3 de abril de 2012

Nosso Ajudador e Amigo

“A amizade é uma responsabilidade, não uma oportunidade.” Eleanor Doan
“Precisas de um amigo que te ajude em todas as ocasiões, e aponto-te a Jesus como teu Amigo e Auxiliador.” Olhando para o Alto, 1983 MM., p. 389

1. Que foi aberto, mediante Cristo, para a casa de David?
Rª: “NAQUELE dia haverá uma fonte aberta para a casa de David, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia.” Zac. 13:1
Nota: Este texto bíblico faz referência clara ao dia do Messias (12:10). A vinda do Redentor chamaria de forma muito especial a atenção dos homens para as medidas tomadas por Deus para eliminar o pecado. Houve sempre um manancial aberto. Os homens puderam obter o perdão mediante a fé no Salvador vindouro. Mas tinham desprezado o terno convite.
2. Quem levou os nossos pecados, e está pronto a ajudar-nos?
Rª: “Eu que falo em justiça, poderoso para salvar.” Is. 63:1b

3. Para que veio Cristo a este mundo?
Rª: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10.
Nota: Seria de esperar nesta frase do nosso Amigo o seguinte “os que se haviam perdido”, ou seja todos os pecadores. Jesus, não só veio para resgatar o homem, mas também a tudo o que se perdeu por causa do pecado do homem. O mundo será restaurado à sua formosura edénica e será habitado por uma raça sem pecado, tudo o que foi perdido também será renovado (ver Atos 3:21).
4. Mediante que Se tornou Cristo um completo e perfeito Salvador?
Rª: “Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.” Heb. 2:10

5. Por causa disso que pode Cristo fazer?
Rª: “Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Heb. 2:18
Nota: “sendo tentado” (peirázõ), “examinar”, “provar”, “tentar” (ver Mat. 4:1). A natureza humana de Cristo sentiu toda a força da tentação. De outra forma não teria compreendido a terrível luta do pobre pecador que abruptamente tentado a render-se. Cristo foi tentado em tudo “como nós” (Heb. 4:15).
O deserto, o Getsémani e o Gólgota revelam até que ponto sofreu Cristo resistindo à tentação. Assim, Cristo é o único capaz de nos ajudar, ser nosso amigo e Ajudador.

6. Até que pondo é Ele eficiente como Salvador?
Rª: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo para interceder por eles.” Heb. 7:25.
Nota: “perfeitamente” (gr, pantelés), “completamente”, “para sempre”. Cristo salva perfeitamente e também para sempre, o Seu poder é perfeito para salvar. Ele é o Único que pode realmente salvar perfeitamente.

7. De que é Ele capaz de guardar-nos?
Rª: ” Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém” Judas 24,25.

8. Que chama Ele aos que O aceitam?
Rª: “Já não chamarei servos … mas tenho-vos chamado amigos.” João 15:15.

9. Que espécie de amigo é Ele?
Rª: “Há amigo mais chegado do que um irmão.” Prov. 18:24
Pensamento: “Um irmão
pode não ser um amigo; mas um sincero amigo sempre será um irmão.” Benjamin Franklin

10. Qual é a prova de um verdadeiro amigo?
Rª: “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão.” Prov. 17:17.
Conclusão: A característica do verdadeiro amigo é a sua lealdade permanente nas dificuldades, como se estivesse ligado por vínculos familiares. Cristo está ligado por estes vínculos, creia que está mesmo!