17 de abril de 2010

A RENOVAÇÃO DA ALMA

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Toda a Palavra de Deus e em particular as epístolas do Apostolo São Paulo, apresentam-se como um apelo revestido da mais profunda veemência a todo o cristão, a viver a vida da fé!

Este apelo foi dirigido aos crentes contemporâneos dos Apóstolos, mas ele não perdeu a sua intensidade nestes últimos tempos, bem pelo contrario, deve ecoar nas nossas vidas com mais vigor ainda.

O versículo que nos serve de reflexão, é a suplica do servo de Deus, a que deixemos que o Senhor reine nas nossas vidas, ou seja, no nosso ser completo: corpo, alma e espirito.

A verdade porem, é que segundo o apóstolo Paulo o que deve ser “renovado” é o nosso “entendimento”. O entendimento é a sede das nossas decisões, dos nossos pensamentos, da nossas emoções, é a parte volitiva do ser, a alma.

Há por ventura, alguém que não tenha declarado, ao menos uma vez na vida! “Amo-te de toda a minha alma”. Querendo com isto dizer, com toda as energias da vontade; o querer, a determinação, com a inteligência; a faculdade de conhecer e compreender e com os sentimentos; sensibilidade, afectos, numa só palavra: a alma.

O Espirito Santo, quer agir no nosso entendimento para o renovar. A palavra renovar em grego é “metamorfose”. Que é apresentada em São Mateus 17:2 para a transfiguração de Jesus, leiamos: “E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.” E em 2° de Corintios 3:18, o Apostolo aplica esta mesma palavra “metamorfose” ao crente: “Mas todos nós, com cara descoberta, reflectindo como um espelho a gloria do Senhor, somos transformados de gloria em gloria na mesma imagem, como pelo Espirito do Senhor.”

Há uma diferença fundamental entre copiar, ou imitar e ser transformado, passar pela metamorfose. A imitação é parecer-se com alguém que admiramos, adquirimos os mesmos hábitos: vestir, andar, comer, enfim os mesmos gestos.

A transformação é uma renovação, isto toca o nosso ser interior, o nosso intimo, é motivada pelo amor. O amor que Jesus nos tem. Voltamos ao entendimento e como dizíamos é: vontade, a inteligência e os sentimentos. É justamente nestas partes vitais que o Espirito do Senhor quer entrar afim de corrigir o que Satanás alterou e orientar-nos na direcção certa, a direcção do céu.

Isto não significa que o Espirito Santo queira anular a nossa vontade, a nossa inteligência e muito menos os nossos sentimentos, o que Ele deseja é refina-los, purifica-los de toda a poeira e sujidade do pecado, limpar-nos dos complexos e dos medos, para que enfim entremos em sintonia com Deus, Ele é o que protege a nossa vida.

Estar em sintonia com Deus, é ter a Palavra de Deus como companheira e referência de vida, tal como diz o salmista:
“ A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Salmo 19:7.