7 de outubro de 2011

A REBELIÃO E QUEDA DE LÚCIFER

Lúcifer, o portador de luz, era o mais sábio e poderoso dentre todos os anjos de Deus. Tão sábio e poderoso que desejou ser semelhante ao Senhor. Como um ser criado, que era, não poderia ser admitido nos conselhos da divindade, como desejava, prerrogativa apenas do Ser supre mo e Criador: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Imaginando poder ser igual ao Filho de Deus, em Quem não podia já divisar sabedoria, glória e poder superiores aos que possuía, corrompeu-se a sua perfeição e irrompeu em rebe lião contra Deus e o Seu governo universal.

A Escritura Sagrada revela, referindo se à sua rebelião, queda e futura destruição: As¬sim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida,cheio de sabedoria, perfeito em formosu ra. Estavas no Éden, Jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura... a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que fos te criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lan çarei profanado fora do monte de Deus, e te fa rei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lan cei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela in justiça do teu comércio profanaste os teus san tuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos dos que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre (Ezequiel 28:12-19). Como caíste do Céu, ó estrela da ma nhã, filha da alva! Como foste lançado por ter ra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no mon te da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.

Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, con tudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo (Isaías 14:12-15).

Ao rebelar-se Lúcifer contra Deus e o Seu governo, foi expulso das cortes celestiais, do lu gar de onde o Universo é governado, após rejeitar todas as oportunidades oferecidas pela misericór dia de Deus para voltar atrás. Transformou se em Satanás o adversário de Deus, colocando em seu coração o intento de transtornar o governo de Jeová, o Senhor dos Exércitos. Passou, então, da condição de mais exaltado dentre todos os anjos, a inimigo declarado de Seu governo e de Seus princípios eternos e santos, tendo levado em sua rebelião a terça parte de todos os anjos do Se nhor (Apocalipse 12:7-9).
Textos Bíblicos:
1. Com quem se originou o pecado?
Rª: 1ª João 3:8
Nota: Sem a Bíblia, a questão da origem do mal permaneceria inexplicável.
2. Desde quando é o Diabo assassino?
Rª: João 8:44
3. Qual é a relação do Diabo com a mentira?
Rª: João 8:44.
4. Foi Satanás criado pecador?
Rª: Ezequiel 28:15.
5. Que declaração de Cristo parece atribuir a Satanás a responsabilidade pela origem do pecado?
Rª: Mateus 25:41.
6. O que levou o Diabo ao pecado, rebelião e queda?
Rª: Isaías 14:13,14.
7. Em contraste com o orgulho e exaltação própria ostentados por Satanás, que espírito manifestou Cristo?
R: Filipenses 2:6-8.
8. Depois do homem ter pecado, como manifestou Deus o Seu amor e boa vontade em perdoar?
Rª: João 3:16.
Nota: Visto Deus, que é amor e tem prazer na misericórdia, e que não muda, ter oferecido e concedido um período de graça para o homem quando pecou, não é senão razoável concluir que semelhante proceder foi seguido no tocante aos seres celestiais que primeiro pecaram, e somente os que persistiram no pecado, e se declararam em aberta revolta e rebelião contra Deus e o seu governo do Céu, foram finalmente expulsos dali. (ver Apocalipse 12:7-9).