16 de julho de 2011

ANJOS EM CONFLITO COM DEMÓNIOS

INTRODUÇÃO: Efésios 6:10,11.“Quem dentre nós se esvaziou do orgulho e da presunção? Quem dentre nós é realmente tão fervoroso como Jacob, o qual lutou com o anjo com toda a energia do seu ser? Jacob aplicou toda a sua força, supondo que estava a lutar com um adversário desenfreado, mas o Senhor pôs sobre ele o dedo com um toque divino, e a luta cessou. Jacob percebeu que esse indivíduo era o Senhor. Então, todo alquebrado, ele caiu sobre o pescoço do Anjo, e deteve-O, implorando: "Abençoa-me a mim mesmo." E o Anjo disse: "Deixa-me ir, pois já rompeu o dia." Gén. 32:26.” Este Dia com Deus, MM 1980, p. 296
Nota: Anjo significa mensageiro. Em Malaquias 3:1, Cristo é chamdo “o Anjo do concerto.”
1. Que diz a Bíblia sobre o poder e carácter dos anjos?
Rª: “Bendizei ao Senhor, anjos Seus, magnificos em poder, que cumpris as Suas ordens, obedecendo à voz da Sua palavra.” Salmo 103:20.
Nota: Esta apresentação dos anjos que executam “as Suas palavras” vincula a família dos céus com a dos filhos de Deus que vivem na terra e guardam os Seus mandamentos. A esta família da Terra é suprido o alimento pela Palavra do Senhor e os anjos têm nisso uma excelente tarefa, esta cumprida com todo o prazer por eles.
2. Que descrição é apresentada no livro de Daniel sobre Gabriel?
Rª: “O seu corpo brilhava como uma pedra preciosa, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como cor de bronze açacalado; e a voz das suas
palavras como a voz duma multidão.” Daniel 10:6.
Nota: Estamos na presença de Miguel que vem em socorro do Seu anjo Gabriel. Qual a razão desta intervenção?
“Enquanto Satanás procurava influenciar as mais altas autoridades no reino Medo-Persia para que não mostrasse favor ao povo de Deus, anjos trabalhavam no interesse dos exilados. Era uma controvérsia na qual todo o Céu estava interessado. Por intermédio do profeta Daniel é-nos dado um lampejo desta poderosa luta entre as forças do bem e as do mal.” PR, p. 571 (Casa Publicadora Brasileira – Tatuí, SP).
3. Qual a razão deste conflito cósmico e qual o interesse em reter o povo de Deus?
Rª: “Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros princípes, veio ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” Daniel 10:13.
Nota: “o príncipe do reino da Pérsia”, não se tratava do rei Ciro, cujos títulos incluíam: Grande Rei, Rei de Babilónia, e Rei das Nações. A pessos em referência era o “príncipe” da Pérsia, e ele nos é apresentado como estando a ocupar uma posição e possuir capacidade similar àquela de outros “príncipes” que são mencionados neste capítulo – o “príncipe da Grécia” (v.20), e Miguel, o “nosso Príncipe”, (v.21). Em Daniel 12:1 Miguel recebe a designação adicional de “grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo”.
4. Então quem era o “príncipe da Pérsia?
Rª: O príncipe da Pérsia era evidentemente o anjo-príncipe que se indentificava com o Império Persa. Pelo facto de ele ter-se oposto a um anjo de Deus durante três semanas, devemos concluir que se tratava de um anjo mau. 2 Pedro 2:4, fala dos anjos que pecaram e foram expulsos do Céu. Paulo disse que os deuses adorados pelas nações do seu tempo, na realidade eram demónios. 1 Coríntios 10:20. Paulo também revelou que os nossos verdadeiros inimigos não são pessoas comuns, feitas de “carne e sangue”, mas que na verdade são “principados” e “potestades”, as “forças espirituais do mal” e os “dominadores deste mundo tenebroso”. Efésios 6:12. Por três vezes Jesus identificou a Satanás como “príncipe” (João 12:31; 14:30; 16:11).
5. Quem era o patrono “espiritual” da Pérsia?
Rª: Algumas versões como The New English Bible e Today´s English Version apresentam o texto de Daniel 10:13 fazendo referência ao “anjo príncipe do reino da Pérsia”. O comentário The Interpreter´s Bible (1) refere-se ao “anjo patrono da Pérsia”, ao passo que The Anchor Bible (2) fala acerca do “espírito tutelar do anjo guardião do reino da Pérsia, conforme os rabinos e a maioria dos comentaristas cristãos correctamente concluíram”. John F. Walvoord (3) conclui: “Este ´príncipe´não é o rei do império persa, e sim um líder angélico da Pérsia, um anjo caído sob a direcção de Satanás, em contraste com o angelical príncipe Miguel, que dirige e protege o povo de Israel.” (MELHOR COMPREENSÃO LEIA: CLICAR)
Nota: Repentinamente as Escrituras focam uma cena totalmente inesperada. Para além dos factos visíveis, durante três semanas – de dia e de noite – um anjo de Deus esteve a contender com um demónio poderoso e decidido, numa tentativa de contrabalançar a sua influência, procurando evitar que Ciro rescindisse o seu importante decreto anterior. Pelo menos Miguel – que em certa oportunidade derrotou todo o exército de demónios (Apocalipse 12:7) – veio em reforço à acção de Gabriel. O demónio foi derrotado, e o rei da Pérsia tomo a decisão correcta. Ciro recusou-se a partilhar do esquema dos samaritanos, que previa o fim da reconstrução do templo. Em nenhum momento futuro Ciro voltará a vacilar no tocante a este assunto.
Deu para entender quem temos de enfrentar e quem pode vir em auxílio? Isto é muito sério!
(1) Gerald Kennedy, comentários sobre Daniel 10:13, The Interpreter´s Bible, ed. George Burrick, vols. (New York: Abingdom Pres, 1952-1957), 6.506.
(2) Alexander A. Di Lella, comentário sobre Daniel 10, The Anchor Bible, 23-282.
(3) Walvoord, Daniel, p. 246.

José Carlos Costa, pastor