14 de março de 2010

QUANDO FOI QUE DEUS CRIOU O DESCANSO

O descanso é parte do círculo de vida de Deus. Não fomos criados para trabalhar sem parar. Nosso corpo funciona muito melhor quando temos a oportunidade de descansar. Mas o descanso não é só para nosso corpo. Você já se deitou e tentou dormir com alguma preocupação o incomodando? Se você se preocupa com freqüência, o sono não vem e você não descansa. Na lição de hoje, descobriremos como experimentar o descanso total, tanto para nossa mente como para nosso corpo.

1. Como Deus ilustrou a importância do descanso na criação? O que Ele mesmo fez? Leia o texto abaixo e escreva sua resposta no espaço em branco.
“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito”(Gn 2:2).

Na criação, Deus revelou a importância do descanso ao _________________________.

no sétimo dia de toda Sua ____________________________.

2. Era o propósito de Deus que o descanso do sábado fosse apenas para Ele? Leia o texto abaixo e circule duas palavras que indicam o propósito de Deus para Seu povo no sábado.
“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”(Gn 2:3).

Era propósito de Deus que todos os seres criados recebessem força espiritual, mental e física a cada sábado. Ele santificou esse dia e o separou, abençoando-o de modo especial. Assim como Deus “ficou restaurado” quando descansou no sábado (Ex 31:17), há uma restauração especial para cada um de nós nesse dia.

3. Que duas descrições do sábado foram dadas por Moisés? Leia o texto abaixo e preencha o espaço em branco.
“Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas” (Lv 23:3)

O sábado é dia de _______________________ .

Note a relação entre santa convocação e descanso.

Cada sábado, ao adorarmos o Criador do universo, buscamos Seu amor e cuidado. Honramos Aquele que nos criou e encontramos completo descanso n´Ele.

4. Qual é a origem da força física, mental e espiritual? Quem é a sua fonte? Leia os versos abaixo e preencha os espaços em branco.
“Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes” (Is 30:15).
“Descansa no Senhor e espera nEle” (Sl 37:7).

Encontramos força quando _________________e ____________________no Senhor.

O sábado nos leva a encontrar descanso nAquele que nos fez. Ele nos convida a voltar às nossas raízes. Cada sábado é uma oportunidade de encontrarmos o real centro da vida em nosso Criador.

5. O quarto mandamento recomenda: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Ex 20:8). Em sua opinião, por que Deus estabeleceu esse mandamento? Leia o texto abaixo e responda.
“Porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”(Ex 20:11).

Deus deu o mandamento do sábado para ___________________________________.

6. Por que muitos do povo de Deus, no Antigo Testamento, nunca experimentaram o “verdadeiro descanso” de Deus? Leia o texto abaixo e escreva sua resposta.
“Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade” (Hb 3:19)

É necessário ter fé em Jesus como nosso Criador e Redentor, para realmente guardarmos o sábado. Assim como descansamos na criação completa, descansamos na redenção completa. Descansamos, também, por antecipação da nova criação que acontecerá com a segunda vinda de Jesus.

7. Como o livro de Hebreus descreve o convite de Deus a cada um de nós? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das Suas” (Hb 4:9, 10).
Deus nos convida a _____________________________________n´Ele.