24 de outubro de 2011

APARIÇÕES DO FILHO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

O Anjo* do Senhor (Jesus) Salva os 3 amigos
de Daniel da fornalha ardente (Daniel Capítulo 3).
* A palavra anjo significa mensageiro.
O Filho é o principal representante e mensageiro
de Deus no antigo Testamento.

Todas as vezes que aparece a expressão Anjo do SENHOR no antigo testamento se refere a Cristo, o Filho de Deus.

ANJO É UMA PALAVRA QUE SIGNIFICA MENSAGEIRO e não denota criatura (ou ser criado)

Aparições do Filho de Deus no antigo testamento
1- O Filho de Deus e 2 anjos aparecem e conversam com Abraão. (Ver Genesis capítulo 18 e 19:24) Não foi o Pai porque este nunca foi visto por nenhum ser humano (I Timoteo 6:16)
2- Apareceu a Jacó (Gen 32:30)
3- Apareceu a Moisés e mais 70 anciões (Exodo 24:9-11)
4- Apareceu a Josué (Josué 5:13-15)
5- Apareceu Gideão. O Anjo do Senhor é ao mesmo tempo o proprio SENHOR (Juízes 6:11-24)
6- Apareceu aos pais de Sansão (Juízes capítulo 13, ver o verso 22) Novamente o Anjo do Senhor é indentificado como Deus.
7- Apareceu 2 vezes a Salomão (I Reis 11:9)
8- Apareceu na Babilônia e salvou os 3 amigos de Daniel (3:25). O rei Nabucodonosor confirmou que o anjo era semelhante ao Filho dos deuses. O que ele não sabia é que só há 1 Deus e 1 Filho.
9- Sua voz foi ouvida por todos os profetas.

OBS: O Pai foi visto somente por Moisés e de costas. Sua face nunca foi vista. (Exodo 33:17-23; I Timoteo 6:16). Portanto era o Filho que era visto por todo o antigo testamento.

Exemplo 1: Deus (o Filho) conversa face a face com Abraão.
(Tradução: Almeida)
Gen 19:24 Então o SENHOR (aquele que estava conversando com Abraão) fez chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR desde os céus, (Aquele que está no Céu e nunca foi visto) sobre Sodoma e Gomorra;
25 E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. 26 E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. 27 E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do SENHOR; (FILHO) 28 E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina; e viu, que a fumaça da terra subia, como a de uma fornalha.

Veja a tradução das testemunhas de jeová de Gen 19:24: Jeová fez então descer enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorram da parte de Jeová, desde os céus.

Pergunta: Há pelo menos 2 pessoas que são chamadas de Jeová?
Resposta: É o que a Biblia indica.

E Hebreus 1:1-3 confirma que Jesus é a expressa imagem de Deus.
(Hebreus 1:1-3) – HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Exemplo 2: O ANJO SE REVELA A ABRAÃO COMO DEUS
Gênesis 22: 11, 12, 15 e 16.-
Verso 11 – “Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis me aqui!
Verso 12:- “Então lhe disse: Não lhe estenda a mão sobre o rapaz e nada lhe faça, pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.”
Verso 15 – “Então do céu bramou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão:”
Verso 16 – “E disse-lhe: Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho..”

Primeiro vemos o Senhor Deus sendo tratado como Anjo do Senhor e depois Ele se revela como o próprio Senhor .

Exemplo 3: GIDEÃO INDENTIFICA O ANJO DO SENHOR COMO DEUS
Juízes 6:11-22Verso 11- “Então veio o Anjo do Senhor , e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita, e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar…”
Verso 12: – “Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.”
Agora nos versos seguintes Gideão trata o ANJO como sendo o proprio Senhor! E o anjo não se faz de rogado. Consente na mesma hora!:
Verso 13: – “Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu! Se o Senhor é conosco, porque nos sobreveio tudo isso?…”
Verso 14 – “Então se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas, porventura não te enviei eu?”

Exemplo 4: Os pais de Sansão vêem o Anjo do Senhor e o identificam como Deus (Juízes 13:3, 17-22)
E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
(Juízes 13:17) -E disse Manoá ao anjo do SENHOR: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?
(Juízes 13:18) – E o anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?

A GRANDE SURPRESA!!!!!!!!!! Ele se revelou como O MARAVILHOSO!(Juízes 13:19-22) – Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher.
E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos.
E nunca mais apareceu o anjo do SENHOR a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do SENHOR.
E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.

Quem é o MARAVILHOSO?(Isaías 9:6) - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Exemplo 5: Paulo confirma que era Cristo que guiava Israel na antiguidade
O antigo testamento fala que o Anjo do Senhor ia dentro da nuvem de dia e do redemoinho de fogo a noite:
(Números 14:14) – E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó SENHOR, estás no meio deste povo, que face a face, ó SENHOR, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite.
(Isaías 63:9) – Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.

PAULO:(I Corintios 10:1-4) – ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
- E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
- E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
- E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

Conclusão:A palavra ANJO significa mensageiro. O ANJO DO SENHOR tem a face de Deus. É o representante oficial de Deus – seu proprio Filho. O Principe do Exercito do Senhor: O Ar-canjo (Arc= principal; anjo= mensageiro) MIGUEL.
(Isaías 63:9) – Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.