11 de maio de 2012

Salvação Somente por Cristo


“O crente não precisa apenas de perdão do pecado, mas de poder para vencer o domínio do pecado. O plano de salvação abrange, pois, o Calvário e o Pentecostes.” A.B.Langston

1. Para que fim veio Cristo ao mundo?
"Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" (I Tim. 1:15).

2. Por que foi Ele chamado "Jesus"?
"Ela dará à luz um Filho e Lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles!” (S. Mat. 1:21).

3. Haverá salvação mediante algum outro?
"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos!” (Atos 4:12).

4. Por intermédio de quem somos reconciliados com Deus?
"Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação" (II Cor. 5:18 e 19).

5. Que Se fez Cristo por nós, e com que propósito?
"Àquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus!” (II Cor. 5:21).

6. Quanto dependemos de Cristo para a salvação?
"Eu sou a videira, vós os ramos... sem Mim nada podeis fazer!” (S. João 15:5).

7. Quais as três características essenciais se encontram em Cristo como Salvador?

Divindade:
"Mas acerca do Filho: O Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre" (Heb. 1:8, primeira parte).

Humanidade:
"Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" (Gál. 4:4).

Sem pecado:
"O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em Sua boca" (I S. Ped. 2:22).

8. Como mostrou Cristo pelas Escrituras que o prometido Salvador do mundo tanto devia ser divino como humano?
"Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: Que pensais vós do Cristo? de quem é Filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-Lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos debaixo dos Teus pés? Se Davi, pois, Lhe chama Senhor, como é Ele seu filho?" (S. Mat. 22:41-45).
Nota:
Comentou alguém esta importante verdade concernente à união do divino com o humano em Cristo, assim: "A divindade necessitava da humanidade para que a esta proporcionasse um meio de comunicação entre Deus e o homem. O homem necessita de um poder fora e além de suas forças, que o restaure à semelhança de Deus. Deve haver um poder que opere inteiramente, uma nova vida de cima, antes de o homem poder passar da pecaminosidade para a santidade. Esse poder é Cristo."

9. Que dois fatos testificam da união da divindade com a humanidade em Cristo?
"Com respeito a Seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi, e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor!” (Rom. 1:3 e 4).

10. Que grau atingiu a vitória de Cristo sobre a morte?
"Não temas; Eu sou o primeiro e o último, e Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno!” (Apoc. 1:17 e 18). Ver Atos 2:24.

11. Até que ponto chega a salvação alcançada em Cristo?
"Por isso também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Heb. 7:25).

12. O que devemos fazer, tendo um tal Salvador?
"Graças a Deus pelo Seu dom inefável" (II Cor. 9:15).