13 de maio de 2012

CRISTO O CENTRO DA BÍBLIA

1. Quem, disse Moisés, haveria o Senhor de suscitar?
"O Senhor teu Deus te suscitará um Profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim: a Ele ouvirás" (Deut. 18:15). Ver também v. 18.
2. Que uso desta profecia, pelo apóstolo S. Pedro, mostra referir-se ela a Cristo?
"Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um Profeta semelhante a mim... E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias!” (Atos 3:22-24).
3. Em que linguagem predisse Isaías o nascimento de Cristo?
"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um Filho, e Lhe chamará Emanuel" (Isa. 7:14, última parte).
4. Com que acontecimento se cumpriu esta profecia?
"Ora, tudo isto aconteceu, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel [que quer dizer: Deus conosco]" (S. Mat. 1:22 e 23).
5. Onde deveria nascer o Messias?
"E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti Me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Miq. 5:2).
6. Quando nasceu Jesus?
"Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes!” (S. Mat. 2:1, primeira parte).
7. Sob que símbolo admirável foi Ele profetizado por Balaão?
"Uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um ceptro que ferirá as têmporas de Moabe, e destruirá todos os filhos de Sete" (Núm. 24:17, última parte).
8. Em que texto das Escrituras aplica Cristo a Si esse mesmo símbolo?
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a brilhante estrela da manhã'' (Apoc. 22:16).Ver também II S. Ped. 1:19; Apoc. 2:28.
9. Que profecia se cumpriu na matança das crianças de Belém?
"Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente, e mandou matar todos os meninos de Belém, e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara os magos. Então se cumpriu o que fora dito, por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Rama, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem" (S. Mat. 2:16-18).

10. Como devia ser anunciado o primeiro advento de Cristo?
"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus" (Isa. 40:3).
11. Em quem se cumpriu essa profecia?
"Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu?... Eu sou voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías" (S. João 1:19-23).
12. Como devia Cristo ser recebido por Seu próprio povo?
"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dEle não fizemos caso'' (Isa. 53:3).
13. Como é relatado o cumprimento desta profecia?
"Estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dEle, mas o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam!” (S. João 1:10 e 11).
14. O que foi predito da pregação de Cristo?
"O Espírito do Senhor Deus está sobre Mim, porque o Senhor Me ungiu, para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-Me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados" (Isa. 61:1).
15. Que aplicação dessa profecia fez Jesus?
"Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-Se para ler. Então Lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre Mim, pelo que Me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos... Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir" (S. Luc. 4:16-21). Ver S. Luc. 7:19-22.

16. Como, segundo a profecia, deveria Cristo portar-Se quando oprimido?
"Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a Sua boca” (Isa. 53:7).
17. Quando acusado por Seus inimigos perante Pilatos, como recebeu Cristo as acusações?
"Então Lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações Te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o imperador" (S. Mat. 27:13 e 14).
18. Que profecia predisse a sorte que seria lançada sobre as vestes de Cristo na crucifixão?
"Repartem entre si as Minhas vestes, e sobre a Minha túnica deitam sortes!” (Sal. 22:18).
19. Que relato bíblico cumpre essa profecia?
"Depois de O crucificarem, repartiram entre si as Suas vestes, tirando a sorte" (S. Mat. 27:35).

20. O que foi predito quanto à maneira como seria tratado quando sobre a cruz?
"Por alimento Me deram fel, e na Minha sede Me deram a beber vinagre!” (Sal. 69:21).
21. O que foi oferecido a Cristo na crucifixão?
"Deram-Lhe a beber vinho com fel; mas Ele, provando-o, não o quis beber" (S. Mat. 27:34). Ver também S. João 19:28-30, e o estudo “Nosso Modelo”.
22. Com quem, disse o profeta Isaías, seria Cristo sepultado?
"Designaram-Lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na Sua morte" (Isa. 53:9, primeira parte).
23. Com quem foi Cristo crucificado?
"E foram crucificados com Ele dois ladrões, um à Sua direita e outro à Sua esquerda" (S. Mat. 27:38).
24. Quem cuidou do corpo de Jesus depois de ser tirado da cruz?
"Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José – Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. ... E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho, e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha" (S. Mat. 27:57-60).
25. Que incidente na vida de um notável profeta foi indicado como sendo o tempo da permanência de Cristo na sepultura?
"Ele replicou: Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, excepto o sinal do profeta Jonas. Pois, como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra" (S. Mat. 12:39 e 40, A Bíblia de Jerusalém).
26. Que profecia prediz a vitória de Cristo sobre a morte?
"Pois não deixarás a Minha alma na morte, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção" (Sal. 16:10).