28 de setembro de 2010

A FÉ VITORIOSA

VENCEDORES: 2009 ( VENCEDORES :: Olimpíadas de Química+)
Ouro: Bruno Tiago Lopes Carneiro Devesa - Colégio Internato dos Carvalhos
Prata: Gonçalo Vitorino Bonifácio - ES José Saramago(Mafra)
Bronze: David Armando de Oliveira Pinto - Colégio Internato dos Carvalhos
Prémio “Melhor Escola” (distingue a instituição com o melhor conjunto de resultados dos seus 3 participantes): Colégio Internato dos Carvalhos

Medalha de Prata nas Olimpíadas Ibero-Americanas: Diogo Manuel Santos Teixeira - Colégio Cedros
Duas Medalhas de Bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas: Francisco Diogo Ferreira - Colégio Cedros e Leandro Tiago Marques - ES Sousa Basto (Oliveira de Azeméis)
Menção Honrosa nas Olimpíadas Ibero-americanas: João Luís Sousa - ES Domingos Sequeira (Leiria)
“Com este signo vencerei!” Moto de Constantino.

1. Que se declara ser a fé e quão necessária é?
Rª: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. ... Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:1,6.
Nota: “que se esperam”, ou seja, a herança prometida que possuirão os redimidos quando Cristo volte. A fé não é uma crença abstracta baseada em “possibilidades”, mas uma certeza que foi estabelecida por Deus e confirmada no coração/mente por uma convicção de que Deus cumpre as Suas promessas. Pode ser que nunca tenhamos visto o dínamo que produz a electricidade que nos ilumina, mas a presença da electricidade é uma evidência suficiente da existência de um dínamo. Assim também devemos crer que a nossa energia física, mental e espiritual é uma prova da existência de uma Fonte Sobrenatural da vida e de poder.
v. 6, “sem fé”, a falta de fé, ou a ausência da fé (v.1). o Criador é infinito e as Suas criaturas estão absolutamente limitadas, por isso há coisas que devem ser aceites pela fé. Crer exactamente o que Deus diz é o exercício mais elevado que a mente humana é capaz. Não há dúvida de que devemos crer exactamente o que Deus diz para que possamos ocupar perfeitamente o lugar designado para cada um de nós num Universo que será perfeito, pois a compreensão do amor de Deus só é possível cabalmente pela fé. De outro modo é impossível agradar a Deus, ou seja, estar à altura do requerido por Deus. No universo perfeito não haverá lugar para o que não tenha fé n´Aquele que vai governar esse Universo. Se não há Deus, só pode haver temor e ressentimento, e finalmente desespero.
2. De quem procede a fé e qual a sua base?
Rª: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8
“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” Romanos 10:17.
Nota: “a fé é pelo ouvir” (Heb. 11:1), é uma convicção que está ancorada no conhecimento na Palavra de Deus, na mensagem que diz respeito a Cristo; nasceu, viveu entre nós, morreu, ressuscitou, ascendeu aos céus e intercede por nós. Este é o meio para desenvolver uma fé triunfadora, transformadora e permanente, não há substituto para o estudo regular e fervoroso da Bíblia.
3. Em que relação está a fé para o conhecimento?
Rª: “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.” Heb. 11:3.
Nota: Deus não dependeu de matéria preexistente. Mediante o Seu omnímodo (lat. Omnimodu), “que é de todos os modos ou géneros; ominoforme; que não tem restrições; ilimitado”. Mediante o Seu poder Deus fez aparecer a matéria, consequentemente por esse mesmo poder transmite vida aos seres formados por ela. Antes do amanhecer da chamada Era Atómica, um dos primeiros postulados da ciência era que a matéria era eterna, que não pode ser criada nem destruída; mas os cientistas declaram agora que a matéria e a energia estão interligadas. Então, porque razão seria estranho que um Deus Todo-poderoso tenha criado a matéria do que não existia? O racionalismo continua a ter alguma dificuldade nesta compreensão, não é assim para a fé.
4. Por que principio actua a fé genuína?
Rª: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.” Gálatas 5:22.
Nota: é digno ter em conta que “fruto” está no singular e “obras” (v.19) está no plural. Só há um fruto o “fruto do Espírito Santo”, e esse único fruto inclui todas as graças cristãs enumeradas nos vs. 22,23. Por outras palavras, todas as graças ou virtudes devem estar presente na vida do cristão, e não se pode dizer que o Espírito Santo falte nelas. Mas há muitas maneiras em que o mal se pode manifestar, basta que se apresente um dos maus traços que se apresentam no vers. 19-21 para que a pessoa seja classificada com os que praticam as “obras da carne”. Necessitam-se de todas as virtudes cristãs para que uma pessoa seja um verdadeiro seguidor de Cristo; mas basta uma só das “obras da carne” para que o que a pratica seja seguidor do maligno.
• Amor – Mateus 5:43,44; 1ª Cor. 13.
• Gozo – Rom. 14:17.
• Paz – João 14:27.
• Paciência – ou “resignação” 1ª Cor. 13:4; 2ª 6:6.
• Benignidade – ou “afabilidade”
• Bondade – quer dizer, rectidão de vida, de motivos e de conduta; Mat. 7:12; 12:33;19:17; João 7:12.
5. Que capítulo da Bíblia é dedicado à fé?
Rª: Hebreus 11, nos versículos 33-38 temos um resumo das vitórias dos heróis da fé.
6. O que nos dá força para sermos vitoriosos com o mundo?
Rª: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 1ª João 5:4.
7. Qual é o propósito final da fé?
Rª: “A quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.”
Conclusão: “Somos aquilo que acreditamos ser. Nenhuma aptidão, nenhum auxílio, nenhum trenó será capaz de compensar a falta de fé.” Ralph W. Emerson.
“Mediante o conveniente exercício da vontade, pode operar-se em vossa vida uma mudança completa. Entregando a Cristo o vosso querer, aliai-vos com o poder que está acima de todos os principados e potestades. Tereis força do alto para estar firmes e, assim, pela constante entrega a Deus, sereis habilitados a viver a nova vida, a vida da fé.” Caminho a Cristo, p. 48.