5 de outubro de 2011

É A BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS?

Bíblia é uma palavra grega que significa livros, uma colecção de livros, uma biblioteca. Aí encontramos a história de pessoas que tiveram um encontro com Deus e com a sua acção, através da vida e da história. Assim, a Bíblia tem dois pontos fundamentais:
• Mostra quem é Deus. Não o que Deus é em si mesmo, porque isso é um mistério, mas o que Deus é para os homens e o projecto que Ele realiza na vida e na história: que todos tenham vida e liberdade. Porém, Deus não impõe nada. Ele propõe. Se o homem aceita, Deus caminha com ele a fim de conquistar a vida e a liberdade;
• Mostra quem são os homens. A Bíblia é realista; não se preocupa em ser edificante. Aí encontramos o homem com aquilo que tem de bom, mas também com o que tem de perverso: tropeços, egoísmo, teimosia, angústias, buscas, boa vontade. Ela mostra o encontro dos homens com Deus e as consequências - uns convertem-se, aceitam o projecto de Deus e caminham em busca da vida e liberdade; outros fecham-se em torno do próprio egoísmo, rejeitando qualquer tipo de vida que não esteja voltado para os seus próprios interesses.

Na Bíblia está o drama da vida do homem, tanto o de ontem como o de hoje. É como se fosse um grande espelho, onde vemos e reconhecemos a nossa face, situações que vivemos, os acontecimentos que nos libertam ou aprisionam. A Bíblia é a nossa história. Mostra o que podemos encontrar, se aprendemos a ler, na vida e nos acontecimentos, o sim ou o não com que o homem pode responder a Deus e ao seu projecto.
TEXTOS BÍBLICOS:
1. Qual é o nome com que se conhecem os livros sagrados escritos na Bíblia?
Rª: Mat. 21:42.
2. Que outro título é dado à revelação de Deus ao homem?
Rª: Lucas 8:21.
3. Como foram dadas as Escrituras?
Rª: 2ª Tim. 3:16.
4. Por quem foram dirigidos os homens que assim falaram de Deus?
Rª: 2ª Pedro 1:20,21.
5. Que caso específico é mencionado por S. Pedro?
Rª: Actos 1:16.
6. Como se expressa David a mesma verdade?
Rª: 2ª Samuel 23:2.
7. Quem falou, portanto, por intermédio desses homens?
Rª: Hebreus 1:1.
8. Com que propósito foram escritas as Escrituras Sagradas?
Rª: Romanos 15:4.
9. Até que ponto engrandeceu Deus a Sua Palavra?
Rª: Salmo 138:2.
10. Por quanto tempo subsistirá a Palavra de Deus?
Rª Isaías 40:8 (cf. Mateus 24:35).
Sinta a preciosa bênção de Deus na Palavra.