25 de novembro de 2012

OS ARDILOSOS ENGANOS DO ESPIRITISMO

Espiritismo é uma palavra cunhada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, cujo pseudónimo era Allan Kardec, em 1857[1][2][3] para definir especificamente o corpo de ideias por ele reunidas e codificadas no "O Livro dos Espíritos"[4]. Refere-se a uma doutrina que trata da "natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela dimanam",[5] e fundamenta-se nas manifestações e nos ensinamentos dos Espíritos.
Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo

Na Grécia Antiga, era prática corrente a consulta aos oráculos, em busca de conselhos, auxílio e previsões do futuro. O mais famoso localizava-se no Templo de Delfos, dedicado ao deus Apolo, onde a pitonisa, após um banho ritual numa fonte sulfurosa, sentava-se numa trípode (banco de três pernas) e, entre vapores de enxofre, a mascar folhas de louro (árvore sagrada de Apolo), entrava em transe e transmitia as palavras do deus. No poema "Odisseia", Homero narra o diálogo entre Ulisses e a alma de Tirésias, oráculo de Tebas. O filósofo Sócrates acreditava na imortalidade da alma. O tirano Periandro, de Corinto, consultou a alma da sua mulher (que ele próprio havia mandado degolar).


Nota: A base da doutrina espírita é a comunicação com os mortos e a evolução do ser humano em estados de perfeição até o homem se tornar de forma gradual um anjo. O homem é um anjo em perspertiva. Encontra-se em fase de crescimento espiritual.

Antes de atingir este estado, o ser humano, já num estado avançado de perfeição torna-se médium, ou seja, com capacidades de comunicar com os que morreram e atingiram o estado angelical.


1.      O conceito fundamental do espiritismo é a crença que a “pitonisa” ou “agoureiro” tem poderes para comunicar com os mortos. Que diz a Bíblia dos ensinos dos agoureiros e encantadores?

Rª: “E vós não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos vossos adivinhos, e aos vossos sonhos, e aos vossos agoureiros, e aos vossos encantadores… porque mentiras vos profetizam, para vos mandarem para longe da vossa terra.” Jer. 27:9 e 10.

Nota: Conheci várias famílias que foram levadas à perda de bens, da paz e de pessoas queridas por terem recorrido a médiuns, feiticeiros e outros ramos do espiritismo. Estes, encontram-se – sem a mínima dúvida – nas mãos do demónio.


2.      Devemos deixar-nos influenciar por sinais ou maravilhas realizados pelos que procuram desviar-nos de Deus e da Sua Palavra?

Rª: “1  QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,

2  E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;

3  Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.

4  Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.” Deut. 13

 Nota: Deus demanda do seu povo um amor sincero e indiviso (Deut. 6:5,30; Jos. 22:5; Is. 56:6).


3.      Sabem os mortos alguma coisa do que acontece aos vivos?

Rª: Tu para sempre prevaleces contra ele, e ele passa; mudas o seu rosto, e o despedes. Os seus filhos recebem honra, sem que ele (falecido) o saiba; são humilhados; sem que ele o (falecido) perceba.” Jó 14:20,21.


4.   Sabem os mortos alguma coisa?

Rª: “Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.” Ecl. 9:5.


5.   Então a quem devemos atribuir os milagres realizados por espíritos que se dizem ser nossos amigos mortos?

Rª: “Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios.” Apoc. 16:14.

Nota: “O espiritismo é uma psiconeurose, semelhante à histeria, ou próxima dela, contagiosa e de fácil difusibilidade. O aspecto religioso ou místico não lhe tira o aspecto patológico.” Prof. Austregésilo, catedrático de clínica neurológica da Fac. De Med. do Rio de Janeiro.


6.   Como engana Satanás?

Rª: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” 2ª Cor. 11:14.

Nota: “transfigura em anjo de luz”. A luz é um dos atributos supremos de Deus dos anjos (Mat. 28:2-3; 1 Tim. 6:16; 1 João 1:5; Apoc. 21:23-24). Onde quer que seja que Deus e os seus anjos se apresentem dispersam as trevas (Atos 26:18; 18; Col. 1:13). Satanás era um anjo de luz e o seu nome era Lucifer, que significa “portador de luz” (Isa. 14_12-14; Ez. 28:13-19). A rebelião contra Deus foi o que realmente o transformou em anjo de trevas, assim como os anjos que o acompanharam nessa rebelião. Eles foram condenados ao reino das trevas “eternas” (2 Ped. 2:4; Jud. 6). Obviamente, para enganar ele usa o poder que mantém para agir com obras de contrafação.


7.   Que aviso deixa o apóstolo São Paulo?

Rª: “Não é muito que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça.” 2 Cor. 11:15

 
8.   Qual será um dos últimos dos grandes sinais feitos por esse meio, para arraigar as pessoas no erro?

Rª: “E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.” Apoc. 13:13-14


9.   Que texto da Escritura mostra que Satanás agirá com poder especial e prodígios de engano justamente antes da segunda vinda de Cristo?

Rª: “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira. E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.” 2 Tess. 2:9-10.


10.               Se bem que muitos serão enganados por esses prodígios, e aceitem os falsos cristos que aparecem, que dirão os que houverem conservado amor à verdade, e esperado com paciência a volta de Cristo?

Rª: “E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.” Is. 25:9


11.               Que advertência nos foi feita pelo apóstolo Pedro?

Rª: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” 1 Ped. 5:8.

 
Conclusão: “O povo de Deus não será desencaminhado. Os ensinos deste falso cristo não estão de acordo com as Escrituras … E, demais, não será permitido a Satanás imitar a maneira do advento de Cristo. O Salvador advertiu o Seu povo contra o engano neste ponto, e predisse claramente o modo da Sua segunda vinda. (Mat. 24:24-27) … Não há possibilidade de ser imitada esta vinda. Será conhecida universalmente, testemunhada pelo mundo inteiro.” E.G. White, O Conflito dos Séculos, ps. 676 e 677.