14 de março de 2010

O DIA EM QUE OS ANJOS CANTARAM

Há dias em que os anjos cantam, enquanto todo o Céu se regozija. Quando Cristo nasceu, as hostes celestes louvaram a Deus e cantaram: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na Terra entre os homens, a quem Ele quer bem” (Lc 2:14). O que foi que tocou tanto o coração dos anjos? Por que os anjos cantaram ao Jesus nascer? Na lição de hoje, descobriremos as respostas para essas perguntas e aprenderemos por que o nascimento daquele Bebê, na manjedoura de Belém, é ainda motivo de alegria para nós.

1. O que disse o anjo a José sobre o bebê de sua esposa Maria? Leia o texto abaixo e responda no espaço em branco.
“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles”(Mt 1:21).

O propósito de Jesus, com Sua vida, morte e ressurreição era__________________________________.

Os anjos cantaram porque o Salvador do mundo havia nascido. Eles cantaram porque o pecado, finalmente, seria derrotado.

2. Circule o nome específico que o anjo instruiu Maria e José a colocar em seu filho. Leia o texto abaixo e preencha o espaço em branco.
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”. (Mt 1:23).

Emanuel significa _________________________________.

3. Leia o texto abaixo e escreva uma lista dos diferentes nomes que o profeta Isaías usou para Jesus.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6).

a. _____________________________________.


4. Escolha um, dos nomes acima e diga, em suas palavras, por que esse nome é tão precioso para você.
_____________________________________.

5. Após a conversa de Jesus com uma mulher junto ao poço de Jacó, quando os samaritanos ouviram as palavras de Jesus, quem declararam ser Ele? Leia o texto e preencha os espaços em branco.
“E disseram à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos, mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4:42).

Os samaritanos chamaram Jesus de o_____________________ do ______________________.


6. Como Jesus Se identificou quando foi tentado por Satanás no deserto? Leia o texto e preencha os espaços em branco.
“Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mt 4:7).

Jesus usou o título de ___________________________________.

Cristo, uma criança nascida de uma virgem, tanto é Salvador como Senhor. Ele enfrentou a tentação de Satanás e venceu-a em nosso favor.

Ele revelou o amorável caráter de Seu Pai para todo o Universo. Sua morte na cruz providenciou o resgate do Céu para o cativeiro do pecado. Jesus é nosso Salvador e também nosso Senhor. O Cristo vivo habita em nosso coração por meio do Espírito Santo. Ele nos dá poder sobre o enganador.


7. Como o apóstolo Paulo descreve a missão de Cristo? Que duas coisas o Salvador fará por nós? Leia o texto e preencha os espaços em branco.
“... Nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para Si mesmo, um povo exclusivamente Seu” (Tt 2:13, 14).

Jesus irá:

a. _______________________________________.

b. _______________________________________.

A graça de Deus, que se torna visível a todos, traz salvação aos que a aceitarem (veja Tt 2:11). Jesus, nosso Salvador e Senhor, nos livra da penalidade e do poder do pecado.

Que Salvador maravilhoso é Jesus! Ele nos salva tanto da condenação do pecado como do seu controle. Em Jesus encontramos libertação total e completa.