31 de outubro de 2011

IDÓLATRAS OU FILHOS DE DEUS

2º e 3º Mandamentos
(Resumo do tema apresentado "Grupos Familiares")
PERGUNTAS E TEXTOS PARA DEBATE
• A prática da minha adoração a Deus tem estado de acordo com o que a Bíblia ensina?
• Os meus pensamentos, palavras e acções comprovam que sou filho de Deus?

Êxodo 32:15-35 ler
Nota: Moisés recebe as tábuas da Lei escritas pelo próprio Deus, quando descia com os mandamentos encostados ao peito encontrou a meio da montanha Josué. Descendo começaram a ouvir “alarido” no arraial onde se encontrava o povo.
Ver o versículo 19 – “Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças,…” As cerimónias religiosas da maioria das nações da antiguidade incluiam danças como parte do culto. Entre os hebreus, as danças eram por vezes solenes e dignas, como a dança de David (2ª Samuel 6:14), e outras era de caráter festivo (Êxodo 15:20). Entre os pagãos e especialmente entre as religiões orientais as danças tinham um caráter indigno (sensual) e lascivo. Era a este tipo de dança que se tinham entregue os israelitas, o que explica a tremenda ira de Moisés. Era idolatria da pior espécie. Por esta razão não é estranho que tenha lançado as tábuas ao solo. Ao fazê-lo indicava assim como eles tinham quebrado o pacto com Deus, assim também Deus tinha quebrado o Seu pacto com eles (Deut. 9:17).

1ª Tessalonicenses 1:9 “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro.”

Nota: O Apóstolo Paulo recebeu informações relativas à grande mudança de vida que se tinha operado no coração dos Tessalonicenses e isto graças ao ministério de Paulo quando ali tinha estado. Paulo acabara de regressar de Atenas, onde “o seu espírito se revoltava em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.” (Atos 17:16); por esta razão, ficou muito impressionado pela forma como os tessalonicenses tinham abandonado os seus ídolos e entregue o coração ao verdadeiro Deus. Só Deus merece adoração e culto.

1ª João 5:21 “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.”
Nota: “guardai-vos” – O Salvador cuida dos Seus filhos (v. 18), mas o Apóstolo destaca a responsabilidade que tem o crente de guardar a sua alma. Se o não faz, o cuidado de Cristo será em vão (1ª Cor. 16:13).
“Idolos” – quer dizer, todas as imagens falsas, sejam elas materiais ou mentais, que impeçam o crente de uma genuína adoração ao Único Deus verdadeiro.