31 de janeiro de 2011

O DOM DE PROFECIA

Entre os muitos dons que Deus concedeu à Sua Igreja está o Espírito de profecia. Todos os dons são igualmente importantes, um ou outro dom (ver 1ª Coríntios 12; Rom. 12), podem em determinadas épocas e circunstancias ser mais relevante que outro. No entanto, o Senhor não deixa um só filho sem dom.
1. Que diz o Apóstolo Paulo sobre os dons?
Rª: “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. …
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” Efésios 4:8-11.
Nota explicativa: “Subindo”, Paulo aplica as palavras do salmista (Salmo 68:18), sobre a ascensão de Cristo. Isto é para destacar que a ascensão do Salvador é a garantia do Seu poder em dar aos homens os dons do Espírito (cf. 1ª Cor. 15:12-22). Convém analisar um pouco a expressão “levou cativo o cativeiro”, o termo grego aijmalõsía pode significar a ideia abstracta de cativeiro e também o substantivo cativo; ambos os significados se complementam. De acordo com o primeiro, Cristo mediante a Sua vitória na cruz e a Sua ascensão colocou “chave na prisão” do pecado; também pode referir-se a que Jesus ao ascender levou consigo ressuscitados (Mat. 27:51-53). “Muitos tinham ouvido falar do testemunho dos soldados quanto à ressurreição de Cristo. E alguns dos mortos ressuscitados com Jesus apareceram a muitos, declarando que Ele ressuscitara.” Desejado de Todas as Nações, p. 585.
“Depois que Jesus abençoou os discípulos, separou-Se deles e foi recebido em cima. E, ao subir, a multidão de cativos que ressuscitara por ocasião da Sua ressurreição, seguiu-O.” Primeiros Escritos, p. 190.
Ou seja a cadeia da morte foi quebrada. Os cativos de Satanás foram libertos pelo poder de Cristo que implica libertação, ressurreição e vitória.
2. Por meio de quem libertou e conservou Israel?
Rª: “Mas o Senhor, por meio de um profeta, fez subir a Israel do Egipto, e por um profeta foi ele guardado.” Oséias 12:13.
3. Qual é a regra para provar se o verdadeiro do falso profeta?
Rª: “À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra nunca verão a alva.” (é porque não têm iluminação”, diz outra versão) Isaías 8:20.
Nota explicativa: “Lei”, em heb. Torah, palavra que se emprega para designar toda a vontade revelada de Deus. Este é o termo empregue normalmente na Bíblia para referir-se aos escritos inspirados das Escrituras, especialmente de Moisés (ver Núm. 19:14; Deut. 4:44; 30:10; 31:9; Prov. 3:1). Isaías chama a atenção dos seus ouvintes para as palavras de sabedoria dos demónios e dos homens para as dirigir à sabedoria revelada de Deus. Os profetas de Deus eram os Seus testemunhas e porta-vozes, e o “testemunho” que davam era a mensagem divina de sabedoria e vida. Nesta passagem Isaías dirige a mente dos homens para a Palavra de Deus como norma de verdade e guia para uma vida recta. Deus revelou-Se na Sua Palavra. Tudo quanto os homens digam que não se harmonize com essa palavra, não tem luz em si mesma, quem “andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.” (Is. 50:10).
4. Como usavam os antigos profetas de Deus as palavras de profetas anteriores para exortar o povo à obediência?
Rª: “Não ouvistes vós as palavras que o Senhor pregou pelo ministério dos profetas precedentes, quando Jerusalém estava habitada e quieta, com as suas cidades ao redor dela, e o sul e a campina eram habitados?” Zacarias 7:7
5. Qual é o resultado prometido a quem crer nos profetas de Deus?
Rª: “E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafat, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis prosperados.” 2ª Crónicas 20:20.
6. Que advertência é feita quanto ao dom de profecia?
Rª “Não desprezeis as profecias; Examinai tudo. Retende o bem.” 1ª Tes. 5:20,21.
Nota explicativa: parece que o dom profético era um dos principais dons manifestados em Tessalónica. Certamente, a igreja anelava o retorno de Cristo (1:10; 2:19; 3:13; 4:13-18; 5:1-11). Na igreja apostólica houve verdadeiros profetas (Atos 11:28; 15:32;21:8-11). Porem o Apostolo Paulo exorta “examinai”, dokimázõ. Deve haver um particular cuidado para distinguir entre o falso e o verdadeiro. Nas manifestações do Espírito 1ª Tes. 5:19,20 Deus dá claras provas para determinar se um profeta é verdadeiro: 1) O verdadeiro profeta deve confessar a Cristo com a sua vida e com as suas palavras (1ª João 4:1-3). Reconhecerá a divindade de Cristo (1ª João 2:22,23). 2) Os seus ensinamentos devem concordar com as Escrituras (Atos 17:11; Gál. 1:8,9). 3) O resultado ou fruto do seu ensino deve ser bom (Mat. 7:18-20).
7. Que caracterizará a última Igreja, ou Igreja Remanescente?
Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
Nota explicativa: “o testemunho de Jesus Cristo”, no texto grego esta frase compreende-se como “o testemunho” que os cristãos dão acerca de Jesus, ou como o “testemunho” que se origina com Jesus e é revelado na Sua Igreja por meio dos profetas (1:2). Uma comparação com o capítulo 19:10 claramente favorece esta interpretação. O “testemunho de Jesus” define-se como “o espírito de profecia”, o que significa que Jesus dá testemunho ou segurança à Igreja por meio das profecias.
A estreita relação entre o “testemunho de Jesus” e a profecia é demonstrado ao comparar-se os textos 19:10 e 22:9. No capítulo 19:10 o anjo identifica-se como “sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus”, e no capítulo 22:9 como “sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas”. Estas duas passagens levam sem reticência à conclusão de que estas duas expressões do anjo são paralelas, então os que temo testemunho de Jesus podem ser identificados com os profetas. Visto que a obra dos profetas era levar a mensagem ou o “evangelho eterno”, a interpretação de que o testemunho de Jesus refere-se ao “testemunho” que Ele tem para a Igreja, fica firmemente apoiado. Os Adventistas do Sétimo Dia interpretam estas passagens deste modo, e acreditam que o “resto” (ou remanescente) se distinguirá pela manifestação do dom de profecia no seio da Igreja mensageira da última mensagem ao mundo.
8. Qual é o resultado desse dom?
Rª: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado.” Provérbios 29:18 (cf. Salmo 74:9).
Conclusão: A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que os vários grupos de protestantes serviram como precursores da verdade, divinamente instituídos para restaurar ponto por ponto o glorioso Evangelho da salvação. Estes grupos, um após o outro se satisfizeram com um conceito parcial da verdade e não avançaram na medida que aumentava a luz da Palavra de Deus. Quando um grupo recusava avançar, Deus levantava outro grupo como Seu instrumento escolhido para a proclamação da Verdade.
Deus abençoe na caminhada para a Verdade fique sob a direcção da Luz do Céu. Amem.