8 de maio de 2012

A Trindade a Pedra de Toque

Porque a apostasia final porá em causa a divindade de Cristo, como parte do nosso estudo é importante estabelecer a base bíblica da Trindade. As controvérsias trinitárias da Igreja primitiva são complexas e demoradas, muitas vezes envolvendo palavras e fórmulas complexas. A raiz do problema parecia estar tentando entender a Trindade de um fundo pagão filosófico em vez de uma sólida base bíblica. Como mencionado em anterior post, os gnósticos pensavam Deus como santo demais para criar um mundo material. Assim, eles viram Jesus e o Espírito Santo, como seres criados ou gerados para realizar esse trabalho de criação, que implicava num estatuto inferior ao Pai.

O problema com esta abordagem é que ela nega dois conceitos fundamentais sobre Deus e a nossa salvação. O primeiro é a nossa compreensão básica de que Deus é amor (1 Jo 4:8). A imagem que obtemos na Bíblia é a de três Pessoas iguais existentes por toda a eternidade numa unidade de amor. O amor não pode existir a menos que hajam outros que possam ser amados [27]. O segundo está relacionado ao primeiro: o sacrifício de Cristo mostra que Deus nos amou tanto que estava disposto a dar Seu Filho, um membro da Divindade para morrer por nós [28]. Uma vez que começamos a minar esta doutrina, toda a base para a expiação está danificada. No Evangelho de João, a unidade da Divindade é revelada: o Filho glorifica o Pai, e o Pai, glorifica o Filho (João 17:1). Jesus também disse que Ele e o Pai são um “(João 10:30) e que o próprio Pai nos ama (João 16:27). O Pai ama o Filho (João 10:17) e o Filho o Pai (João 14:31). Nesta unidade de amor e glória, a expiação assume uma nova luz, o próprio Deus está disposto a pagar o preço pelos nossos pecados, porque Ele nos ama, e este amor é igual ao amor do Pai por Seu Filho (João 15:9). É difícil para nós compreender tal amor:
“que possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus” ( Efésios 3:18-19).

Há muitas provas de que Jesus é igual a Deus, Jesus é referido como o Alfa e o Ómega (Apocalipse 1:10-18; 22:12-13), assim como o primeiro e o último, um título que só pode ser dado a Deus:
“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus” (Isaías 44:6).

O livro de Hebreus dá uma clara evidência da divindade de Cristo, ele diz que os anjos adoram a Jesus, e também se refere a Jesus como Deus:

“E outra vez, ao introduzir no mundo o primogénito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e ceptro de equidade é o ceptro do teu reino” (Hebreus 1:6-8).

No deserto, quando tentado pelo diabo, Jesus deixou claro que só devemos adorar o Senhor Nosso Deus (Mateus 4:10). No entanto, Jesus foi adorado pelos seus discípulos (Mateus 14:33; 28:17). De acordo com a Epístola aos Filipenses, um dia todo joelho se dobrará ao nome de Jesus (Filipenses 2:10-11). Esta é uma prova clara da Sua divindade.

Jesus referiu-se a si mesmo com a expressão “EU SOU” (João 8:58), o que não só se refere à sua pré-existência antes de Abraão, mas também é um título que só pode ser usado por Deus:
“Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:14).

Jesus também disse eu Sou o pão da vida, eu Sou a luz do mundo, eu Sou a porta, eu Sou o bom pastor, eu Sou a ressurreição e a vida, e eu Sou a videira verdadeira (João 6:48; 08:12, 10:09; 10:11, 11:25, 15:1). É evidente que Jesus não só existia antes dEle vir ao mundo (João 17:24), mas Ele é igual a Deus (Filipenses 2:6). Mesmo Ele sendo igual a Deus, estava disposto a se humilhar e se tornar um ser humano, a fim de pagar o preço pelos nossos pecados e nos salvar da morte eterna. Isso demonstra a profundidade do amor de Deus por nós que Jesus estava disposto a descer tão longe e sofrer muito para nos salvar (João 3:16).

O Espírito Santo também é apresentado como uma Pessoa divina, Ele é o outro consolador (da mesma espécie), como o Pai e o Filho:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14:16).

Em grego, a palavra “allos” significa outro da mesma espécie, em vez de um tipo diferente [29]. Portanto, o Espírito Santo é igual ao Pai e ao Filho, Ele é um outro ser como o Pai e o Filho [30].

O Espírito Santo tem uma personalidade: Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30), dá dons como Ele quer (1 Coríntios 12:11), fala e dirige pessoas (Atos 8:29), Ele pode ser enganado (Atos 5:3) e pode ser resistido (Atos 7:51).

A apostasia dos últimos dias vai sutilmente negar a divindade de Jesus e colocá-O em pé de igualdade com anjos ou outros seres “espíritos” [31], como os gnósticos fizeram. Apesar de Jesus ser o único que pode salvar-nos (Atos 2:21), muitos salvadores ou mediadores serão apresentados. O homem vai se tornar seu próprio salvador, e voltar-se para o engano original “sereis como deuses” (Génesis 3:5). Pessoas afirmarão ter poderes dentro de si para curar [32] e fazer milagres, e Jesus será reduzido ao estatuto de um curandeiro [33]. No entanto, o poder desses curandeiros não se origina dentro deles, mas de forças demoníacas, segundo as Escrituras. O resultado desse ensino será um corte da vida da videira verdadeira, uma espiritualidade seca e, finalmente, escuridão, confusão, ilusão e destruição. No entanto, não é que não possa haver cura verdadeira do Senhor, como aconteceu no Pentecostes, em tais casos o poder não é atribuído às pessoas, mas atribuído ao próprio Deus (Atos 3:12). Os discípulos nunca alegaram ter poder dentro de si para curar as pessoas; mas sempre atribuíam esse poder a Deus.

A filosofia que, de alguma forma somos divinos é atraente para a mente natural, porque é lisonjeiro pensar em si como possuindo poderes sobre-humanos. Mas isso é uma contradição do que a Bíblia diz sobre a humanidade, que o coração humano é mau e rebelde contra Deus (Jeremias 17:9, Romanos 3:10-18), para não mencionar que pensar em si mesmo como um ser divino é blasfémia (At. 12:22-23)! A menos que compreendamos nossa verdadeira condição, não podemos ser salvos. No livro do Apocalipse, a igreja de Laodiceia representa a fase final da igreja nos últimos dias [34]. Ela acha que é rica e não precisa de nada, mas Deus lhe diz que ela é pobre, cega e nua (Apocalipse 3:17). Deus nos oferece colírio para que possamos ver nossa verdadeira condição, e vestes brancas para cobrir nossa nudez e ouro para nos fazer ricos (Apocalipse 3:18). Ele pode nos ajudar a discernir a verdade do erro, para ver que precisamos de um Salvador, Ele pode nos dar o manto da justiça de Cristo e o ouro do amor e da fé [35], em contraste com as riquezas do mundo que perecem (Mateus 6:19-20 ).

Jesus está à porta e bate (Ap 3:20), esperando por nossa resposta para deixá-lo entrar. Ele espera pacientemente, batendo com Suas mãos perfuradas e coroa de espinhos na cabeça. Se nós o deixarmos entrar, devemos também estar dispostos a deixá-lo limpar o lixo em nossas vidas. Este é um dos mais tocantes apelos nas Escrituras, você vai deixá-Lo entrar?