23 de dezembro de 2011

A NOVA JERUSALÉM

“Na cidade de Deus "não haverá noite". Ninguém necessitará ou desejará repouso. Não haverá cansaço em fazer a vontade de Deus e oferecer louvor a Seu nome. Sempre sentiremos a frescura da manhã, e sempre estaremos longe de seu termo. "Não necessitarão de lâmpada nem de luz do Sol, porque o Senhor Deus os alumia." Apoc. 22:5. A luz do Sol será sobrepujada por um brilho que não é ofuscante e, contudo, suplanta incomensuravelmente o fulgor de nosso Sol ao meio-dia. A glória de Deus e do Cordeiro inunda a santa cidade, com luz imperecível. Os remidos andam na glória de um dia perpétuo, independentemente do Sol.” O Grande Conflito, pág. 676.
1. Qual foi uma das promessas de Cristo aos discípulos, ao apartar-Se deles?
Rª: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2
Nota: “casa do meu Pai”, é uma linda figura para se referir ao céu. A palavra traduzida por “casa” (gr. Oikia) também pode ser traduzida como “lar”.
2. Que diz S.Paulo que Deus preparou para o Seu povo?
Rª: “Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” Heb. 11:16.
3. Onde está a cidade e como é chamada?
Rª: “Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.” Gál. 4:26.
4. Que esperava Abraão?
Rª: “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” Heb. 11:10.
5. Como viu João (visão Apocalipse) essa cidade?
Rª: “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” Apoc. 21:2.
Nota: (ler Apoc. 21:14-18).
6. Por que não necessitará esta cidade de Som nem da Lua?
Rª: “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.” Apoc. 21:23-24 (ver Apoc. 22:5; Isaías 60:19,20).
7. Quando essa cidade for a capital da nova Terra, qual será a condição do povo de Deus?
Rª: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apoc. 21:4.
8. Que há e mambas as margens do rio?
Rª: “No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apoc. 22:2.
Nota: A árvore da vida que Adão perdeu com a transgressão, será restaurada por Cristo. O acesso a essa árvore constitui uma das promessas feitas aos vercedores. Apoc. 2:7. O dar ela doze espécies de frutos, sendo uma nova espécie cada mês, sugere uma razão por que, na nova Terra, “desde uma Lua nova até à outra,” “desde um sábado até ao outro,” toda a carne irá perante Deus para adorá-Lo, como estã escrito em Isaías 60:22,23.
9. Que privilégio terão os que ali entrarem?
Rª: “E verão a Seu rosto.” Apoc. 22:3,4.
Deus o abençoe com o desejo ferveroso de ver o Seu rosto e de habitar a Nova Jerusalém. Amém.
Pr. José Carlos Costa