2 de maio de 2010

DEUS EXISTE

É geralmente aceite que, no domínio das ciências, a matemática é a ciência mais exata! Apesar disso, a matemática fundamenta-se grandemente, para o desenvolvimento dos seus raciocínios lógicos, em CONCEITOS, sendo que um axioma pode ser definido, de forma breve, como:

AXIOMA: uma sentença ou proposição que não carece de ser provada ou demonstrada e é considerada como óbvia. Por essa razão, é aceite como verdade e serve como ponto inicial para a dedução e inferência de outras verdades.

Neste percurso que iremos agora iniciar, vamos igualmente partir de alguns AXIOMAS, sendo o mais importante de todos, ESTE: AXIOMAS/CONCEITOS

1º CONCEITO: (VERDADE).
Ex. Um sábio passeava no seu quintal, ele não acreditava em Deus. No quintal brinca o filho do caseiro. O sábio olha o menino, este olha o sábio, ali estava a macieira com as melhores maçãs. O sábio diz ao menino:
- Esta macieira e as maçãs serão tuas se me provares que Deus existe.
O menino ficou sem fala. Pensou e pensou. Olha para o sábio e diz:
- Provarei que Deus existe se me provar primeiro que Ele não existe! O sábio deu-lhe a macieira.
Certamente que é impossível provar – no sentido mais científico do termo – que DEUS existe! Contudo, não é menos verdade, que é igualmente impossível provar que Deus não existe! Por conseguinte, é perfeitamente legítimo admitir a hipótese de que DEUS EXISTE!
Deus “pode ser definido” (claro que estamos aqui limitados pela nossa linguagem) como sendo:
A “causa” sem causa de todas as causas!
DEUS EXISTE – é o axioma fundamental de toda a Bíblia! Importa referir que a Bíblia NUNCA tenta provar que Deus existe; pelo contrário, ela AFIRMA que Deus existe! É assim que a Bíblia começa: “No princípio… DEUS…” (Génesis 1:1).

2º CONCEITO (VERDADE): O QUE OU QUEM EXISTE, REVELA-SE.
É simplesmente impossível alguma coisa ou alguém existir e não manifestar ou evidenciar – de forma mais ou menos direta, mais ou menos velada – sinais da sua existência! Desafio qualquer um de vós a tentar encontrar um único exemplo que prove o contrário! Podemos não estar despertos para os sinais e/ou evidências que atestam da existência de algo ou alguém, mas que eles existem, existem!

3º CONCEITO (VERDADE): PORQUE DEUS EXISTE, A SUA EXISTÊNCIA REVELA-SE.
A convicção de que DEUS EXISTE baseia-se sobretudo nas EVIDÊNCIAS que REVELAM a Sua existência! E essas evidências são muito numerosas, como iremos ver ao longo deste Seminário.
Mas, comecemos já por referir as EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS na própria natureza. A Bíblia afirma o seguinte (nossos negritos):
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Salmos 19:1);
“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.” (Romanos 1:20).

4º CONCEITO (VERDADE): DEUS REVELA-SE DE MUITAS FORMAS, MAS SOBRETUDO ATRAVÉS DA SUA COMUNICAÇÃO COM AGENTES HUMANOS POR ELE ESCOLHIDOS (DESIGNADOS POR PROFETAS).
Essas comunicações entre Deus e os homens ficaram registadas nas páginas dos 66 livros que compõem a BÍBLIA, Livro que é igualmente conhecido pelos termos de “Bíblia Sagrada” ou “Santas Escrituras”.
Afirma a Bíblia:
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, …” (Hebreus 1:1);
“...sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20-21);
Assim sendo, pode-se afirmar, como o fez um dos autores da Bíblia (Paulo) que:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16).

5º CONCEITO (VERDADE): A REVELAÇÃO SUPREMA DE DEUS MANIFESTOU-SE NA PESSOA DIVINO-HUMANA DE JESUS CRISTO.
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho [Jesus Cristo], a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1:1-3);
Disse Jesus:
“E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.” (João 12:45);
“Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9).

6º CONCEITO (VERDADE): TANTO A NATUREZA COMO A REVELAÇÃO ESCRITA TESTIFICAM DO AMOR DE DEUS.
Que dizer das coisas maravilhosas e belas da natureza, assim como das suas maravilhosas adaptações às necessidades e felicidade, não só dos seres humanos, mas também de todas as criaturas vivas? A luz solar e a chuva, que alegram e refrescam a terra, os montes, os mares e as planícies, tudo nos fala do amor do Deus Criador.
É Deus quem supre as necessidades diárias de todas as Suas criaturas. Isto está bem expresso nas belas palavras de um autor bíblico (o salmista David):
“Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. Abres a mão e satisfazes de benevolência a todo o vivente.” (Salmos 145:15-16).
Na natureza existem mensagens de esperança e conforto. Há flores sobre os cardos, e os espinhos são cobertos com rosas.
DEUS É AMOR – está escrito sobre cada rebento que desabrocha, sobre cada haste de erva que cresce. Os amorosos passarinhos, enchendo os ares de música com os seus alegres cantos; as delicadas flores, de cores variadas, que, na sua perfeição, perfumam o ar; as altas árvores da floresta com a sua rica folhagem de verde vivo – todos testificam do cuidado solícito, paternal do nosso Deus e do Seu desejo de fazer os Seus filhos felizes.

7º CONCEITO (VERDADE): O AMOR DE DEUS ATINGIU O SEU CLÍMAX NA MORTE DE JESUS CRISTO PARA RESGATE DE TODOS AQUELES QUE NELE CREEM.
Diz o texto bíblico mais conhecido de todos os cristãos:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).
O desenvolvimento deste último axioma vai ser o TEMA CENTRAL das nossas conferências ao longo desta semana.

A HISTÓRIA DAS ORIGENS CONTADA PELO PRÓPRIO DEUS
A Bíblia, como revelação de Deus à Humanidade, REVELA que:
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Génesis 1:27, 31).
“E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; (…) E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Génesis 2:8, 9, 15).
Porque o homem foi criado “à imagem de Deus” (Génesis 1:27) e “porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Levítico 19:2), então podemos concluir que:
1º) Deus criou o ser humano (homem e mulher) perfeitamente santo e feliz. Era originalmente dotado de faculdades nobres e de uma mente bem equilibrada. Ele era perfeito no seu ser e estava em harmonia com Deus. Os seus pensamentos eram puros e as suas aspirações santas.
2º) A Terra, perfeitamente bela na sua origem, não apresentava igualmente vestígio algum de decadência ou sombra de maldição.
A Bíblia REVELA igualmente a existência de um GRANDE CONFLITO entre o Bem e o mal, entre o Autor do Bem – Deus – e o autor do mal – “o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás” (Apocalipse 12:9).
Foi esse grande inimigo de Deus – que foi igualmente criado por Deus como um ser perfeito (diz a Bíblia: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” - Ezequiel 28:15) – que, depois de estar firmemente alicerçado na sua rebelião contra Deus, induziu os pais da raça humana (conhecidos pelos nomes de Adão e Eva) a desobedecerem a Deus!
Foi a desobediência a Deus e à Sua Lei – Lei essa que é um reflexo do Seu caráter de Amor – que acarretou e continua a acarretar a dor e a morte no nosso planeta!
Pela desobediência a Deus, as faculdades de Adão e Eva foram pervertidas e o egoísmo tomou o lugar que o amor tinha até ali assumido. A sua natureza tornou-se tão fraca pela transgressão que lhe era impossível, com a sua própria força, resistir ao poder do mal. Tornou-se refém de satanás, e assim teria permanecido para sempre, se Deus não Se tivesse especialmente interposto.
Antes de terem pecado, Adão e Eva mantinham uma feliz comunhão, face a face, com o seu Criador. Mas, depois de terem desobedecido, já não podiam encontrar alegria na presença de Deus e da Sua Santidade e, por isso, pensaram em fugir para se esconderem da presença de Deus. E, se bem o pensaram, bem o fizeram! A Bíblia conta essa patética fuga de Adão e Eva em termos bem simples, mas cheios de significado:
“E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” (Génesis 3:9-10).
Esta fuga de Deus, tão comum em toda a história da humanidade, é uma REALIDADE igualmente na nossa época! Há várias formas de fugir de Deus – através: da negação da Sua existência;
do afastamento de pessoas que têm fé em Deus e procuram viver segundo os Seus princípios;
de um ativismo tão louco e desenfreado que faz esquecer que Deus existe – “não tenho tempo para pensar nessas coisas”.
A razão de fundo É SEMPRE A MESMA: fugir à responsabilidade de RECONHECER E ADMITIR as suas próprias faltas! Adão e Eva sabiam que tinham desobedecido a Deus – por isso fugiram da Sua presença, porque tiveram vergonha em ASSUMIR que tinham errado!
E quando foram finalmente confrontados por Deus, Adão desculpou-se da sua desobediência, atribuindo a falta, não a ele mesmo, mas à sua mulher e, indiretamente, ao próprio Deus: “Então, disse o homem: A mulher que [Tu] me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Eva não fez melhor do que Adão, pois em vez de assumir a sua culpa, desculpou-se, tal como o seu marido tinha feito: “Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Génesis 3:12, 13; negritos acrescentados).
Esta tendência natural de se encontrar sempre uma desculpa para as nossas falhas e erros e/ou em atribuir a culpa sobre terceiros (o nosso próximo, Deus ou o diabo), é uma tendência que atravessa longitudinalmente toda a História humana e todos os indivíduos – uma fortíssima evidência de que somos efetivamente descendentes de Adão e Eva, porque todos herdámos este “fútil procedimento que vossos pais vos legaram” (1 Pedro 1:18).

O GRANDE AMOR DE DEUS À PROCURA DO SER HUMANO
Realcemos a GRANDE VERDADE de que, após a desobediência dos nossos primeiros pais, a iniciativa para um contacto não partiu deles, mas de Deus!
O homem, pela sua transgressão, fica alienado de Deus e não O busca, porque não sente nisso nenhum prazer! Eis como a Bíblia descreve esse estado de coisas, na humanidade pecadora:
“Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Salmos 14:2-3);
“Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.” (Eclesiastes 7:20);
“...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Romanos 3:23).
Quando alguém sente no seu coração algum desejo de se aproximar de Deus, pode então ter UMA CERTEZA – isso acontece porque Deus se aproximou dele primeiro!
Senão vejamos:
Foi Deus que se aproximou do casal culpado no jardim do Éden e não eles de Deus. “E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (Génesis 3:9);
Foi Deus que, na Pessoa de Jesus Cristo veio a este mundo “buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10) e não os seres humanos que partiram à procura de Deus;
É Deus que, através do Seu Espírito Santo, vem, ainda hoje, à procura de homens e mulheres em cujo coração Ele sabe que se há de despertar uma “corda” sensível:
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19);
“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto” (João 15:16).

APELO FINAL:
Querido amigo, querida amiga: já tinha alguma vez pensado nesta GRANDE VERDADE: a verdade de que, se existe algum desejo na sua mente ou no seu coração de se relacionar com Deus e de O conhecer melhor, então isso acontece porque Deus o está a buscar a si? Não pense mais que é você que está a buscar a Deus pela sua própria iniciativa! Você pode estar sinceramente à procura de Deus, certo, não duvido disso! MAS, isso acontece porque é Ele que tomou a iniciativa de o procurar a si, porque o ama intensamente, com um Amor mais forte do que a própria morte (por isso Ele morreu por si e por mim, numa cruz, no monte Calvário, há mais de 2000 anos atrás). Não acha poderosa esta Verdade: Deus AMA-O/A e está INTERESSADO EM SI?! Que sublime pensamento! O Grande Deus do Universo, o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, procurando-o a si pessoalmente! Você é uma pessoa muito especial e amada! Não quer hoje, finalmente, abrir o seu coração de par em par e aceitar o convite maravilhoso que Cristo lhe quer dirigir para que seja totalmente d’Ele?