28 de julho de 2010

A ELEIÇÃO BÍBLICA (PREDESTINAÇÃO)

Mas os que... estão se entregando a Jesus... podem ouvir a voz que pronunciará a bênção: "Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mat. 25:34. Esta é a predestinação divina. ... Foi preparada para toda pessoa que queira obedecer a Deus e trabalhar de acordo com os planos de Cristo, porque quando receberem o tesouro da recompensa celestial, participarão da alegria do Senhor, uma vez que sua alegria se achava repleta da alegria de Cristo, que consistia em ganhar pessoas para o Salvador. Manuscrito 43, 1894.
1. A que nos admoesta o apóstolo Pedro?
Rª: “Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” 2ª Pedro 1:10.
Nota: Claramente o apóstolo Pedro entendia a posição central de Cristo para efectuar a salvação do homem; mas desejava que os crentes compreendessem a sua responsabilidade pessoal em cooperar com o poder divino. Por isso insta “procurai” (Gr. spoudázo), esforçar-se, colocar todo o empenho. O apóstolo não diz que aquele que segue o seu conselho nunca cairá em pecado, mas que não cairá da vocação e eleição de Deus. Certamente pessoas simples e sem poder, mas triunfadores em Cristo sobre o pecado; não cairemos completamente da graça e não perderemos a salvação providência, sempre que cumpramos as condições a que o apóstolo se refere (cf. 1ª João 3:6-9).
2. Que advertência de Cristo ensina a mesma verdade?
Rª: “Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”
Nota: Foram preparadas coroas para cada um dos que foram afinal redimidos. Toda a alma é um candidato na corrida para alcançar a vida eterna, e assim, uma coroa. Fé em Jesus, e perseverança até ao fim, eis que a tornará garantida.
3. Sob que condição é prometida a coroa da vida?
Rª: “Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apoc. 2:10.
Nota: Neste texto o que nos interessa é a última parte “Sê fiel”, a flexão do verbo traduz “continua a ser fiel”. Esmirna demonstrou que era uma igreja fiel. “até à morte” ou na sentença de morte.
Damos uma curta explicação sobre a citação: “uma tribulação de dez dias”. Este período de dez dias entra no contexto do princípio dia por ano (Dan. 7:25), como um período de dez anos literais, o qual se entende como o período de dez anos da terrível e cruel perseguição de 303-313 d.C. Diocleciano e o seu sucessor Galério, dirigiram durante esta década uma tremenda perseguição com o intuito de aniquilar o cristianismo. Acreditavam, tal como os seus antecessores Decio e Valeriano, que o cristianismo tinha crescido tanto em poder e popularidade no império, que a menos que fosse rapidamente exterminado, o modo tradicional de vida romana deixaria de existir e o próprio império se desintegraria. Por esta razão foi lançada uma politica com o propósito de exterminar a Igreja.
4. Desde quando foram eleitos e qual deveria de ser o seu caráter?
Rª: “como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” Efésios 1:4
5. Para que predestinou Deus aqueles que atingem essa norma de caráter?
Rª: “e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,” Efésios 1:5.
6. Quantos deseja Deus que se salvem?
Rª: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” 1ª Timóteo 2:4
7. Que texto é citado para provar que Deus é arbitrário no trato com os homens?
Rª: “Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.” Romanos 9:18
Nota: Leia o verso 15. Estas palavras foram dirigidas a Moisés quando pediu para ver a glória de Deus (Ex. 33:19). Não se trata da salvação pessoal, mas do direito de Deus em conceder certos favores a quem Lhe agrada. O facto de Deus não nos revele a Sua glória ao ponto que revelou a Moisés, não é uma evidência de ser injusto. “Deus é demasiado bom para negar um bem aos que andam em integridade.” (CS. 96; cf. Sal. 84:11).
O verbo “endurece” (Romanos 9:18, sklérúno), aparece outras vezes no N.T., (Act. 19:9; Heb. 3:18,13, 4:7). Este endurecimento do coração do Faraó por vezes é descrito no livro do Êxodo como se fosse o próprio Faraó que endureceu o coração (Ex. 8:15,32; etc.), e outras vezes como se fosse Deus a produzir tal endurecimento (Ex. 4:21; 7:3; etc.). Na Bíblia com frequência Deus é apresentado como produzindo o que não impediu (ver 2ª Crón. 18:18). Paulo escolhe aqui esta segunda forma porque era mais adequada para o propósito e contexto. O endurecimento do coração de um homem é o resultado da sua rebelião contra a revelação divina. Paulo já anteriormente apresentou a forma pela qual Deus permite que um homem sofra as consequências inevitáveis da sua obstinada desobediência (Romanos 1:24, 26, 28).
8. Vejamos um outro texto em que Deus mostra com quem quer ser misericordioso, e com quem faz o contrário?“Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito. Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso te mostras contrário.” Salmo 18:25,26 (cf. Is. 55:7).
Nota: Deus quer que todos os homens se salvem. Ele predestinou os caracteres que habilitarão os homens a se salvar, mas não força ninguém a receber a Cristo, possuir esse caráter e ser salvo. Essa é uma questão de escolha individual. Por Suas poderosas obras e juízos no Egito, Deus endureceu o coração de Faraó. Êxodo 7:3, 13 e 22. mas as mesmas manifestações abrandaram o coração de outros. A diferença estava nos corações, e na maneira por que eram recebidos a mensagem e os actos de Deus, não no próprio Deus. o mesmo Sol que derrete a cera, endurece o barro. Êxodo 8:32 diz que Faraó endureceu o próprio coração.
Outros textos:
Josué 24:15; João 7:17; Atos 16:31; Apoc. 22:17
Conclusão: Apocalipse 3:5