29 de julho de 2011

O PROFETA JEREMIAS

Profeta Jeremias
Com Jeremias alcançamos um dos pontos mais elevados da revelação do Antigo Testamento. Colocamo-nos diante de uma das figuras mais vivas, complexas e modernas. Jeremias consegue fazer Deus baixar à realidade humana, com todo o peso da Sua Omnipotência, para Se confrontar com o penoso proceder da criatura entre sofrimentos e ruínas. A leitura do livro do Profeta Jeremias é uma das mais cativantes, absorventes e salutares.
O ponto central da reflexão de Jeremias é o homem diante de Deus, mas com uma diferença em relação aos outros profetas, pois, em Jeremias a atenção volta-se também para o homem, nos seus reflexos diante de Deus, como devemos agir na presença de Deus.
O Encontro com Deus: Deus está sempre acima, distante (Jr 22:23) e longe do relacionamento com o ser humano (Jr 18:1-12). Para Jeremias, o homem não se contenta em receber Deus, mas em compreender este Deus. Tem que haver diálogo, colóquio (Jr 20:7-18). Com Jeremias a religião torna-se uma comunhão de
corações entre Deus e o homem.
O culto e o Templo: No tempo de Jeremias, o Templo está a ser destruído e o povo de Israel, levado para o exílio da Babilónia. Escreve aos exilados e não manifesta
sentimento de pesar pela perda do Templo, nem se mostra preocupado que o povo ore em terra estrangeira (Sl 137:4), ainda assim, pede ao povo a vir orar por aqueles que os levaram cativos (Jr 29:7). E quando antevê o futuro messiânico (Jr 31:34), parece esquecer o Santuário e os sacerdotes, concentrando-se no ensinamento da Torá (Jr 2:8), onde fixa a atenção exclusiva nas relações do homem com Deus.
O pecado: Uma das idéias mestras da Teologia do profeta é que o homem é pecador. E uma das suas primeiras pregações fala ao homem, quanto à dureza do coração (Jr 3:17) e da obstinação humana de querer seguir as próprias decisões em detrimento das de Deus (Jr 2:20). Jeremias, não cessa de advertir até ao fim (Jr 44). Apesar de cada um ser pecador, Jeremias acredita num retorno pleno a Deus, pois, apesar do homem ser sempre corrompido, ele encontra-se sempre diante de Deus, de um Deus cujas entranhas se comovem por ele (Jr 31:30) e que prepara para o futuro uma mudança de coração (Jr 24:7).
O messianismo: O aspecto pelo qual o profeta se alonga será a renovação do homem. Mudança de coração (Jr 24:7). Significa eliminar o pecado (Jr 31:34). Se o retorno é concebido mais coletivamente, a mudança do coração é individual; é o estabelecimento de uma relação (aliança) entre cada um e Deus.
Influência de Jeremias: Na realidade foram muitos os influenciados pela personalidade extraordinária e
pelo pensamento de Jeremias. Basta pensar, pelo respeito à pessoa, que alcançou no judaísmo (cf. 2Mc 2:1-12; 15:15ss).
Podemos dizer que toda a vida subsequente de Israel sentiu, talvez mais do que de qualquer outro profeta, a influência deste homem extraordinário que, por assim dizer, resumiu em si a história do seu povo, as misérias, os sofrimentos e as grandezas.