1 de abril de 2012

Jesus é o Filho. Que Filho?


O que na verdade poderia ser Jesus? Um profeta, ou anjo, ou quem sabe até mesmo mais uma criatura que veio à existência como qualquer ser humano? As especulações são muitas, parece que com o relativismo na alta, o jeito é cada um criar a sua própria teologia e ideia até mesmo sobre a Divindade de Jesus.

Algumas igrejas acreditam que Jesus foi apenas um profeta, outros acreditam que Jesus foi apenas mais um guru super dotado. Outros ainda crêem que Jesus foi apenas a encarnação de algum grande Saint German.

Mas o que de fato foi e é Jesus perante a Escritura? O que realmente ensina as Escrituras a este respeito? Como podemos entender com clareza sem ter o pressuposto medo de errar? Com tanta gente a opinar de formas tão diferentes, em quem poderemos crer e confiar? Resposta: “Num assim diz o Senhor.”
João 5:39 - "Examinais as escrituras, pois julgai ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim." Somente podemos confiar em duas coisas. 1º nas escrituras. 2º somente em Jesus.

Diante de tantas convicções pelo mundo afora, convido o leitor a crer na única fonte de verdade que existe, a BÍBLIA. Confie somente no ESTÁ ESCRITO.

1 Coríntios 4:6 "Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito";

O conselho prático é este, de que não devemos ir além do que está escrito.
Abaixo está uma relação dos principais textos inspirados para o nosso ensino. Lembre-se meu caro estudante da escritura, não ir além do que está escrito. Portanto, seguindo esta regra de 1º Cor. 4:6 tire as suas conclusões.

1º João 5:20 - "Sabemos mais, que o Filho de Deus veio, e que nos deu entendimento, para que conheçamos o verdadeiro; e nós estamos no verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."

2º Colossenses 2:9 - "Porquanto, Nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade."

3º Filipenses 2:6 - "Pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;"

4º São João 5:18 - "Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus."

5º João 14:8 - "Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta." João 14:9 - "Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"

6º João 20:28 - "Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!"

7º Miqueias 5:2 - "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há-de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade".

8º Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

9º João 1:1-3 - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

10º Colossenses 1:15-17 - " O qual é imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; Porque Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele."

Mesmo com textos tão claros acima, receberei e-mails de pessoas descontentes tentando provar que tais textos mencionados não reflectem por completo a ideia da Divindade de Cristo. Mas gostaria que atentassem para dois outros versos que nos ajudarão a entender ainda mais o significado de cada texto citado acima.

Eclesiastes 7:12 - "e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu."
Como apresentado neste verso, o espírito volta para Aquele havia dado, DEUS.

Seguindo este raciocínio, veja o que a própria Bíblia diz em Atos 7:59 - "Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito."

Comparando os dois versos perceberemos que a Bíblia pela orientação do Espírito Santo tratou Jesus dessa forma, como sendo um ser Divino. Os contextos gerais fazem esta aplicação, Jesus sendo Deus, Jesus sendo Divino, Jesus sendo o Pai, Jesus sendo o Autor da vida, Jesus sendo a própria vida, Jesus sendo o caminho, Jesus sendo a verdade, Jesus sendo o único meio de redenção, Jesus sendo a porta, Jesus sendo a luz dos homens, Jesus sendo omnipotente, omnipresente e omnisciente, Jesus sendo o alfa e o ómega, Jesus sendo o princípio e o fim, etc, etc, etc......

Meu querido, Jesus é o Deus que encarnou-se, Cristo antes da encarnação era Deus em Sua plenitude, quando encarnado era Deus sem seus atributos e quando glorificado no céu após a ressurreição continuou sendo o mesmo Deus em Sua verdadeira plenitude. Agora entender como pode um só Deus ser três ao mesmo tempo, me desculpe, mas minha mente finita não entende mas sabe que é possível e crê pela fé na autoridade da escritura ao assim nos ensinar.

Não sei explicar cientificamente como foi aberto o mar vermelho, não sei explicar cientificamente como os muros de Jericó foram destruídos, não sei explicar cientificamente como tudo veio à existência em apenas 7 dias, assim, também não sei explicar cientificamente como é a natureza da Divindade. O que me importa é que a Divindade existe, que os céus existem, que a terra existe, que a vida existe, e mais ainda, que eu existo. Isto para mim basta.