13 de janeiro de 2013

A PROFECIA – POR QUE FOI DADA


1.         Por que foram dadas as Sagradas Escrituras?

Rª: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Romanos 15:4 

2.         Porque meio é produzida toda a Escritura?
Rª: “Toda a Escritura é divinamente inspirada.” 2ª Tim. 3:16, primeira parte (Versão Trinitária).

3.         Para que é ela proveitosa?
Rª: “É proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” 2ª Tim. 3:16 (ultima parte).

4.         Como foi produzida a profecia?
Rª: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2ª Ped. 1:21

5.         De que é capaz o Senhor, quanto ao futuro?
Rª: “Eis que as primeiras coisas passaram, e novas coisas Eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.” Isa. 42:9.

6.         Até onde alcança a capacidade de Deus em revelar o futuro?
Rª: “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e … não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam.” Isaías 46:9 e 10.

Nota: em contraste com isso, notai a seguinte confissão de um afamado historiador, quanto à capacidade humana de revelar o futuro.

“A História fez até agora tão pouco progresso no sentido científico, que nada apode dizer quanto ao que virá a ocorrer. No que se refere ao futuro, é completamente cega. Não existe no mundo um único filósofo que possa predizer a evolução histórica no período de um dia sequer. No tocante aos problemas de 1895, o historiador é tão mudo quanto um charlatão prognosticador do tempo o seria quanto às condições meteorológicas da próxima estação do calendário da vida humana. As suas ocorrências e desfechos processar-se-ão com a exactidão científica, sem relação alguma com as condições anteriores. Mas vivente algum pode predizer qual pode predizer qual será o acontecimento e o seu aspeto. O homem mais esclarecido não pode predizer nem prever a natureza do que irá acontecer no ano que já está prestes a bater à porta.” – John Clark Ridpath, em Christian at Work, 27 de dezembro de 1894.

Mais de um século volvido a situação não se alterou significativamente. Falo em relação à previsão meteorológica, quanto a situação é exatamente a mesma.

7.         A quem revela Deus os segredos do futuro?
Rª: “Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7.

8.         A quem pertencem as coisas reveladas?
Rª: “As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para os nosso filhos para sempre.” Deut. 29:29.

9.         Que testeficou o apóstolo Pedro da sua experiência no monte da transfiguração?
Rª “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a Sua majestade.” 2ª Ped. 1:16 (cf. 2ª Pedro 1: 18-19).

10.       Qual tem sido sempre o tema dos profetas de Deus?
Rª: “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada.” 1ª Ped. 1:9-10 (ver 1ª Pedro 1:11).

11.       Em que profecia reconheceu Cristo a Daniel como profeta?
Rª: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda.” Mat. 24:15.

12.       Até que tempo deveriam ficar seladas as profecias de Daniel?
Rª: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Dan. 12:4.

13.       Que certeza deu o anjo de que essas profecias seriam compreendidas nos últimos dias?
Rª: “E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.” Daniel 12:9,10.

14.       Como é chamado o último livro da Bíblia?
Rª: “REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu.” Apoc. 1:1.

15.       Que é dito dos que lêem, ouvem e guardam as coisas que esse livro contém?
Rª: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apoc. 1:3

Seja um “bem-aventurado” ou feliz ao estudar a Palavra revelada e pelo Espírito Santo guarde a Palavra no coração “porque o tempo está próximo.” Amem.

Jose Carlos Costa, pastor
Galeria Estudos Bíblicos