29 de abril de 2010

A PALAVRA VIVIFICANTE E REGENERADORA

“O que o pasto é para o animal, o lar para o homem, o ninho para o passarinho, os penhascos para os répteis, a água para os peixes, a Escritura Sagrada é para a alma dos crentes.” Martinho Lutero.
Por esta razão Pedro disse: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” João 6:68.
1. Qual é a natureza da Palavra de Deus?
R.: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12.
Nota: A palavra a que se faz referência (lógos, ver João 1:1). Esta “palavra” é a que foi anunciada tanto ao antigo Israel como aos cristãos, foi e é ouvida por ambos (Heb. 4:2), especialmente no que diz respeito ao convite para entrar para o “repouso” de Deus. Como é claro no verso 2, esta “palavra” é equivalente à mensagem da “boa nova”; e em sentido mais geral, a “palavra” do verso 12 pode entender-se que inclui todos os escritos do Canon Sagrado, pois toda a Bíblia é a “Palavra” de Deus e apresenta a “boa nova” de Jesus Cristo.
Ela é “viva”, porque é necessária uma força viva e activa para criar no homem um coração novo e renovar um espírito recto no seu interior. Ela é ainda “eficaz” (energes), “efectiva”, “activa”, “poderosa” (cf.com 1ª Cor. 12:6). A Palavra de Deus tem poder para transformar pecadores em santos.
2. Que declarou Cristo serem as Suas palavras?
R.: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”
3. Jesus também disse: “E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou.” João 12:50.
Nota: o homem que tem fome de Deus, como dizia Lutero, procura a” Escritura Sagrada” porque ela é pão “maná” para o crente.
4. Que palavras disse Jeremias a este respeito?
“Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos.” Jeremias 15:16.
Nota: o profeta Jeremias exprime aqui a sua vocação como porta-voz de Deus. Relata a sua admirável experiencia de desfrutar da comunhão com o Senhor. As Palavra que Deus lhe transmitia, tornavam-se em gozo e alegria no seu coração. Eram palavras mais “doces do que o mel” (cf. Salmo 19:10). Compare-se com o caso de Ezequiel 3:1,3.
5. Que nome é aplicado a Jesus, como sendo a revelação do pensamento de Deus na carne?
R.: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1. “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Apocalipse 19:13.
6. Que estava no Verbo?
R.: “N´Ele estava a vida; e a vida era a luz dos homens.” João 1:4.
7. Como era Jesus chamado também?
R.: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida.” 1ª João 1:1.
8. Ao designar a Pedro o seu trabalho que instrução lhe deu Jesus?
R.: “Jesus disse-lhe: Apascenta (alimenta) as Minhas ovelhas.” João 21:17.
9. Que recomendação apostólica indica o modo em que esta ordem deve ser obedecida?
R.: “Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.”
10. Como somos instruídos a orar tanto pelo alimento físico como pelo espiritual?
R.: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.” Mateus 6:11.
Nota: Quando “o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós,” o pensamento de Deus foi revelado na carne humana. Quando os homens santos de Deus “falaram inspirados pelo Espírito Santo,” o pensamento de Deus foi revelado em linguagem humana. A união do divino e do humano na manifestação do pensamento de Deus na carne é chamada “o mistério da piedade;” e há o mesmo mistério na união do pensamento divino à linguagem humana. As duas revelações de Deus, na carne e na linguagem humanas, são ambas chamadas a Palavra de Deus, e ambas são a Palavra da Vida. Aquele que deixa de encontrar a Cristo desta maneira nas Escrituras não se poderá alimentar da Palavra vivificante.
Deus o/a abençoe em Jesus. Amem.