4 de novembro de 2011

HOMICIDAS DE AFECTOS

6º e 7º Mandamentos (DEZ MANDAMENTOS)

CITAÇÕES E TEXTOS PARA DEBATE (Textos e comentários aos mesmos)
Êxodo 20:
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
• Já viveu algum momento, em que se apercebeu do poder que as suas palavras tiveram, para o bem ou para o mal?
• Que atitudes pode tomar individualmente ou em família, para que a pureza e a fidelidade sejam preservadas no vosso lar?
Tiago 3:1- 12 –
“…Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. …Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. … A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza,… Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. …Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.”

Nota: Versículo 2 - “se alguém não tropeça em palavras,” ou seja, pessoa “prudente”; “sensata”. Os homens mais idosos da igreja deveriam ser respeitados pelos seus sábios conselhos. Quando alguém deseja ser submisso a Deus, um conselho tal não deve ser tomado de forma ligeira.
O contexto deste texto bíblico é o de “todos respeitarem todos”. Uma palavra ou atitude descordenada pode ferir mortalmente.
Levíticos 19: 16 - Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.
Nota: “Não andarás com mexericos…”. Quer dizer, a propagar rumonores maliciosos, ou porque não são seguros, ou porque prejudicam a pessoa implicada. Os rabinos ensinavam que eram três os pecados que fariam com que o homem perdesse o mundo futuro: idolatria, incesto e homicídio, mas a calúnia era piores que os três juntos porque matava três pessoas ao mesmo tempo: o caluniador, o caluniado e o ouvinte. É mais violento que uma espada de dois gumes.
Mateus 12:33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Ver – Provérbios 13:3; Mateus 5:27-32.