23 de outubro de 2011

HAVERÁ ALGO EM QUE CONFIAR?

Nestes tempos de moralidade dúbia – Quando biliões são fraudulentamente desviados, quando confiáveis líderes espirituais se provam falsos, quando a mentira parece ser a regra geral na política, quando aqueles em quem mais confiamos são os que mais nos magoam e enganam. Há qualquer coisa em que você pode confiar? Sim! Você pode confiar plenamente na Bíblia! Porquê? Basta olhar as evidências. Já sabe como funciona, nós perguntamos e a Bíblia responde.
1. O que afirma a Bíblia sobre si mesma?
A Bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16). “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). “a Escritura não pode ser anulada” (João 10:35).
Nota: Ela afirma ser inspirada. Ela foi escrita por homens que foram guiados pelo Espírito Santo. Não pode ser anulada ou provada falsa.
2. Como demonstrou Jesus a Sua confiança e crença nas Escrituras?
Jesus disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem”. “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”. “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mateus 4:4, 7, 10). “A tua palavra é a verdade” (João 17:17).
Nota: Jesus citou as Escrituras quando encontrou as tentações de Satanás. Ele também afirmou que a Bíblia é a verdade (João 17:17). Com freqüência, Jesus citou as Escrituras como autoridade para a verdade que Ele estava ensinando.
3. As profecias da Bíblia confirmam a sua inspiração?
“Eu sou o Senhor…novas coisas eu vos anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir” (Isaías 42:8, 9). “Eu sou Deus … que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam” (Isaías 46:9, 10).
Nota: As predições da Bíblia de coisas à aconter no futuro confirmam a inspiração das Escrituras quando se cumprem. Observe os seguintes exemplos de profecias cumpridas da Bíblia:
A. Surgimento de quatro impérios mundiais: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma (Daniel capítulos 2, 7, 8).
B. Ciro haveria de conquistar a Babilônia (Isaías 45:1-3).
C. Após a destruição da Babilônia, ela jamais seria habitada novamente (Isaías 13:19, 20; Jeremias 51:37).
D. O Egito nunca mais teria uma posição de liderança entre as nações (Ezequiel 29:14, 15; 30:12, 13).
E. Calamidades sacudiriam a Terra e trariam temor em relação ao fim dos tempos (Lucas 21:25, 26).
F. A degeneração moral e o declínio da espiritualidade nos últimos dias (2 Timóteo 3:1-5).
4. Podemos esperar respostas científicas precisas na Bíblia?
A Bíblia diz: “A tua palavra é a verdade desde o princípio” (Salmo 119:160). “O Espírito… Vos guiará a toda a verdade.” (João 16:13).
Nota: Sim, a Bíblia é verdadeira. O Espírito Santo, que guiou os escritores da Bíblia, fala sempre a verdade. Aqui estão algumas afirmações da Bíblia que foram confirmadas pela ciência:
A. “Ele… suspende a terra sobre o nada” (Jó 26:7). Este fato científico é de Jó, o mais antigo livro da Bíblia.
B. “Ele… Está assentado sobre o círculo da terra” (Isaías 40:22). A Bíblia disse que a terra era redonda séculos antes do homem descobrir.
C. “regulou o peso dos ventos” (Jó 28:25). Muito antes de os cientistas saberem disso, Deus disse que o ar tem peso. “…nele [Jesus] subsistem todas as coisas” (Colossenses 1:17). A palavra “subsiste” aqui significa literalmente “se mantém juntas” ou em “coesão”. Esta é a resposta para a inquietante pergunta de físicos nucleares sobre o átomo. O verdadeiro mistério do átomo não é o seu incrível poder, mas “Por que não se decompõem ou se desintegra?” A ciência diz que deveria desintegrar-se, mas não é assim. Alguns cientistas se maravilham ante essa força desconcertante completamente desconhecida para eles, a qual não permite que o átomo se desintegre. A Bíblia diz que esse poder provém do Criador, o próprio Deus.
5. Estão os princípios bíblicos de saúde em sintonia com o século XXI?
Resposta:
A. Cobrir os dejetos humanos com terra (Deuteronômio 23:12, 13).
O Mandato bíblico dos tempos de Moisés em relação aos resíduos humanos serem enterrados, estava uns 3500 anos à frente dos princípios de higiene e provavelmente salvaram milhares de vidas do povo judeu. Se não observassem os princípios corretamente poderiam surgir graves problemas de saúde.
B. “não nos prostituamos” (1 Coríntios 10:8). A palavra “prostituir” aqui significa todos os tipos de conduta sexual imoral. Não haveria epidemia de AIDS, se este conselho bíblico fosse obedecido, nem o aborto seria o escândalo internacional que é hoje.
C. Fique longe das bebidas alcoólicas (Provérbios 23:29-32).
Se esta solução bíblica extremamente eficaz fosse implementada, pense no que isso significaria:
1. Milhões de alcoólicos se tornariam cidadãos sóbrios e respeitáveis.
2. Milhões de família seriam reunidas.
3. Milhões de lares desfeitos seriam restaurados.
4. Milhões de mortes no trânsito seriam evitadas.
5. Líderes do governo, empresários e profissionais tomariam decisões acertadas.
6. Bilhões de dólares estariam disponíveis para uso humanitário.
Nota: Deus não somente nos diz como triunfar com alegria em meio aos problemas angustiantes de hoje, mas Ele também nos dá o poder milagroso para fazê-lo (1 Coríntios 15:57, Filipenses 4:13, Romanos 1:16). Os princípios bíblicos de saúde são relevantes e desesperadamente necessários, mas poucos são os que prestam atenção neles. (Para mais informações sobre saúde, consulte o Guia de Estudo 13).
6. As afirmações históricas da Bíblia são elas precisas?
A Bíblia diz: “Eu, o Senhor falo a verdade, eu declaro o que é certo.” (Isaías 45:19, RSV).*
Nota: Sim, as declarações históricas da Bíblia são exatas. O que Deus diz em seu livro é verdadeiro. Às vezes, temporariamente, evidências não podem ser encontradas para justificar certos fatos históricos da Bíblia, mas com o tempo as provas acabam surgindo. Observe o seguinte:
A. Por anos os céticos disseram que a Bíblia não era confiável porque ela cita a nação hitita (Deuteronômio 07:01) e cidades como Nínive (Jonas 1:1, 2) e Sodoma (Gn 19:1), que eles negam terem existido. Mas agora a arqueologia moderna confirmou que as três existiram realmente.
B. Os críticos também disseram que a Bíblia mencionava reis como Belsazar (Daniel 5:1) e Sargão (Isaías 20:1), os quais segundo eles nunca existiram. Mais uma vez, foi agora confirmado que eles existiram realmente.
C. Os céticos disseram também que o registro bíblico de Moisés não era confiável porque mencionam a escritura (Exodo 24:4) e veículos com rodas (Exodo 14:25), que supunham ser inexistentes. Hoje sabemos que não é assim.
D. Ao mesmo tempo os 39 reis de Israel e Judá que reinaram durante o reino dividido apareciam somente no registro bíblico, assim os críticos acusaram de terem sido fabricados. Mas, então, os arqueólogos encontraram registos cuneiformes que mencionavam muitos desses reis e, mais uma vez, a Bíblia foi provada precisa. Os críticos têm sido repetidamente desmentidos, conforme novas descobertas surgem confirmando a existência de pessoas, lugares e eventos. Vai ser sempre assim.
* Versão Padrão Revisada da Bíblia (C) 1946, 1952, 1971 pela Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos EUA. Usado com permissão.
7. Um dos maiores milagres da Bíblia é a sua unidade. Por favor, pondere os seguintes fatos surpreendentes:
A. Os 66 livros da Bíblia foram escritos:
1. Em três continentes.
2. Em três idiomas.
3. Por cerca de 40 pessoas diferentes (reis, pastores, cientistas, advogados, um general do exército, pescadores, sacerdotes, e um médico).
4. Durante um período de cerca de 1.500 anos.
5. Sobre os assuntos mais controversos.
6. Por pessoas que, na maioria dos casos, nunca se conheceram.
7. Por autores cuja formação e experiência eram muito diferentes.
B. No entanto, embora pareça totalmente inconcebível;
1. Os 66 livros mantém uma grande harmonia entre si.
2. Muitas vezes, novos conceitos sobre um tema são expressos, mas esses conceitos não contradizem o que outros escritores da Bíblia disseram sobre o mesmo assunto.
C. Algo surpreendente
Peça às pessoas que tenham visto um evento idêntico fornecerem cada uma um relatório do que aconteceu. Eles diferirão amplamente e serão de alguma forma, quase sempre contraditórios. Contudo, a Bíblia, escrita por 40 escritores num período de 1.500 anos, é lida como se fosse escrita por uma grande mente. E, de fato, foi: “Homens santos falaram da parte de Deus conforme eram movidos pelo Espírito Santo”. (2 Pedro 1:21). O Espírito Santo “inspirou” a todos eles. Ele é o real autor da Bíblia. Os quatro Evangelhos as vezes diferem na maneira de relatar um mesmo evento, mas eles se complementam uns aos outros.
8. Que evidências da inspiração da Bíblia é evidente na experiência dos convertidos?
A Bíblia diz: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).
R: A vida transformada de quem segue a Jesus e obedece as Escrituras são a prova mais confortante da inspiração da Bíblia. O bêbado torna-se sóbrio; o imoral torna-se puro, o viciado torna-se uma pessoa livre, o profano torna-se reverente, o covarde torna-se valente, e o rude torna-se amável.
Um cético americano visitou uma ilha cujos habitantes haviam sido canibais. Quando viu um homem velho lendo a Bíblia, o ridicularizou por ler “um livro cheio de mitos que haviam sido superados “. O nativo sorriu e disse: “Meu amigo, seja grato que nós acreditamos neste livro. Caso contrário, você estaria sendo servido no jantar.” A Bíblia realmente transforma as pessoas, e este fato assombroso confirma sua inspiração.
9. Que evidências a favor da inspiração da Bíblia surge quando comparamos as profecias messiânicas do Antigo Testamento com os eventos da vida de Jesus no Novo Testamento?
A Bíblia diz: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, [Jesus] explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). “Pois com grande poder [Apolo] refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo” (Atos 18:28).
R: As predições do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias foram cumpridas por Jesus de Nazaré de uma forma específica e clara. O próprio Jesus e, mais tarde Apolo utilizaram essas profecias para provar aos judeus que Jesus era realmente o Messias. Existem mais de 125 dessas profecias. Vamos analisar apenas doze delas:
O Dr. Peter Stoner, ex-diretor do Departamento de Matemática e Astronomia da Faculdade de Engenharia, em Pasadena, na Califórnia, trabalhou com a ajuda de 600 estudantes ao longo de vários anos para aplicar os “princípios de probabilidade” às profecias sobre a vinda do Messias. Eles escolheram apenas oito de todas elas, e finalmente concluiram que a possibilidade de que as oito se cumprissem na vida de um homem seria de uma em 1,000,000,000,000,000,000,000, 000,000,000,000. Qual seria a probabilidade de se cumprirem mais de 125 profecias sobre o Messias? Simplesmente impossível !
10. Que grande vantagem tem uma pessoa que aceita a Bíblia como a Palavra Inspirada de Deus?
A Bíblia diz: “Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos” (Salmo 119:100). “me fazes mais sábio do que os meus inimigos” (Salmo 119:98). “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são…os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:9).
R: Uma pessoa que aceita a Palavra de Deus em breve saberá as respostas para muitos desafios complexos que os estudiosos seculares não conseguem explicar. Por exemplo, a Bíblia ensina que:
A. Deus criou a Terra e todos os organismos vivos em seis dias literais, de 24 horas (Êxodo 20:11; Salmos 33:6, 9).
B. O mundo foi destruído por um dilúvio mundial (Gênesis, Capítulos 6-8).
C. Os Diferentes idiomas do mundo começaram na Torre de Babel (Gênesis 11:1-9).
Deus, que sempre existiu e sabe tudo, compartilhou as três verdades acima conosco, reconhecendo que nunca poderíamos entendê-las sozinhos. Agora conhecemos apenas “em parte” (1 Coríntios 13:9). E o conhecimento de Deus é “insondável” (Romanos 11:33). Os evolucionistas nunca saberão a idade da terra, porque ela foi criada com idade aparente, como Adão e Eva. O casal tinha apenas um dia de vida mas tinha a aparência de serem maduros. Os instrumentos de medição do Homem não podem resolver o problema da “idade aparente” uma vez que em tais casos, não são confiáveis nem exatos. Acredite na Bíblia e você estará sempre um passo além da especulação dos estudiosos seculares e daqueles que são sábios segundo o mundo.
11. Que eventos mundiais cruciais têm destacado o poder e a relevância da Bíblia?
R: O fracasso e o colapso do comunismo, e a fraqueza e inconsistência da teoria da evolução desencadearam um novo interesse pela Bíblia.
Nota: A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas provou o comunismo, o ateísmo e a evolução, um princípio vital por trás do marxismo. Todos falharam. As novas democracias resultantes reconhecem que só uma coisa funciona e a pedem ao cristianismo: “Tragam-nos a Bíblia, e as pregações e ensinos cristãos. Por favor, não nos faça esperar! Queremos e precisamos desesperadamente da Bíblia, de Deus e do cristianismo agora.” Mais uma vez a Palavra de Deus prevalece.
A evolução, como o comunismo, está perdendo sua força e credibilidade. Devemos lembrar que apenas se trata de uma teoria frágil que não pode ser demonstrada. Mencionaremos apenas três coisas:
1. O livro de Robert Gentry, Creation’s Tiny Mystery [O pequeno mistério da criação], abalou muitos evolucionistas com provas simples e claras de uma criação imediata.
2. A recente demonstração que tem feito a Biologia Molecular da vasta complexidade de uma célula, faz com que a teoria da origem acidental da vida a partir de uma única célula seja matematicamente absurda.
3. As grandes diferenças nas idades das camadas de rocha observadas no Grand Canyon, segundo as medições científicas atuais, em contraste com as idades anteriormente designadas, faz com que os evolucionistas e seus cálculos anteriores pareçam absurdos e irresponsáveis. A teoria ateísta da evolução que diz que homens e macacos provém de um ancestral comum, degrada o conceito de que o homem foi criado à imagem de Deus. A mesma teoria nega a existência de Deus, rejeita totalmente a Jesus como o Salvador, desconhece a Bíblia e ridiculariza a verdade de um lar eterno no céu. Satanás é claro apoia a teoria da evolução porque ela destrói a credibilidade da salvação.
12. Porque razão o apelo da Bíblia é universal?
A Bíblia diz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra” (Salmo 119:105). “Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:11). “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou” (Gênesis 1:27). “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16). “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” 9joão 14:3).
Nota: Porque responde as questões mais complexas da vida:
A. De onde vim? Deus nos criou à Sua imagem. Não surgimos acidentalmente como gotas anônimas de um caldo primitivo. Somos filhos e filhas de Deus, o poderoso Rei do Universo (Gálatas 3:26). Somos tão preciosos para Deus (Isaías 13:12) que, quando Adão e Eva pecaram, Ele ofereceu o Seu Filho para morrer e pagar a pena pelos nossos pecados, para que pudéssemos ser livres. Ele quer restaurar-nos a Sua imagem para em seguida nos levar de volta ao Éden, o lar perdido por Adão e Eva.
B. Por que estou aqui? O objetivo de nossa vida deve ser descobrir as maravilhosas respostas da Bíblia aos maiores desafios da vida e aceitar a oferta de Jesus de nos restaurar à Sua imagem (Romanos 8:29).
C. O que o futuro reserva para mim? Nós não temos que adivinhar o futuro. Jesus logo virá para conduzir o seu povo para o fabuloso lar que Ele tem nos preparado no céu. Ali viveremos com ele para sempre desfrutando de alegria infinita e suprema felicidade (João 14:3, Apocalipse 21:3-4).
Agradeço a Deus por me ter dado respostas positivas às complexas questões da vida.
Estudo extraído do site Amazing Facts. Crédito da Tradução: Blog Sétimo dia http://setimodia.wordpress.com/