24 de janeiro de 2011

O ESPÍRITO SANTO E O DOM DE PROFECIA

Embora o pecado tenha tornado impraticável o contacto pessoal directo entre Deus e os seres humanos (Isaías 59:2), Deus não cortou a Sua relação com a humanidade; pelo contrário, desenvolveu outros meios de comunicação. Começou a enviar as Suas mensagens de ânimo, advertência e reprovação por intermédio de profetas.
1. Como contactava Deus com o homem no Éden?
Rª: “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” Gén. 3:9.
Nota explicativa: “Onde estás?”, Adão, que tinha sempre dado as boas vindas à presença Divina, ocultou-se agora. No entanto, não podia esconder-se de Deus, o chamado de Deus denota claramente que não ignorava onde Adão estava, mas fê-lo para que este tivesse a oportunidade de se apresentar. Adão procurou esconder o seu pecado atrás das suas consequências, a sua desobediência atrás dos seus sentimentos de vergonha, fazendo crer a Deus que se tinha ocultado por estar incomodado com a sua nudez. A sua compreensão dos efeitos do pecado era-lhe mais incomodativa que o próprio pecado.
2. Apesar desta atitude do homem, que meios procurou deus para falar ao ser humano?
Rª: “E falarei aos profetas, e multiplicarei a visão; e pelo ministério dos profetas proporei parábolas.” Oseias 12:10.
Nota explicativa: Deus falará por “parábolas” ou comparações, semelhanças, símbolos que mostrem o invisível por meio das coisas visíveis. Com frequência os profetas utilizaram comparações para transmitir às pessoas a vontade de Deus. Apresentaram figuras como a vinha (Is. 5), a estátua (Dan. 2), animais (Dan. 7).
3. Até que ponto e a quem revela Deus os Seus desígnios?
Rª “Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7.
Nota explicativa: Sobreviriam todos os castigos com os quais o Senhor ameaçava a Israel; no entanto, o Senhor daria aviso através dos Seus profetas (ver João 13:19; 14:29). A misericórdia de Deus manifesta-se em não trazer castigos sem antes ter primeiramente admoestado os homens por meio dos Seus profetas. Prediz o mal que virá na esperança de não ter de o aplicar. Antes do Senhor ter açoitado o Egipto com as respectivas pragas, ameaçou o faraó por meio de Moisés. Antes dos romanos terem destruído Jerusalém, Jesus predisse a destruição da cidade. Assim também nos últimos (nossos) dias, antes da destruição do mundo aquando da 2ª Vinda de Cristo, Deus dá amplas instruções por meio das profecias da Sua Palavra.
4. Podem os sábios do mundo predizer o futuro?
Rª: “Respondeu Daniel na presença do rei, e disse: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem descobrir ao rei.” Daniel 2:27.
5. Quem só pode revelar os acontecimentos do futuro?
Rª: Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há-de ser no fim dos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça na tua cama são estas: … E a mim me foi revelado este segredo, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.” Daniel 2:28,30.
6. Depois de revelar e interpretar o sonho, que disse Daniel?
Rª: “…o Deus grande fez saber ao rei o que há-de ser depois disto…” Daniel 2:45.
7. De que maneira mostra Deus a Sua presciência?
Rª: “Eis que as primeiras coisas passaram e novas coisas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.” Isaías 42:9.
Nota explicativa: “as primeiras coisas”, as predições feitas por Isaías e por outros profetas anteriores já se tinham cumprido. O cumprimento destas profecias “primeiras”, davam peso e valor às notáveis predições que nestas passagens bíblicas se apresentavam ao povo (cf. Jer. 28:9). O termo do v. 9 “antes que venham à luz”, as profecias são como as sementes. Quando Isaías falou, não havia a mínima evidência de as suas palavras viessem a cumprir-se, mas sete séculos mais tarde o que ele tinha dito nesta passagem foi o apogeu de um glorioso cumprimento em Cristo.
8. De que maneira Se revela o Senhor aos Seus profetas?
Rª: “E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.” Número 12:6.
Nota explicativa: “em visão”, Deus sempre revelou a Sua vontade aos Seus servos os profetas mediante visões e sonhos, e promete continuar a fazê-lo (Joel 2:28; Amós 3:7). Se tomarmos como base Joel 2:28, sugere que as “visões” geralmente concedidas a homens, mulheres, jovens e velhos.
9. Sob que influência falaram os profetas da antiguidade?
Rª: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.” 2ª Pedro 1:21 (ver 2ª Sam. 23:2).
Nota explicativa: “a profecia”, Pedro refere-se à profecia em geral, e não a uma passagem em particular. A verdadeira profecia é uma revelação que procede de Deus. A iniciativa provém de Deus. É Ele que decide o que será revelado e o que permanecerá oculto (Deut. 29:29). A menos que o Espírito Santo impressione a mente, o homem é incapaz de profetizar – falar publicamente por Deus – não importa o ardor que coloque nas suas palavras. “Os santos homens de Deus falaram”. A evidência textual favorece o texto: “falaram os homens (da parte) de Deus”; ou seja, os homens que foram inspirados pelo Espírito Santo apresentaram as mensagens que tinham recebido pelo Espírito Santo, estes têm que ser santos, homens de Deus. É ainda de salientar a palavra “inspirados” do grego férõ, “levar”; na voz passiva, “ser guiado”, “ser levado”, o que sugere velocidade ou força, como algo que é impulsionado pelo vento. Em Actos 27:15,17 usa-se este verbo para referir-se ao barco impulsionado pelo vento, e em Actos 2:2 para descrever o vento suave que soprava quando o Espírito Santo desceu sobre os crentes no Pentecostes. O uso de férõ implica que os profetas foram levados, impulsionados pelo Espírito tal como um barco é movido pelo vento. Estavam completamente sob a direcção do Espírito.
10. Qual foi a regra que Cristo deu para distinguir o verdadeiro do falso profeta?
Rª: “Pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:20.
Conclusão explicativa: Este texto (Mat. 7:20), tem o seu centro no v. 15 onde fala de “falsos profetas” e o verso 16 acrescenta “pelos seus frutos os conhecereis”, em grego epiginõskõ, “conhecer cabalmente”. Os crentes (as ovelhas) não estão totalmente desprevenidos pois podem destrinçar os “lobos” pelo seu porte e conduta. As atraentes pretensões dos falsos profetas não demonstram o seu verdadeiro carácter. As suas lindas palavras não os denunciam, como então reconhecê-los? Os que amam a verdade e o Senhor Jesus e entregaram a sua vontade a obedecer à voz de Deus que fala à alma dia após dia por meio da Sua Palavra, aprendem a conhecer a voz do seu Pastor (João 10:4) não serão enganados pela “lindas” palavras dos “lobos”. É no entanto verdade, que se avizinha grande prova e só os que conhecem e amam a verdade, poderão estar protegidos dos enganos de Satanás.
Conhece o seu Pastor, reconhece o timbre da Sua voz?
(este tema continuará)