9 de janeiro de 2013

VIREI OUTRA VEZ.


 "VOLTAREI". Jesus vai voltar! Ele prometeu! E Ele não falharia em Suas promessas! Falharia?!? É claro que não! "Mas como se pode afirmar isso com tanta certeza?", perguntarão alguns. É fácil! Basta olhar para o passado e verificar: as coisas anunciadas por Jesus se cumpriram ou não? Se o prezado leitor ainda tem alguma dúvida, veja os estudos anteriores desta série. A palavra de Cristo não falha. Ele próprio afirmou: "Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão." Mateus 24:35. Jesus prometeu voltar e o melhor de tudo é que Sua vinda não tarda em chegar. Muito em breve, mais perto do que se espera, Aquele que foi humilhado e rejeitado pela humanidade voltará. Quer queiramos ou não, Ele voltará! Não mais como "Servo Sofredor" e sim como "Rei dos Reis e Senhor dos Senhores"! "Mas", alguém dirá, "é verdade que Ele fez tal promessa?" Leia você mesmo a promessa do Redentor: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou, estejais vós também." João 14:1-3.
       Tão certo como Ele anunciou toda a História Mundial através das profecias de Daniel 2 (a estátua do sonho de Nabucodonosor) e 7 (os 4 animais); tão certo como Ele já havia revelado a Daniel que Sua Lei sofreria um violento ataque ou tão certo como já tinha mostrado para João toda a devastação que o poderio representado pela besta causaria, Ele vai voltar. Essa é uma das doutrinas cardeais das Sagradas Escrituras e é considerada a bem-aventurada esperança do crente; senão, veja você mesmo: "Aguardando a bendita esperança e a manifestação do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus." Tito 2:13.
        Essa esperança tem sido acalentada através de toda a história do grande conflito entre o bem e o mal no planeta Terra. Enoque já ansiava por esse dia: "Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre Suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram, e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra Ele." Judas 14 e 15. Jó suspirava por aquele encontro: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim Se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos O verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro em mim." Jó 19:25-27. O retorno de Jesus também fazia vibrar o coração do salmista que compôs este maravilhoso poema: "Vem o nosso Deus, e não guarda silêncio; perante Ele arde fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a terra para julgar o Seu povo." Salmos 50:3 e 4. E assim, por todos os séculos, os fiéis servos do Altíssimo tem aguardado o cumprimento dessa tão linda promessa. O próprio Credo dos Apóstolos faz referência àquele grandioso dia ao declarar que Ele "há de vir para julgar vivos e mortos".
       Ao pensarmos sobre esse assunto, ficamos a indagar: Como será? Ele vai descer mesmo? Virá sozinho ou acompanhado? Nós O veremos? A Bíblia responde a todas essas perguntas. Vejamos o que ela nos diz:
       1) Retorno Literal. Enquanto os discípulos contemplavam a ascensão de Cristo, 2 anjos apareceram ao seu lado e lhes disseram as palavras que se seguem: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como O vistes subir." Atos 1:11. Ora, a ascensão de Jesus foi real! Não se trata de uma metáfora ou abstração! Então Seu retorno será tão real quanto Sua ascensão!
       2) Retorno Visível. A Bíblia é clara neste ponto. Todos os habitantes da Terra poderão ver a segunda vinda de Cristo. Todos! Eis o que diz Apocalipse 1:7: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até quantos O traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém.". Nada poderia ser mais transparente do que isso. Vejamos ainda essa mesma verdade fluindo dos lábios do próprio Mestre Jesus: "Porque assim como o relâmpago que sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem." Mateus 24:27. Não se pode esconder um relâmpago! Ele é glorioso! Assim também em relação à volta de Cristo; será gloriosa e majestosa! E todos a contemplarão!
       3) Acompanhado Pelos Anjos. Quando Cristo despontar nos céus, Ele não estará sozinho. Virá juntamente com todos os Seus anjos, os quais estarão encarregados de reunir os salvos de todas as partes do globo a fim de conduzi-los para bem perto de Jesus. Isso é o que está escrito em Mateus 24:30 e 31: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E Ele enviará os Seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.". A mesma realidade reflete Paulo, em sua segunda carta aos cristãos de Tessalônica, ao afirmar que Jesus Se manifestará nos céus "com os anjos do Seu poder". Ver capítulo 1, verso 7. Sim, Ele não virá sozinho! Virá com os Seus anjos! Consegue imaginar tal cena?
       4) Jesus Ficará Nas Nuvens. Por ocasião de Seu retorno, o Senhor não descerá a esta Terra. Virá sim, mas ficará entre as nuvens do céu esperando pelo agrupamento de Seus filhos! Tal idéia é notória das seguintes palavras do apóstolo Paulo: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." II Tessalonicenses 4:16 e 17.
       5) Virá Para Retribuir. O grande objetivo da vinda de Cristo é retribuir a cada um segundo suas obras. Eis o que diz Apocalipse 22:12: "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.". Quão importante é a maneira pela qual vivemos neste mundo! Nossa vida precisa ser um reflexo do Redentor! Nossas obras precisam estar condizentes com nossa fé! Quando Jesus vier, cada um receberá "segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo." II Coríntios 5:10.
       Somente 2 grupos existirão na Terra quando Jesus Se manifestar! Salvos e perdidos! Fiéis e infiéis! Justos e ímpios! E as reações desses 2 grupos serão diametralmente opostas. Os infiéis fugirão desesperados, pedindo que os montes e os rochedos caiam sobre eles; tal é a cena descrita pelo Revelador: "Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos, e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes, e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face dAquele que Se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira dEles; e quem é que pode suster-se?" Apocalipse 6:15-17. É isso mesmo! Os que não estiverem com suas vidas acertadas com Deus, preferirão a morte ao encontro com Aquele que derramou Seu sangue para os salvar! Que imagem triste! As pobres criaturas fugindo de seu terno e amável Criador. "Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o Sol da justiça, trazendo salvação nas Suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria." Malaquias 4:2. A reação dos salvos será completamente diferente. Eles abrirão seus braços para saudar Seu amável Salvador! Veja você mesmo como Isaías se refere a esse momento: "Naquele dia se dirá: Eis que Este é o nosso Deus, em Quem esperávamos, e Ele nos salvará; Este é o Senhor, a Quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos." Isaías 28:9. Sim, para os redimidos esse será o dia mais importante de suas vidas! Quanta felicidade! Quanta alegria! Poder cotemplar face a face o rosto do Redentor e saber que dali em diante não haverá mais sofrimento, nem morte! Ou, como nos dizeres de João: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse 21:4.
       Prezado leitor, de que lado você estará? Estará você entre os fiéis? Abrirá você seus braços para recebê-Lo em paz? Ou fugirá desesperado sem ter para onde correr? Por que não aceitar agora mesmo o conselho do apóstolo do amor: "Filhinhos, agora, pois, permanecei nEle, para que, quando Ele Se manifestar, tenhamos confiança e dEle não nos afastemos envergonhados na Sua vinda." I João 2:28. Hoje mesmo você pode tomar sua decisão ao lado dEle! Lembre-se: Jesus mesmo disse que daquele dia e hora ninguém sabe (Mateus 24:36) e, por, isso recomendou a vigilância! DEle são essas palavras de advertência: "Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá." Mateus 24:44. Quando menos estivermos esperando, Ele aparecerá! Estará você preparado? Que Deus possa ajudá-lo e um dia todos nós nos encontremos nas mansões celestiais. Que Deus o abençoe! Amém!