3 de agosto de 2010

A CONSAGRAÇÃO

“Ele sabe que os mensageiros que acha por bem enviar, são homens fracos e falíveis; mas a todos que se dedicam inteiramente ao Seu serviço, promete auxílio divino. Seu próprio exemplo é uma garantia de que a diligente e perseverante súplica a Deus em fé - fé que leva a uma inteira confiança n´Ele e consagração sem reserva a Sua obra - será eficaz em trazer aos homens o auxílio do Espírito Santo na batalha contra o pecado.” Atos Apóstolos, p. 56
Amós, um dos profetas menores, insistia em afirmar que era apenas um leigo. Pertencia a uma família humilde e, apesar de não ter sido educado para a função de profeta – ou, como ele mesmo esclareceu, “não sou profeta, nem discípulos de profeta, mas, simplesmente um pastor de ovelhas e colhedor de sicómoros” – foi chamado por Deus para profetizar ao povo de Israel.
Do mesmo modo, se um crente fiel, perseverante, abnegado e seguro conhecedor das doutrinas bíblicas sente em seu coração o incoercível desejo de proclamar as boas-novas, a “universidade” torna-se de somenos importância.
1. Que oferta ordenou o rei Ezequias que se fizesse quando ele estabeleceu o culto no templo?
Rª: “E Ezequias ordenou que se oferecesse o holocausto sobre o altar; e quando começou o holocausto, começou também o canto do Senhor, ao som das trombetas e dos instrumentos de Davi, rei de Israel.” 2ª Crónicas 29:27.
2. Depois de ter unido o povo neste serviço, como interpretou Ezequias o seu significado?
Rª: “Então Ezequias disse: Agora que vos consagrastes ao Senhor chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas em ação de graças a casa do Senhor. E a congregação trouxe sacrifícios e ofertas em ação de graças, e todos os que estavam dispostos de coração trouxeram holocaustos.” 2ª Crónicas 29:31.
Nota: O holocausto (oferta queimada noutras versões) da manhã e da tarde, ou contínuo sacrifício (Êxodo 29:42) simbolizava a diária consagração do povo ao Senhor.
Ao lermos os primeiros versos deste capítulo, ficamos impressionados, as portas do templo estavam fechadas e em ruínas, sujo. Ezequias faz um apelo que a consagração do templo deveria corresponder à consagração do coração. Quando o coração é consagrado tudo o mais o é.
3. Como é essa consagração exigida a todo o cristão?
Rª: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1
Nota: Paulo em primeiro lugar exorta os cristãos a consagrarem (o templo) o seu corpo a Deus, e depois insta a apresentar todas as faculdades intelectuais e espirituais (v.2). a verdadeira santificação é a consagração de todo o ser: “espírito, alma e corpo” (1ª Tes. 5:23), o harmonioso desenvolvimento da faculdades físicas, mentais e espirituais, até que a imagem de Deus – tal como foi criado o homem – seja perfeitamente restaurada (Col. 3:10).
A condição da mente e da alma dependem em grande medida da condição do corpo. Por isso, é essencial que as faculdades físicas sejam conservadas em boa saúde e vigorosas. O adorador cristão apresenta-se vivo, com todas as suas energias e faculdades consagradas ao serviço de Deus.
4. O que é o contínuo sacrifício de louvor?
Rª: “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (ver 1ª Ped. 2:5).
5. Quem deu o exemplo de completa consagração?
Rª: “E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:27,28.
6. Que posição tomou Jesus entre os Seus irmãos?
Rª: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus.” Filipenses 2:5.
Nota: “haja...sentimento” ou seja, “este pensar” ou “assim pensai”, nos versos 1-4 o apóstolo apresenta a necessidade da unidade e da humildade abnegada; agora indica como se satisfazer essa necessidade. O pensamento de Paulo vai mais longe ao acrescentar “Cristo Jesus”, normalmente no NT., usa Jesus Cristo, mas com frequência o apóstolo esta fórmula. Ao fazê-lo possivelmente quer destacar o elemento divino (Cristo) antes do elemento humano (Jesus) na natureza divino-humana do Salvador. Para Paulo toda a vida espiritual se centra em Cristo, e quando deseja inculcar lições de humildade e unidade o melhor método que encontra é a actuação do Mestre, como exemplo supremo das virtudes que deseja que os Filipenses possuam.
7. A que somos exortados?
Rª: “Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.”
Nota: O nosso tempo, forças e meios pertencem a Deus, e devem ser dedicados a Seu serviço, “ou não sabeis...que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço.” 1ª Coríntios 6:19,20
“Eis que como os olhos dos servos, atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos das servas para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o Senhor nosso Deus.” Salmo 123:2
Deseja consagrar-se? Este é o momento. Incline-se diante do Senhor e rogo-lhe que limpe a sua vida e o fortaleça a uma vida consagrada. Amem.