado. Deus está disposto a vir em auxílio dos pecadores. Deus não tem prazer na morte do pecador (Ezequiel 18:32). Ele não quer que ninguém se perca, mas que todos se convertam e sejam salvos (2ª Pedro 3:9). Ora, a boa-nova é que Deus pode, efectivamente, purificar dos seus pecados os seres humanos (Salmo 51:1,9).
A solução de Deus para o problema do pecado humano.
Na verdade, o Deus Criador concebeu um plano para salvar os seres humanos do pecado e da correspondente morte eterna. Trata-se do Plano da Salvação. Jesus Cristo revelou a essência deste plano durante o Seu ministério nesta Terra. Segundo Jesus, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Jesus veio a este mundo “para que o mundo seja salvo por Ele” (João 3:17). Este Plano da Salvação da Humanidade foi concebido pelo Deus Triúno desde a eternidade, isto é, antes mesmo da fundação do nosso mundo (Romanos 16:25,26). Foi seguindo este Plano da Salvação que Jesus veio à Terra para salvar os pecadores (1ª Timóteo 1:15). Como Ele próprio disse: “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Jesus foi designado por Deus para o Salvador da Humanidade. Em nenhum outro podemos encontrar a salvação (Atos 4:12). Apenas em Jesus temos a possibilidade de sermos salvos dos nossos pecados e da morte eterna que eles acarretam. Por que razão é isto assim? Simplesmente porque é pela morte expiatória de Jesus na cruz em nosso lugar que nós temos a possibilidade de sermos resgatados da penalidade do pecado, a morte eterna. Só a morte de Jesus nos permite alcançar a remissão dos pecados.
Como diz o profeta Isaías, ao descrever a missão do Messias, “Ele foi trespassado por causa das nossas transgressões, esmagado em virtude das nossas iniquidades. O castigo que havia de trazer-nos a paz, caiu sobre Ele, sim, por Suas feridas fomos curados. (…). Iahweh fez cair sobre Ele a iniquidade todos nós. (…). Pelo Seu conhecimento, o justo, Meu Servo, justificará a muitos e levará sobre Si as suas transgressões” (Isaías 53:5,6,11). Portanto, Jesus morreu pelos pecados, isto é, por todos os seres humanos que existem e já existiram neste Planeta (1ª João 2:2). A Sua morte única sobre a cruz é suficiente para expirar todos os pecados da Humanidade (Hebreus 9:28).
Assim sendo, devemos concluir que nós somos salvos apenas pela graça de Deus, manifestada na morte expiatória de Jesus. Nós podemos ter a redenção gratuitamente, se aceitarmos a morte de Jesus por nós (Efésios 2:8,9; Atos 15:11). Mas para que sejamos salvos pela graça de Deus, devemos exercer fé em Jesus como nosso Salvador. É a fé que se apropria da redenção oferecida gratuitamente pelo Plano da Salvação. Por isso, todo o pecador que confia em Jesus é justificado dos seus pecados pela fé (Romanos 5:1,2). Para alcançar a salvação, devemos ter fé em Jesus como Salvador da Humanidade (Atos 16:30 e 31). Assim sendo, é evidente que Jesus é o único mediador entre Deus e a humanidade pecadora (1 Timóteo 2:5,6), pois só Jesus foi designado por Deus para ser o Salvador dos homens (Atos 5:31). Assim, no Evangelho de Cristo nós temos a Boa-Nova de que Deus “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2.3,4) por intermédio do Seu Filho Jesus.