20 de julho de 2010

A SANTIFICAÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA

“O cristão é chamado a viver uma vida de santidade, de inocência, de pureza e de continuada consagração a Deus.” J.E.Davies
“Havendo operado a convicção do pecado, e apresentado perante a mente a norma de justiça, o Espírito Santo afasta as afeições das coisas da Terra, e enche a alma com o desejo de santidade. "Ele vos guiará em toda a verdade", declarou o Salvador. João 16:13. Se os homens se dispuserem a ser moldados, haverá a santificação de todo o ser. O Espírito tomará as coisas de Deus e lhas gravará na alma. Por Seu poder o caminho da vida se tornará tão claro que ninguém o errará.” Atos dos Apóstolos, p.53
1. Que inspirada súplica estabelece a norma da vida cristã?
Rª: “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ª Tess. 5:23.
Nota: “o vosso espírito, e alma e corpo”. Paulo não apresenta nesta passagem um estudo da natureza do homem, mas sim, assegura aos convertidos que nenhuma área da vida ficará sem receber a influencia e o poder santificador de Deus. a Bíblia parece falar de uma divisão do homem em duas partes corpo e alma, ou corpo e espírito (ver: Mat. 10:28; Rom. 8:10; 1ª Cor. 5:3; 7:34). Estas ideias combinam-se nesta passagem para dar ênfase que nenhuma parte do ser humano deve ser excluída da influencia da santificação.
a) Por “espírito” (pnéuma, Luc. 8:55) se pode entender o elemento superior da inteligência e pensamento com que está dotado o homem e com o qual Deus pode comunicar (Rom. 8:16).
b) Por “alma” (psujé, Mat. 10:28) se entende a parte da natureza do homem que exprime os instintos, as emoções e desejos.
c) O significado do “corpo” (soma) é evidente: é a estrutura corporal – carne, sangue e ossos – que é rígido ou por natureza superiora ou inferior. Quando a mente é santificada não se abusa do corpo, pelo contrário. O corpo é o instrumento adequando por meio do qual o cristão activo pode servir a seu Senhor. A santificação que não inclui o corpo não é santificação (1ª Cor. 6:19,20).
2. Quão necessária é a santificação?
Rª: “Segui a paz com todos, e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor.” Heb. 12:14.
3. Qual é a vontade de Deus?
Rª: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação.” 1ª Tess. 4:3.
Nota: Seja qual for a vontade de Deus a nosso respeito, pode-se realizar em nossa vida, caso a nossa vontade esteja em harmonia com a Sua. É, portanto, de muita importância e animador saber que a nossa santificação se encontra incluída na vontade de Deus.
A justificação efectua-se imediatamente, quando o pecador arrependido aceita o perdão de Deus; mas a santificação é a uma obra contínua da graça (Rom. 12:1-2). “Não é obra de um momento, uma hora, ou um dia, mas de toda uma vida.” Atos dos Apóstolos, p. 447 (Espanhol).
4. Que atitude deve a pessoa manter para com a verdade no caminho da santificação?
Rª: “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade.” 2ª Tess. 2:13.
Nota: “porque Deus vos escolheu”, a evidência que Deus não elegeu arbitrariamente, revela-se nas palavras que se seguem (vs. 14-17). A eleição depende da santificação dos escolhidos. O plano da salvação tem origem “desde o princípio” (cf. 1ª João 1:1; 2:13).
5. Que instrução revela que a santificação é uma obra progressiva?
Rª: “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.” 2ª Ped. 3:18 (cf. 2ª Ped. 1:5-7).
6. Que afirmação do Apóstolo Paulo acerca da sua própria vida cristã, concorda com esta progressão na vida de santificação?
Rª: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prémio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” Filip. 3:13,14.
7. Para alcançar tal objectivo o que devemos ter em vista?
Rª: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1ª Cor. 10:31.
Nota: “comer e beber”. Aos homens foi dada a faculdade de eleger, mas o cristão exerce sempre essa liberdade de forma a receber a aprovação de Deus. “ou façais outra coisa”, ou seja, todas as acções e planos de vida. Os cristãos não estão na liberdade de seguir os impulsos do coração natural. São chamados a harmonizar-se com a revelada vontade de Deus, nos pensamentos, palavras e actos (Col. 3:17; 1ª Ped. 4:11). A religião de Cristo tem que ver com todos os assuntos do ser humano, trate-se do físico, do mental ou do espiritual. A redenção que Cristo proporciona é completa e aplica-se a todo o ser humano.
8. Que classe de pessoas se excluem do reino de Deus?
Rª: “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” Efés. 5:5; “Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se trespassaram a si mesmos com muitas dores.” 1ª Cor. 6:9,10.
Conclusão: A santificação é o termo empregue para definir a obra de Deus, o Espírito Santo, sobre o carácter dos que são justificados. Somos justificados a fim de ser santificados, e somos santificados a fim, de ser glorificados. “Aos que justificou a estes também glorificou.” Rom. 8:30. A graça de Deus é dada para nos tornar santos, e preparar-nos assim para a presença de Deus na eternidade; pois sem “a santificação,...ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14.