6 de janeiro de 2013

O Flagelo da Humanidade: Inveja, Ciúme e Ódio



Dois anos após a sua conversão, numa pequena cidade do interior o jovem foi despertado para o ministério por causa de uma mensagem num acampamento. Logo ele estava num dos mais renomados seminários, preparando-se adequadamente para ser um pastor como era o seu desejo.

No seminário, sua voz a todos encantava, e ele foi chamado a participar do ministério de música. Expansivo e amigo de todos era o companheiro ideal. No mesmo seminário, estudava uma moça muito bonita, filha única, e tinha na família como pastores, seus avós, tios, e alguns primos.

Dona de uma voz maravilhosa, logo foi selecionada para integrar o conjunto musical do seminário. Contudo era muito tímida. Mas a timidez não impediu que tanto ela como o jovem iniciassem um namoro, que logo de transformou em noivado e ao fim do curso, casaram-se.

O casal era admirado por todos e os professores e diretores do seminário diziam que a igreja que os tivesse seria imensamente abençoada. Após cinco anos à frente de uma pequena igreja, os resultados apareceram, e já eram muitos os convertidos e alcançados pelo trabalho que o casal fazia naquela cidade do interior.

A pequena igreja havia construído um belo templo, a casa pastoral, era uma igreja missionária e alguns dos seus membros se preparavam no seminário onde havia se formado o seu pastor. O ministério do casal era exemplo para muitos.

O que ninguém sabia, fossem os parentes, os membros da igreja, os amigos do casal, era que a vida deles era um tormento constante e ininterrupto, por causa do ciúme doentio da mulher.

Eles haviam sofrido em silêncio durante todos aqueles anos. E impotentes para solucionar adequadamente o problema buscaram ajuda, que se mostrou inadequada e insuficiente, e diante disto só lhes restou abandonar o ministério. Nunca mais ele pregou e eles jamais tornaram a cantar juntos ou separados.

Quem conhecia a integridade do homem, sabia que as desconfianças da mulher eram totalmente infundadas e sem nenhuma razão de ser. Os nomes foram omissos, para a preservação dos citados, e a situação poderia ser o inverso, com o homem sentindo ciúmes da mulher.

Quantas histórias como esta, você já viu ao longo da sua vida? Se não for a sua história de vida. Não há aqui nenhuma pretensão de julgamento ou mesmo empáfia. Pois isto é uma realidade constante na vida de muitos. Quantas carreiras e vocações foram desprezadas e abandonadas por causa dos ciúmes? Quantas conhecem?

O primeiro crime da história da humanidade teve como pano de fundo o ciúme. Quando Caim matou Abel, o fez envenenado pelo ciúme. Ao longo da história da humanidade o ciúme tem destruído lares, rompido com amizades, acabado com laços familiares, e invariavelmente não tem sido tratado com a devida atenção. O ciumento dúvida de tudo e de todos, exaspera-se, o ciumento tem medo de perder.

As pessoas ciumentas são como todos nós, nossos vizinhos e parentes, talvez com uma diferença: sofrem e muito pelos seus comportamentos e atitudes.

São maridos com comportamentos bruscamente alterados em relação à esposa, após o nascimento do primeiro filho. São esposas que não suportam ver o sucesso de seus maridos; mães que agem com as suas filhas, como se elas fossem suas inimigas, ou são irmãos que passam a vida se digladiando e disputando a atenção dos seus pais a qualquer preço.

São homens e mulheres possessivos que se agridem, se destroçam e até se matam, tudo por causa do ciúme. O ciúme oprime, constrange, avilta, maltrata, exaspera. O ciumento tem medo de perder. A ação à sua atitude é o choro e a autocomiseração. Por vezes o ciumento fica cego e não consegue ouvir a voz da razão. Chora, pede perdão e torna a fazer de novo, e pior.

Alguns dizem que o ciúme é o amor possessivo. Mentira. Deslavada mentira. O amor jamais é possessivo. I Coríntios 13:4-5. Ao procurar as razões do ciumento, vamos encontrá-lo mergulhado desde a sua infância com ciúmes de seus carrinhos, suas bonecas, dos seus pais, do seu cachorrinho de estimação...

E invariavelmente o ciumento tem baixa-estima, e julga-se ultrajado, desprezado e é extremamente possessivo. Ao se relacionar no casamento, com o seu cônjuge ele o tem como sua propriedade exclusiva e invariavelmente torna a vida em comum um suplicio e um tormento para ambos.

É comum o cônjuge do ciumento passar a vida toda justificando o que não fez, e somente o faz para ter ou obter um pouco de paz, e pensa que no dia seguinte tudo vai voltar ao normal. Ledo engano. Novamente o ciúme vai eclodir tornando tudo áspero e obscuro. Quantas vezes são acusados sem nada terem feito, ou condenado sem culpa alguma. Sofrem muito, tudo por causa dos ciúmes.

E vivem assim. Infelizes.

O ciumento precisa ser responsabilizado pelas suas atitudes. Precisa saber que o ciúme é pecado e como tal deve ser tratado. Nada difere o ciúme da mentira. Ambos são abomináveis.

Muitas vezes o ciúme é tratado como desvio de personalidade e o ciumento como um coitado. Muitos terapeutas e conselheiros tratam o ciúme com lições de casa, tarefas, deixando de lado as suas consequências, como se elas fossem meras casualidades. O ciumento exige, suspeita, e diz que os seus sentimentos dolorosos são as exigências de um amor inquieto, e o seu desejo é o de apoderar-se do outro em todos os aspectos.

O ciumento vai sempre suspeitar do outro, vai sempre achar que o outro é infiel, mesmo que não seja. Por conta disto vai vigiar, revistar bolsos, escutar conversas, vasculhar agendas, verificar o último número chamado no telefone, olhar para onde o outro olha, vai fazer de tudo para "descobrir" uma infidelidade. Não importa. Aliás, nada importa ao ciumento.

No convívio com o ciumento uma coisa é certa: o ciúme vai explodir, mais hora menos hora. O ciúme não respeita nada, ele vai de mal a pior.

E nos nossos púlpitos, como o ciúme é tratado? Ele simplesmente não é tratado. Logicamente há as excepções. E vai corroendo como um câncer que tal carcinoma vai transformar-se numa mortal e devastadora metástase. Nada pode detê-lo. O exemplo é forte? Pois é tudo isto e muito mais o ciúme. Mesmo porque muitos dos nossos pastores padecem com o problema e não sabem como tratar o assunto.

Quantas vezes o ciúme leva a morte, pois o ciumento é despeitado, invejoso, e por causa disto tem medo e receio de perder alguma coisa. E por conta disto põe tudo a perder.

Você deve estar se perguntando o que fazer? Certamente a Bíblia tem as respostas necessárias para tratar o problema. I João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Ai esta o segredo de como tratar o ciúme e consequentemente o ciumento: tratar o ciúme como pecado e todo pecado deve necessariamente ser confessado. Concordam?

Autor: Jehozadak A. Pereira

Textos Bíblicos:
1.      Que diz Salomão sobre a inveja?
Rª Provérbios 27:4
2.      Que se diz do ciúme?
Rª: Cantares 8:6
3.      Que se diz do que aborrece o seu irmão?
Rª: 1ª João 3:15.
4.      Que foram levados os principais dos sacerdotes a fazer com Cristo, por causa da inveja?
Rª: Marcos 15:10
5.      Que levou a inveja os judeus a fazerem?
Rª: Atos 13:45.
6.      Que existe onde há inveja e contenda?
Rª: Tiago 3:16.
7.      Por que deve o coração ser vigiado de perto?
Rª: “Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” Provérbios 4:23.

José Carlos Costa