20 de abril de 2010

A PAZ É UM ESTADO PROGRESSIVO

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27.

“A verdadeira paz é uma bênção do Evangelho, e somente do Evangelho.” Thomas Guthrie.

Recordo quando conheci Jesus e O aceitei como meu Salvador e Senhor. Esse tempo era para mim de intranquilidade e insegurança. Estes sentimentos impediam que tivesse a paz mental, emocional e até a paz do espírito.

Hoje dou graças a Deus porque evoluí, cresci espiritualmente e sei que posso confiar todos os meus problemas no Amigo Jesus e n’Ele repousar. Tenho no entanto que fazer uma confissão, que é ao mesmo tempo uma profunda convicção, e esta é: a paz conquista-se progressivamente.

Não foi porque os Israelitas atravessaram o rio Jordão que obtiveram de imediato toda a terra prometida. Também não é porque uma pessoa aceita Jesus como seu Salvador pessoal que alcança de uma só vez um estado de paz e alegria interior, mas vai obtendo estas bênçãos de forma progressiva, à medida que percorre o caminho ao lado de Jesus.

Caminhar com Jesus significa essencialmente confessarmos-Lhe tudo o que nos vai na alma. É verdade que Ele nos conhece e sabe bem o que se passa connosco, mas quando falamos com Ele abertamente estamos em primeiro lugar a tornarmo-nos conscientes daquilo que pode impedir de sermos possuídos pela paz. Vejamos os seguintes casos:

Porque Caim não confessou a inveja que sentia por Abel, seu irmão, não soube controlar os seus sentimentos e tornou-se o primeiro assassino.

Como Esaú era negligente e indiferente aos assuntos espirituais, que devem ocupar o primeiro lugar na vida de qualquer pessoa que deseje ter uma vida de equilíbrio interior, perdeu a bênção da progenitura, bênção que lhe conferia ser o patriarca ou príncipe do seu povo.

O orgulho de Saul levou-o a perder o reino de Israel.

A imoralidade de David levou-o a tornar-se um assassino, ao desgosto de perder um filho, e a perder o privilégio de construir a casa de Deus.

A paixão de Salomão por mulheres pagãs, tornou-o num idólatra das divindades pagãs.

O amor de Judas pelo dinheiro induziu-o a vender o Senhor e como consequência a suicidar-se.

Frequentemente o que nos impede de entrar na paz de Deus é o estarmos agarrados a problemas que ainda não depositámos nas mãos de Deus. Aceite o seguinte pensamento:

“Sempre que o homem reconhece e confessa ter pecado, ele livra-se do próprio pecado, como uma serpente se livra da sua velha pele.” Pensamento hindu.