21 de março de 2012

CONFISSÃO E PERDÃO DOS PECADOS

Introdução: A consciência pura é tão alegre que alegra os males da vida.

1- Qual é a instrução divina concernente à confissão do pecado?
(Números 5:6-7) - Dize aos filhos de Israel: Quando o homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o SENHOR, tal alma culpada é. E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado.
2- Quão fútil é procurar esconder o pecado de Deus?
(Hebreus 4:13) - E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
3- Que promessa é feita aos que confessam os seus pecados?
(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
4- Quais são os diferentes resultados de encobrir ou confessar os pecados?
(Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

5- Exige Deus que sejamos específicos na confissão dos nossos pecados?
(Levítico 5:5) - Será, pois, que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou.
Comentário: A confissão verdadeira tem carácter específico e faz distinção de pecados. Esses pecados podem ser de natureza que devam ser apresentados a Deus únicamente; pode ser uma falta cometica contra alguém em particular, deve ser confessada à pessoa ofendida; ou podem ser de carácter público, devendo neste caso ser confessadas na presença das pessoas ofendidas. Toda a confissão, porém, deve ser definida e sem rodeios, reconhecendo justamente os pecados dos quais se é culpado.

6- Qual foi a experiência de David?
(Salmos 32:5) - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)

7- Em Quem colocava David a esperança do perdão?
(Salmos 51:1) - TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
8- Qual é a condição para Deus perdoar?
(Isaías 55:7) - Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

9- Quando o filho pródigo, da parábola, se arrependeu e voltou ao lar, que fez o pai?
(Lucas 15:20) - E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
10- O que acontece no Céu, quando um pecador se arrepende?
(Lucas 15:10) - Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

11- Qual é o único pecado que não tem perdão?
(Mateus 12:31,32) - Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
Nota: O pecado contra o Espírito Santo é aquele que o pecador realmente não se arrepende e morre com esse pecado no coração.

12- A que somos exortados pelo facto de termos sido perdoados?
(Efésios 4:32) - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

13- Qual é a condição em que se encontra os que têm os pecados perdoados?
(Salmos 32:1,2) - BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.

Quando Deus perdoa, Ele esquece, e pede que nos perdoemos a nós próprios e que esqueçamos o passado.