14 de setembro de 2012

Auto-Estima e Alegria

Ok, esqueça esse tipo de “auto-estima” que você ouve falar o tempo todo na TV e em revistas. Isso é bobagem. Auto-estima real é algo que só pode vir de um relacionamento real com Deus. Felicidade, o sentimento de profunda alegria da vida, o sentimento realmente bom a respeito de si mesmo, não vem pelo receber, mas pelo contribuir. Serenidade e autoconfiança também são frutos do relacionamento com Deus. Auto-estima, o seu verdadeiro valor, não é medida pela sua situação financeira, títulos ou troféus.

Você é precioso porque você é uma criação da mais elevada ordem de inteligência (Deus). Se você esquecer a verdadeira fonte de seu grande valor, finalmente você vai experimentar um vazio, uma fome atroz. Não há ouro suficiente, jóias, telefones celulares, TVs de tela grande, ou qualquer coisa material que possa nutrir a alma. O espírito só pode ser preenchido, seguindo os passos de Cristo, dando, não obtendo. Fico muito contente quando as pessoas tornam-se desiludidas! Tenho visto muitas pessoas adquirirem montanhas de bens materiais, mas permanecem miseráveis, com raiva e, muitas vezes, desesperadas. Para mim, a desilusão é um sinal de esperança, porque a desilusão significa literalmente o final da ilusão. Se uma pessoa tem vivido sob a ilusão de que a felicidade vem do “ter”, então a desilusão pode trazer a liberdade do desejo de adquirir!

A fome é um sinal do corpo para ingerir comida. A sede sinaliza uma necessidade de água. Fadiga significa a necessidade de descanso. Da mesma forma muitas vezes sentimos que a nossa falta de felicidade pode ser sanada obtendo algo do mundo. No entanto, a ausência de alegria é remediada apenas através do conselho “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35).

A felicidade é um trabalho interno que consiste em:
- Desiludir-se da idéia que a aquisição de “coisas” seja uma medida de seu valor.
- Lembrar de quem você é realmente (precioso)
- Conhecer sua origem.
- Rir com frequência
- Servir com amor!

O ABC da felicidade e auto-estima

Evite fontes negativas, pessoas, lugares, coisas e hábitos. Acredite em Deus, confie n´Ele. Não adie a alegria! Aprecie o hoje. Ontem é história, amanhã é um mistério, hoje é uma dádiva, é por isso que é chamado de presente. Família e amigos são tesouros escondidos. Desista da raiva que pode estar presa a você. Perdoe, não guarde rancores.

A felicidade é como perfume: você não pode polvilhá-la nos outros sem ter um pouco em si mesmo. Continue a aprender. Aprenda algo novo a cada dia. Seja bem humorado. Faça sorrisos acontecerem. Nunca minta, trapaceie ou roube. Respeite seu cônjuge. Entre em sintonia com Deus para adorá-lo no Seu santo dia, o Sábado. Sempre chegue a um acordo justo. Abra os olhos, e veja a beleza em tudo na natureza. Brinque. Você não para de brincar porque você envelhece, você envelhece, porque você para de brincar. Momentos de silêncio nos dão equilíbrio, aproveite esses momentos para falar com Deus em oração. Leia, estude e aprenda sobre algo novo a cada dia. Leia a Bíblia diariamente. Conte o que Deus tem feito por você para as pessoas. Pare e sinta o perfume das flores. Assuma o controlo do que você pode; lembre-se que Deus está no controle de tudo. Compreenda os outros em primeiro lugar, então busque ser compreendido. Faça os outros felizes!

O que a Bíblia diz sobre Auto-estima e Confiança?

A Timidez pode ser superada por confiar no Espírito Santo. 2 Timóteo 1:7 “Pois Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de força, de amor e de prudência”.

Nossa auto-estima é baseada no valor que Deus coloca em nós. Salmo 8:3-5 “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.”

Salmo 113:7-8 ” Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo.”

Deus nos dá valor e estamos constantemente em Sua mente. Salmo 139:17-18 “Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios! E quão imenso é o número deles! Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.”

Nós somos valiosos. Lucas 12:6-7 “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”

A chave para uma acurada avaliação é conhecer nossa identidade em Cristo. Romanos 12:3 “Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”

Nossa auto-estima deve vir da segurança em jesus. 1 João 4:18 “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

Segurança no meio de desastres naturais. Salmo 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.”

Deus nunca dorme! Salmo 121:2-4 “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.”

Auto estima é saber que estando em Cristo teremos a vida eterna. 1 João 5:11-12 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”