25 de outubro de 2012

Amai a Deus e ao Próximo


Lucas 10: “25  E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26  E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27  E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28  E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29  Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?”
 
Texto bíblico: Tiago 2: 8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
9  Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.
Nota: “se cumprirdes”, (gr. teléo), “realizar perfeitamente” ou “plenamente”. O que completa este “plenamente é o verso 9 “fazeis acepção de pessoas”. Amar o próximo é providenciar plenamente um trato para que este viva como nós vivemos. Se ele é pobre ser tratado com o respeito com que tratamos os ricos, se é pouco instruído deve ser tratado como tratamos o instruído, sem “acepção de pessoas”.
 
Texto bíblico: Filipenses 2: 3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
O apóstolo Paulo reforça este pensamento: “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Romanos 13:10
Pensamento: “O universo é uma câmara de eco na qual você recebe de volta tudo o que dá; e a base da mensagem cristã é: ´Amar para receber amor de volta´” Norman V. Peale.
 
Testo bíblico: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” Mateus 7:12
Nota: “Portanto” (ver Mat. 7:7; cf. Luc. 6:31). A prova da autenticidade da religião é a maneira como o cristão trata os seus próximos (1 João 4:20; cf. Mat. 25:31-46).
A regra de ouro resume a 2ª pedra dos Mandamentos de Deus (1ª pedra refere os primeiros 4, a segunda os 6 últimos mandamentos). Os cidadãos do reino da graça escolhem viver segundo a norma divina e sem dúvida no reino da glória seguirão fazendo-o. A atitude que assumimos para com os nossos próximos é a medida infalível da nossa atitude para com Deus (1 João 3:14-16).
 
Texto bíblico: Colossenses: 3: 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
Nota: “Enquanto for acariciado o ódio no coração, não aí um jota do amor de Deus.” NAV 233
 
Texto bíblico: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E d´Ele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” 1 João 4:20,21.
Nota: “A menos que aceiteis da vossa vida o princípio do amor pronto a sacrificar-se, que é o princípio do Seu carácter, não podeis conhecer a Deus.” MDC 25.
 
Texto bíblico: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” Provérbios 14:12.
 
Conclusão: “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” Judas 21.
 
jcjc